CUIABÁ

MATO GROSSO

Flávio Canto mostra esporte como exemplo e capacitação como caminho para gestão

Publicados

MATO GROSSO

O judoca e medalhista olímpico (Bronze 2004 – Atenas) Flávio Canto mostrou a gestores públicos municipais como a prática esportiva e o aperfeiçoamento pela formação servem de exemplo para a gestão e a melhoria de resultados. O seminário também teve participação do atleta Vicente Lenílson (prata em Sidney 2000 e bronze em Pequim 2008).

Flávio foi um dos palestrantes e especialistas do II Seminário da Escola de Formação em Esporte e Lazer de Mato Grosso, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, na terça-feira (23.05) e quarta-feira (24.05), organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O medalhista destacou aos cerca de 200 participantes a capacitação como critério para o avanço da gestão esportiva no Estado. E ainda citou a importância do esporte na transformação da vida das pessoas. O judoca sugeriu mais troca de experiências desse tipo.

“Acompanho o que vem sendo feito em Mato Grosso desde que o David passou a fazer parte desse time nota 10. Fico orgulhoso de ver tudo isso acontecendo. Conversamos lá atrás, sobre a ideia de capacitar todo mundo para ter gestores sofisticados”, contou.

Flávio Canto falou a um público de secretários municipais de Esporte e professores de educação física, em sua maioria. “Não basta ter boa vontade, precisa ter o instrumental para saber como transformar boas ideias em sonhos realizados”, afirmou.
“Para isso existem caminhos, via poder público, secretaria e incentivo fiscal. A ideia é capacitar cada vez mais esse pessoal todo para eles impactarem mais vidas através do esporte”, disse.

Leia Também:  Exploração de madeira em Mato Grosso está proibida até 1º de abril

Práticas compartilhadas

O secretário Adjunto David Moura disse que a escola de formação e o seminário cumpriram o objetivo de expor boas práticas e fazê-las chegar aos beneficiários do esporte na comunidade, como atletas, profissionais e técnicos.

“Recebemos gestores e profissionais de educação física, embaixadores de projetos sociais, para levar informação e formação para que eles desenvolvam o esporte no Estado de Mato Grosso”, explicou.

David Moura reforçou que os assuntos debatidos no seminário precisam e serão disseminados pelos participantes.

“As pessoas vão levar informações aos municípios e fazer esse conhecimento chegar na ponta, para o atleta, o jovem, a criança. Elas saíram inspiradas para entender o poder de transformação do esporte na vida de todos. Um pessoal comprometido com o que foi falado”, avaliou o secretário.

Gestão dos investimentos

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), Jefferson Carvalho Neves, destacou que o governo Mauro Mendes tem investido no esporte e é necessário qualificar os responsáveis nos municípios para o investimento em políticas esportivas ter resultado concreto nas cidades.

Leia Também:  Começa na segunda-feira mutirão de Conciliação Interligue Já

“Os municípios receberam recursos recordes no esporte. Só em 2022 foram mais de R$ 60 milhões em convênios e repasses. Agora é hora de qualificar esses investimentos. Os gestores precisam saber suas prioridades para que o Estado ajude na interação e para que a política pública aconteça efetivamente nos municípios”, disse sobre o seminário.

Escola de Formação em Esporte e Lazer de Mato Grosso

O professor Riller Reverdito, do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF), explica a importância da escola e da formação, além da união das organizações para melhorar o planejamento e a oferta pública do esporte.

“A importância da escola é a relação da secretaria e da Unemat estarem empenhadas no desenvolvimento do Esporte e Lazer de Mato Grosso nas diferentes regiões esportivas. É conectar as pessoas, os objetivos, as instituições e as competências para desenvolver o esporte”, descreve.

A Escola de Formação em Esporte e Lazer é parte do Plano Estadual de Esporte e Lazer de Mato Grosso.

Outros palestrantes

Outros palestrantes trataram de demais temas no seminário, como “Políticas Públicas do Esporte e Lazer”, com os professores Wanderley Marchi Júnior, Fernando Mezzadri, com mediação da professora Katia Marchi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).¿

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Começa na segunda-feira mutirão de Conciliação Interligue Já

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA