A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), realiza entre os dias 24 e 28 de agosto, cinco Oficinas de Mobilidade Urbana para ouvir a população e reunir contribuições para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do município. Os encontros serão realizados sempre às 18h30 e contemplarão as regiões Norte, Leste, Sul, Oeste e Centro.
A participação dos moradores é considerada fundamental para que o planejamento seja construído a partir da realidade vivenciada diariamente pela população. Durante as oficinas, os participantes poderão apontar problemas, necessidades e sugestões relacionados ao trânsito, transporte coletivo, deslocamentos, acessibilidade, segurança viária, circulação de pedestres e condições das calçadas.
“A participação da população nessas oficinas é fundamental porque estamos planejando a mobilidade de Rondonópolis para os próximos anos e esse planejamento precisa ser construído ouvindo as pessoas. Então, é escutando a população que vive em Rondonópolis todos os dias que vamos conhecer as dificuldades, as necessidades e também as sugestões da população para melhorar o trânsito, o transporte, a acessibilidade, a segurança viária e os deslocamentos em nossa cidade”, destacou Thales Tatí.
O cronograma foi organizado para contemplar diferentes regiões da cidade. A primeira oficina será realizada na segunda-feira (24), na Associação de Moradores da Vila Operária (AMDVOP), na região Norte. Na terça-feira (25), o encontro acontece na Escola Estadual Profa. Elizabeth de Freitas Magalhães, atendendo a região Leste. Na quarta-feira (26), a população da região Sul poderá participar na EMEB Aparecida de Souza Vetorasso. Já na quinta-feira (27), a oficina será realizada na União das Associações de Moradores dos Bairros da Região Salmen (Unisal), contemplando a região Oeste. Encerrando a programação, na sexta-feira (28), será a vez da região Centro, na Associação de Moradores Coophalis.
As informações levantadas durante as oficinas será integrado a outros dados que já foram coletados por meio de questionário disponibilizado de forma online para formar um diagnóstico amplo da mobilidade urbana de Rondonópolis. Entre as ações já realizadas estão contagens de tráfego no município.
Também está prevista uma pesquisa embarcada no transporte coletivo, que deverá contribuir para identificar os deslocamentos realizados pela população, como os locais de embarque e desembarque e os pontos de origem e destino dos usuários. Esses dados vão compor o diagnóstico que servirá de base para a definição das diretrizes e propostas do Plano de Mobilidade Urbana. Ao final do processo, as diretrizes deverão subsidiar a elaboração de uma legislação específica para a mobilidade de Rondonópolis.
Confira o cronograma:
Região Norte – 24 de agosto
AMDVOP – Associação de Moradores da Vila Operária
Rua Benjamim Duarte, nº 1109, Vila Operária
Região Leste – 25 de agosto
Escola Estadual Profa. Elizabeth de Freitas Magalhães
Rua Carlos Pereira Barbosa, nº 68, Jardim Atlântico
Região Sul – 26 de agosto
EMEB Aparecida de Souza Vetorasso
Rua Dez de Dezembro, nº 499, Verde Teto
Região Oeste – 27 de agosto
União das Associações de Moradores dos Bairros da Região Salmen (Unisal)
Rua Juriti, nº 131-261, Parque Residencial Universitário
Região Centro – 28 de agosto
Associação de Moradores Coophalis
Av. Sete Copas, Coophalis


