CUIABÁ

MATO GROSSO

Corregedoria Participativa fortalece vínculos com a comunidade em Paranatinga

Publicados

MATO GROSSO

O primeiro dia de atividades desta edição do programa Corregedoria Participativa ocorreu segunda-feira (26), na Comarca de Paranatinga. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira, liderou a comitiva composta pelos juízes-auxiliares Christiane da Costa Marques Neves, Emerson Cajango, Lídio Modesto e colaboradores da CGJ.
 
“Estive aqui quando estava na comarca de Poxoréo. E agora volto e encontro em franco desenvolvimento graças aos senhores”, começou o corregedor. “Nosso trabalho de correições segue a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no sentido que devemos correicionar de forma presencial ao menos 34% das nossas unidades judiciárias. E a satisfação que temos é grande, pois temos encontrado todo o apoio dos juízes e servidores que são a base da justiça mato-grossense, sem os quais nada faríamos em prol do cidadão”, afirmou.
 
O grupo se encontrou com o juiz-diretor do foro, Fabricio Sávio da Veiga Carlota, com a magistrada Luciana Braga Simão Tomazetti, e com os servidores da unidade para uma foto oficial em frente ao fórum, que simboliza a aproximação da corregedoria com a comarca. Após este momento, foi promovida uma reunião no fórum local. Magistrado e servidores apresentaram questões pertinentes à comarca ao corregedor e aos juízes-auxiliares.
 
“Em meu nome e da juíza Luciana agradeço a presença da Corregedoria. A sensibilidade do desembargador Juvenal e a experiência de todos os juízes-auxiliares, que é enorme, é uma oportunidade para que os servidores possam externar todas as dificuldades, para que a CGJ possa nós ajudar. Que esse dia seja abençoado”, comentou o juiz-diretor.
 
“Já também trabalhei em cartório judicial e extra e muitas vezes não tínhamos como levar as nossas dificuldades aos nossos superiores. Então abri esse espaço para ouvir quais são as dificuldades encontradas na comarca porque só os senhores sabem o que temos que mudar para melhor atender aos nossos jurisdicionados, aqueles que estão na ponta e necessitam dos nossos serviços”, completou o corregedor.
 
O juiz-auxiliar Lídio Modesto, que tem entre suas atribuições supervisionar assuntos da área de tecnologia da informação, aproveitou a oportunidade para falar sobre projetos que estão sendo implantados para auxiliar os servidores. Um dos anúncios foi a implantação do aplicativo Mandamus. “Trata-se de aplicativo usado pelo smartphone. O oficial de justiça simplesmente aperta um botão para fazer a certidão e já manda pelo PJe, se a pessoa não estiver no local, o sistema por georreferencaimento já comprova a tentativa. Começou a funcionar, como projeto nas comarcas de Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Porto Alegre do Norte, Sorriso e Várzea Grande”, citou.
 
Ainda no fórum, o juiz auxiliar da CGJ, Emerson Cajango, trocou ideias com os servidores sobre os desafios e demandas enfrentados pelo Poder Judiciário na comarca. O magistrado falou sobre metas do CNJ, indicou prioridades, deu dicas de administração judiciária, respondeu alguns questionamentos e anotou dificuldades relatadas pelos servidores para reportar aos setores responsáveis.
 
A analista judiciária, desde 2018 em Paranatinga, Loyne Borges Andrade, é a atual presidente da Associação dos Analistas Judiciários do Estado de Mato Grosso (Anajud) e comemorou as informações recebidas pelo programa. “É uma enorme satisfação nossa como servidores ter uma Corregedoria tão participativa”, elogiou. “ Hoje temos voz e inclusão. Toda administração do TJMT, a presidente, desembargadora Clarice Claudino, o corregedor, desembargador Juvenal Pereira, os juiz auxiliares tanto da Presidência quanto da CGJ, são muito acessíveis. Ficamos muito felizes em saber desses novos programas que a corregedoria tem para ofertar para nos, em especial aos oficiais de justiça que há muito tempo apresentam suas demandas e essas novidades vão ajudar como um todo”, avaliou.
 
Visitas Institucionais – Além do encontro com magistrados e servidores, o programa Corregedoria Participativa visa aproximar a população do Poder Judiciário, promovendo a transparência e a confiança na Justiça. Por isso o corregedor e juízes-auxiliares visitam instituições nas comarcas que passam. Na segunda-feira (26), em Paratinga a agenda foi intensa.
 
Pela manhã, enquanto o juiz-auxiliar Emerson Cajango proferiu a palestra no Fórum, o corregedor e os auxiliares Christiane Neves e Lídio Modesto se deslocaram até a Delegacia e foram recebidos pelo delegado Eric Fernando Martins.
 
A segunda visita institucional do dia foi ao prefeito de Paranatinga, Marquinho do Dedé. O gestor apresentou números do município que é um dos maiores de Mato Grosso em extensão territorial. O grupo ainda conheceu a Casa de Acolhimento do município.
 
No período vespertino, concluindo o primeiro dia do Programa Corregedoria Participativa em Paranatinga, a equipe da CGJ-MT visitou a sede das Promotorias, a 29a Subseção da OAB, atendeu representantes dos produtores rurais e visitou o Cartório do 1º Ofício – Serviço de Registro de Imóveis.
 
Ao ouvir as demandas e sugestões da comunidade, a Corregedoria-Geral da Justiça pode melhorar suas políticas e ações, garantindo um serviço mais eficiente e alinhado com as necessidades da sociedade.
 
Na terça-feira, a equipe inicia os trabalhos no Fórum de Primavera do Leste.
27/06 (Terça-feira) – Primavera do Leste:
08h30: Foto Oficial em frente ao prédio do Fórum
08h30: Palestra sobre Gestão de Gabinete com juiz-auxiliar da CGJ, Emerson Cajango
11h: Reunião com o prefeito Leonardo Bortolin
14h30: Reunião com Membros da Defensoria Pública – Rafael Cardoso
15h30: Reunião com o Ministério Público – Fabiola
 
28/06 (Quarta-feira) – Primavera do Leste:
08h: Visita à Delegacia de Defesa da Mulher, Criança e Idoso
09h: Visita ao Batalhão de Polícia Militar
10h: Visita à Casa de Acolhimento
17h30: Reunião com a OAB 22 Subseção – Ethiene Brandão
 
29/06 (Quinta-feira) – Campo Verde:
10h: Visita à Delegacia de Polícia Civil
10h30: Visita ao 8º Batalhão de Polícia Militar
11h: Visita à Casa de Acolhimento
15h: Reunião com o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira
16h: Reunião com o Ministério Público – Marcelo dos Santos Alves Corrêa
17h: Reunião com a OAB 23 Subseção – Maurytania Celeste Brito dos Santos Bauermeister
 
30/06 (Sexta-feira) – Campo Verde:
08h30: Foto Oficial em frente ao prédio do Fórum
08h30: Palestra sobre Gestão de Gabinete com juiz-auxiliar da CGJ, Emerson Cajango
11h: Reunião com Membros da Defensoria Pública – Dra. Elisa de Camargo Viana
 
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Reeducandos são qualificados pelo Programa SER Família Capacita
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Mulheres estão à frente de 41% das novas empresas abertas em MT

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Reeducandos são qualificados pelo Programa SER Família Capacita

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA