CUIABÁ

Rondonópolis

Prefeitura homenageia categoria pelo “Dia Municipal do Mototaxista”

Publicados

Rondonópolis

Uma solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (4) no auditório da Prefeitura Municipal marcou as comemorações do Dia Municipal do Mototaxista em Rondonópolis. Essa categoria de trabalhadores do transporte público alternativo de passageiros criada no município há cerca de 25 anos marcou época, tendo sido uma das primeiras cidades do Brasil a reconhecer e organizar o trabalho dos mototaxistas, que hoje conta com mais de 4 milhões de trabalhadores em atividade em todo o país.

O presidente do sindicato da categoria, João Garcia, o popular “João Mototáxi” e o prefeto José Carlos do Pátio…

Na verdade, a atividade de mototáxi já reuniu mais de 800 trabalhadores há alguns anos atrás aqui na cidade. Todavia, por conta dos avanços no surgimento e expansão no número de serviço de passageiros por aplicativo, a categoria acabou perdendo espaço e hoje conta com cerca de 580 trabalhadores cadastrados no município, segundo informações repassadas pelo presidente do sindicato da categoria, João Garcia, o popular “João Mototáxi”.

Durante o evento, o representante dos mototaxistas na cidade, apresentou ao prefeito algumas demandas da categoria, como a criação de um aplicativo que possa ordenar a atividade na cidade, criando um atrativo e condições de igualdade na concorrência pela prestação do serviço de mototáxi, e ainda o oferecimento do curso de capacitação que hoje estaria em torno de R$ 300,00 para cada trabalhador.

Os mototaxistas pediram ainda que a Prefeitura e a Câmara Municipal regulem a atividade de transporte de passageiros por aplicativos, que segundo eles (mototaxistas) operam na cidade de forma desigual. “Enquanto os mototaxistas precisam recolher tributos e se qualificar com cursos de capacitação profissional, o mesmo não acontece com os motoristas de aplicativos”, se queixou o presidente João Moto Táxi. Ele ainda cobrou mais fiscalização da prefeitura junto a concorrência.

Leia Também:  Eleição dos Conselheiros Tutelares acontece dia 1º de outubro

O prefeito José Carlos do Pátio falou aos presentes e lembrou a sua atuação ainda como vereador na cidade há cerca de 25 anos, quando ajudou a aprovar a criação e regulamentação do Sindicato da Categoria na cidade.

Depois, já como deputado estadual Pátio também ajudou a categoria no quesito de fortalecer o sindicato, evitando a exploração dos trabalhadores por empresas particulares criadas à época para explorar a atividade de mototáxi na cidade e no estado.

Após ouvir as demandas dos trabalhadores, o prefeito se adiantou e externou as ações que a prefeitura já realiza e que podem beneficiar diretamente a categoria de trabalhadores, disponibilizando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para intermediar a formalização da categoria junto ao INSS, e ainda, intermediar a oferta de linhas de crédito para financiamento e aquisição de motos para os trabalhadores; bem como, discutir com a categoria o oferecimento do curso de capacitação através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITI), que ainda poderá atender aos mototaxistas no que diz respeito a criação do aplicativo solicitado.

Leia Também:  Prefeitura abre em horário diferenciado para recebimento do IPTU

Para tanto, Pátio solicitou ao presidente João Mototáxi que crie uma comissão de trabalhadores para se reunir com ele (prefeito) e a sua gestão na próxima terça-feira (8) a partir das 16h, onde serão discutidos os mecanismos que serão utilizados para atender as demandas da categoria.

O vice prefeito Aylon Arruda que também esteve prestigiando a solenidade contou que no início da atividade de mototaxista, foi usuário do sistema como passageiro, tendo utilizado muitas vezes o serviço para trabalhar e para deslocamento em algumas atividades de lazer. O vice parabenizou a categoria pela persistência (apesar das adversidades) e se colocou a disposição para auxiliá-los no que for possível.

Durante a entrega simbólica dos coletes refletivos o prefeito José Carlos do Pátio entregou a primeira unidade para a trabalhadora Francisca Gomes dos Santos, colete nº 688. A segunda mulher trabalhadora a receber o colete foi Sônia Gomes de Lima (nº. 496).

Conforme João Mototáxi, dos 580 trabalhadores cadastrados, 532 receberam ou estão aptos a receberem os novos coletes.

Além do prefeito e diversos secretários, como Neiva de Col da Ciência e Tecnologia; Alexsandro Silva do Desenvolvimento Econômico, Priscila Stefany de Governo e a Assessora Jurídica da Setrat Luana Abreu, participaram da solenidade, que ainda contou com a presença do Diretor Presidente do Sanear Paulo José, e os vereadores: Investigador Gerson; Cido Silva, e Batista da Coder.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Edital lançado pela Prefeitura de Rondonópolis seleciona Organizações da Sociedade Civil para atuarem na PNAB

Publicados

em

Estão abertas as inscrições para
Organizações da Sociedade Civil (OSC) que desejem participar da
operacionalização da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2026. O
edital de chamamento público que estipula os critérios de
classificação para definição das entidades aptas a integrar a
PNAB deste ano podem ser conferidos no site da Prefeitura de
Rondonópolis, clicando no botão “Cidadão” e, em seguida, no
botão “Lei Aldir Blanc – Ciclo II”, que também dá acesso à
lista de documentos necessários para se candidatar ao certame, ou
diretamente pelo link
https://www.rondonopolis.mt.gov.br/lei-aldir-blanc-ciclo-2/

As
OSCs que forem contratadas devem operacionalizar todas as etapas dos
editais de fomento de cultura de Rondonópolis, que vão desde a
elaboração e execução do chamamento público de agentes culturais
até a viabilização de espaços e propostas e a fiscalização da
aplicação dos recursos. “Entre as atribuições das instituições
que vão colaborar na realização da PNAB estão a análise técnica
das propostas, a formalização dos instrumentos com os proponentes
contemplados, o monitoramento da implementação dos projetos, a
análise das prestações de contas e o acompanhamento dos processos
seletivos”, especifica o gerente do Departamento de Teatro, Circo e
Dança da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude, Dheysiel
Barbosa.

Leia Também:  Centro Pop oferece serviços de saúde para pessoas em situação de rua

Ainda
segundo Dheysiel, caberá a OSC atuante promover ações de
capacitação para os participantes dos editais, elaborar relatórios
de gestão para a prestação de contas ao Ministério da Cultura por
meio da plataforma “Transfergov” e ofertar um curso presencial e
gratuito sobre prestação de contas, com carga horária mínima de
60 horas, para orientar os fazedores de cultura selecionados.

Encerrando-se
em 14 de agosto, as inscrições podem ser feitas presencialmente na
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
(Semecel), que fica na Rua Rio Branco 2.916, 1º andar, Jardim Santa
Marta, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em envelope lacrado,
identificado como o nome da OSC e a indicação “PROPOSTA
CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2026 – PNAB CICLO II”. Outra maneira
de se inscrever é pelo e.mail
chamamento.pnab@edu.rondonopolis.mt.gov.br
enviando todos os documentos em formato PDF, admitindo-se o
fracionamento em mensagens sequenciais numeradas e contendo,
obrigatoriamente, no campo de assunto, a informação “PROPOSTA
PNAB 2026 – NOME COMPLETO DA OSC”.

Leia Também:  Prefeitura abre em horário diferenciado para recebimento do IPTU

Dúvidas
em relação ao edital, assim como sobre a apresentação e o
encaminhamento dos dados, podem ser sanadas na Secretaria Adjunta de
Cultura e Juventude, localizada no
Centro Cultural José Sobrinho, na
Rua Barão do Rio Branco 2.650, Jardim Santa Luzia, entre
a OAB e a UPA, das
7h às 11h e das 13h às 17h30.

“Foi
destinado um montante de R$70.770,12 para a etapa de
operacionalização, o que representa 3,5% do recurso recebido do
Ministério da Cultura para a PNAB do
Município. Esse valor foi aprovado pelo
Fórum Municipal de Cultura de Rondonópolis. Também lembramos aos
interessados que, caso tenham
alguma questão
pendente, podem apresentá-la pessoalmente no Centro Cultural José
Sobrinho, onde há uma equipe especializada para ajudar os candidatos
e responder as perguntas”, assinala
o gerente.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA