Preservando valores culturais
Preservando valores culturais Diamante Club é recuperado com emenda do Senador Jayme Campos
MATO GROSSO
O senador Jayme Campos prestigiou um momento histórico em Poxoréu, a reinauguração do Diamante Clube Sociedade Recreativa, símbolo de um período áureo da vida social e econômica do município, um resgate da história viva de uma época importante devido a extração de diamantes, que perpetuou por décadas.
As obras só foram possíveis graças aos esforços de moradores ilustres, empresários, através de leilões, rifas, doações, entretanto a conclusão só se deu em definitivo devido uma emenda de meio milhão de reais destinada pelo senador Jayme Campos – “tinha convicção de que esses recursos seriam bem empregados, como foram oportunizando um espaço digno para que as crianças, jovens, adolescentes e a população em geral, possam ocupá-lo da maneira mais útil e produtiva possível”.

Jayme Campos recebeu um pedido da Professora Raimunda Cardoso, (Mundica), avalizada pelo deputado Júlio Campos e, essa iniciativa motivou a comissão a dialogar com o senador para discutir a operacionalização do envio da emenda. Conseguiram a emenda de um valor muito maior que a expectativa da comissão, destinada a atender uma demanda cultural e histórica.
O pedido foi endossado pelo IHG Instituto Histórico e Geográfico de Poxoréu que tem como seu patrono, o Marechal Candido Mariano da Silva Rondon e, é o responsável, o órgão curador do Diamante Clube.
O protocolo exigia que a emenda fosse enviada a Prefeitura Municipal e, assim foi feito, posteriormente repassada ao Instituto Histórico e Geográfico do município.
Poxoréu teve uma importância muito grande nas décadas de 20, 30, 40 e até mesmo 50, pelo apogeu da sua economia devido a extração de diamantes, considerados um dos melhores e mais
valiosos do país, como também motivada por uma disputa territorial com o Estado de Goiás que reivindicava parte da região das águas que banham o Araguaia.
Poxoréu, que na etimologia bororo significa rio de águas escuras, resgatou o compromisso de uma vida com a inauguração da reforma, ampliação e revitalização do Diamante Clube. Apesar de estar próxima de completar 85 anos de existência, já que foi elevada a condição de município em 26 de outubro de 1938, a história de Poxoréu antecede essa época. Primeiro por causa da disputa territorial entre Mato Grosso e Goiás, depois, por causa do ciclo garimpeiro quando foram encontradas as primeiras gemas diamantíferas.
“Jayme Campos se sentiu honrado e feliz em poder ajudar na perpetuação de uma entidade como o Diamante Clube através do Instituto Histórico e Geográfico de uma cidade como Poxoréu”. Na sua concepção, “‘a cultura de um povo é o seu maior patrimônio, preservá-la é manter viva a história, perpetuar valores e permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato”, disse Jayme Campos, citando Nildo Laje, jornalista e professor.
Acompanhado pelo prefeito Nelson Antônio Paim, pelos deputados estaduais, Júlio Campos e Thiago Silva, pelo farmacêutico e médico, Jerolino Lopes Aquino que atua em Cuiabá, mas é natural de Poxoréu, Antônio Nival e Gaudêncio Amorim, gestores do IHG, de outras autoridades locais e personagens ligadas a cultura e história de Poxoréu.
Jayme Campos sinalizou que todo o esforço de seu mandato está voltado para atender as demandas das cidades e de sua população – “Volto a frisar que obras são fundamentais para consolidar a economia das cidades, dos Estados e do próprio Brasil, pois geram empregos e renda, mas não podemos deixar de lado questões culturais, históricas, geográficas que consolidaram o crescimento de Mato Grosso e de suas cidades, tanto que hoje a economia de Poxoréu que foi a principal produtora de diamantes em nosso Estado, está voltada ao agronegócio e a criação de animais”. O senador, municipalista por excelência, afirmou que se necessário vai ajudar ainda mais, “não só Poxoréu, mas todas as 141 cidades de nosso Estado”.
Jayme Campos reforçou que “a cultura é a identificação de um povo dentro da história que deve ser preservada através da transmissão de conhecimento e, uma boa educação traz em seu bojo a preservação deste propósito” diz o escritor Valdeci Nogueira que vai além e deixa claro em suas palavras que o desenvolvimento, a riqueza não tem valor sem cultura, sem educação.
O prefeito Nelson Antônio Paim afirmou ser fundamental a sensibilidade do senador Jayme Campos, diante de tantas demandas e pedidos dos 141 municípios de Mato Grosso em prontamente apresentar uma emenda que permitisse resgatar o Diamante Clube que funcionará a partir de agora para eventos de todo tipo e natureza, voltados para o bem de Poxoréu e de sua gente – “é sempre bom as pessoas compreenderem que os investimentos públicos têm que ser aliados a vontade da maioria das pessoas e pelo bem comum”.
Os deputados Júlio Campos e Thiago Silva, ressaltaram a sensibilidade do senador Jayme Campos em compreender os anseios da população de Poxoréu, pois as vezes um investimento em Cultura
pode parecer menos importante que os destinados para outras áreas, mas sem cultura e sem história um povo não consegue compreender o que todas as gerações passadas tiveram que sobrepor para chegar até onde chegaram.
“Atender uma demanda popular, seja ela de que setor for, tem seu peso e sua importância e quando podemos trabalhar em conjunto com um senador dedicado como Jayme Campos fica mais fácil caminharmos em busca e uma solução”, frisaram Júlio Campos e Thiago Silva.
Fonte: Política Nacional
MATO GROSSO
Wilson Santos propõe túnel para travessia segura de capivaras entre Parque das Águas e ALMT
Já se tornou comum deparar com grupos de capivaras nos gramados e chafariz da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Os registros frequentemente chamam a atenção de servidores, visitantes e parlamentares, além de renderem imagens curiosas compartilhadas nas redes sociais. Essa presença inspirou o deputado estadual Wilson Santos (PSD) a propor o Projeto de Resolução nº 428/2024 que prevê a criação de passagens subterrâneas (ecodutos) destinadas à travessia segura de pequenos animais entre o Parque das Águas e a Casa de Leis.
O projeto foi apresentado em 2024 e aprovado em primeira votação no último dia 19 de maio. Ele agora cumpre pauta de cinco sessões para voltar à apreciação do plenário.
Conforme o parlamentar, a medida vai além da proteção animal e, também, representa um investimento em segurança viária. “Com a aplicação da passagem subterrânea, além da proteção dos animais, especialmente das capivaras, serão evitados diversos acidentes provocados quando motoristas precisam desviar dos animais durante a travessia. Precisamos adotar medidas concretas para preservar a vida animal e oferecer mais segurança à população”, destacou.
Um dos momentos que mais despertou atenção da população foi quando um grupo de capivaras foi flagrado no chafariz da ALMT como uma verdadeira “piscina”. Enquanto algumas se refrescavam na água, outras aproveitavam a grama do local para se alimentar. A cena reforçou a necessidade de medidas que garantam a convivência harmoniosa entre o ambiente urbano e a fauna silvestre.
Projeto –A passagem subterrânea deverá ser construída sob a camada asfáltica que separa o Parque das Águas da Assembleia Legislativa, permitindo que os animais realizem a travessia sem precisar cruzar a pista de veículos. A estrutura poderá ser executada em concreto armado, material cerâmico ou outro elemento que apresente resistência e segurança adequadas.
Wilson ressalta ainda que a iniciativa atende a uma preocupação crescente com a preservação ambiental em áreas urbanizadas. Para ele, a instalação das passagens subterrâneas representa uma solução prática e sustentável para reduzir a mortalidade da fauna local e fortalecer a consciência de proteção ao meio ambiente.
Caso aprovada, a proposta poderá transformar a região em uma referência de convivência entre desenvolvimento urbano, mobilidade e preservação da biodiversidade, garantindo que as capivaras tenham uma rota segura para circular entre os dois espaços.
-
MATO GROSSO2 dias atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
Poxoréu19 horas atrásPais denunciam alimentação precária e falta de colchões em creche municipal de Poxoréu
-
CUIABÁ5 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA23 horas atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
POLÍCIA17 horas atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão carregado de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar prende homem com revólver e seis tabletes de cocaína e pasta base


