Lucas do Rio Verde
Gestores e técnicos visitam usina de compostagem em Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde
Nesta quinta-feira (17), gestores, servidores e equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, realizaram uma visita na usina de compostagem CRC Orgânico, em Lucas do Rio Verde.
O intuito foi de avaliar as soluções de compostagem da matéria orgânica, já realizadas pela empresa, que podem ser implantados no projeto da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com o objetivo de realizar a compostagem do lodo gerado no processo operacional.
“O processo de compostagem gera um biossólido propício ao plantio na agricultura, um adubo orgânico rico em macro e micronutrientes, onde poderá ser destinado ao plantio em áreas degradadas, cortinas verdes em volta das ETEs. Dessa forma a autarquia não gerará passivos ambientais e a estação de tratamento se tornará sustentável, dando continuidade à preservação do meio ambiente”, declara Cassio Rayol, técnico químico do Saae.
Atualmente, a ETE Norte gera o volume de seis metros cúbicos de lodo de esgoto diariamente, com 30% de teor de sólidos. Na prática, o lodo que sai do adensador tem em torno de 98% de umidade e 2% de sólidos, sendo que depois que ele é desidratado nos leitos de secagem, mantêm um teor de sólidos maior em relação a umidade que anteriormente se tinha.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, a implantação de uma central de compostagem de resíduos orgânicos em Lucas do Rio Verde beneficiará o município. “A ideia é aproveitar o material orgânico para a produção de composto que poderá ser utilizado na agricultura para baratear os custos de produção, dando uma destinação aos resíduos que são abundantes e contribuir para que o município atenda ainda mais o plano de sustentabilidade”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT
Lucas do Rio Verde
Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou nesta segunda-feira (06), dois novos editais de convocação de aprovados, nos Processos Seletivos Emergenciais n. 001/2026 e 002/2026.
No total, estão sendo convocados 26 candidatos, sendo 25 aprovados no 001/2026 (Edital de Convocação n. 76/2026) e um no 002/2026 (Edital de Convocação n. 77/2026).
São ajudantes administrativos, bioquímico, técnicos em enfermagem, enfermeiros, fisioterapeuta, médicos 30 h, motoristas de ambulância e um médico 40h.
Estes são o quinto e terceiro editais de convocação. Os profissionais têm até quarta-feira (08/04) para encaminharem os documentos, sob pena de serem eliminados dos processos de seleção.
Todas as informações necessárias estão nos editais. O contrato tem prazo de duração de seis meses, podendo ser prorrogado para o mesmo período ou rescindido a qualquer momento.
5º Edital de Convocação n. 76/2026, clique aqui!
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop: passeio ciclístico Ciclo Festeja será realizado nesta segunda-feira (7)


