CUIABÁ

MATO GROSSO

Investigação de crimes cibernéticos será tema de simpósio no MPMT

Publicados

MATO GROSSO

O Centro de Apoio Operacional (CAO) de Combate a Crimes e Ilícitos Cibernéticos e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) promovem, nos dias 14 e 15 de agosto, o simpósio “Investigação eficiente de crimes cibernéticos – caminhos adequados”. O evento é fechado, destinado a membros do MPMT, integrantes do Poder Judiciário, da Polícia Judiciária Civil, da Polícia Federal, do Ministério Público Federal, entre outros convidados. 

Realizado na modalidade híbrida, ocorrerá presencialmente na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá, com transmissão ao vivo pela plataforma Microsoft Teams. Reunindo profissionais que atuam na área de inteligência em diferentes esferas, o simpósio visa o intercâmbio de conhecimento de modo a contribuir para o aprimoramento do trabalho nas instituições. 

A abertura será no dia 14, às 8h30, com a participação do procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, do coordenador do CAO Ciber, promotor de Justiça Daniel Carvalho Mariano, e do coordenador da escola institucional do MPMT, promotor de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade. 

Leia Também:  Governo de MT lamenta falecimento do ex-deputado estadual Pedro Satélite

A programação inclui palestras de servidores do Departamento de Tecnologia da Informação e do CAO Ciber do MPMT, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), do CyberGAECO do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), do TikTok, do Grupo Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads), do Google, da Microsoft e da Uber. 
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Polícia Civil identifica e prende dupla suspeita de homicídio em Aripuanã

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA