MATO GROSSO
Flávio Canto mostra esporte como exemplo e capacitação como caminho para gestão
MATO GROSSO
Flávio foi um dos palestrantes e especialistas do II Seminário da Escola de Formação em Esporte e Lazer de Mato Grosso, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, na terça-feira (23.05) e quarta-feira (24.05), organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
O medalhista destacou aos cerca de 200 participantes a capacitação como critério para o avanço da gestão esportiva no Estado. E ainda citou a importância do esporte na transformação da vida das pessoas. O judoca sugeriu mais troca de experiências desse tipo.
“Acompanho o que vem sendo feito em Mato Grosso desde que o David passou a fazer parte desse time nota 10. Fico orgulhoso de ver tudo isso acontecendo. Conversamos lá atrás, sobre a ideia de capacitar todo mundo para ter gestores sofisticados”, contou.
Flávio Canto falou a um público de secretários municipais de Esporte e professores de educação física, em sua maioria. “Não basta ter boa vontade, precisa ter o instrumental para saber como transformar boas ideias em sonhos realizados”, afirmou.
“Para isso existem caminhos, via poder público, secretaria e incentivo fiscal. A ideia é capacitar cada vez mais esse pessoal todo para eles impactarem mais vidas através do esporte”, disse.
Práticas compartilhadas
O secretário Adjunto David Moura disse que a escola de formação e o seminário cumpriram o objetivo de expor boas práticas e fazê-las chegar aos beneficiários do esporte na comunidade, como atletas, profissionais e técnicos.
“Recebemos gestores e profissionais de educação física, embaixadores de projetos sociais, para levar informação e formação para que eles desenvolvam o esporte no Estado de Mato Grosso”, explicou.
David Moura reforçou que os assuntos debatidos no seminário precisam e serão disseminados pelos participantes.
“As pessoas vão levar informações aos municípios e fazer esse conhecimento chegar na ponta, para o atleta, o jovem, a criança. Elas saíram inspiradas para entender o poder de transformação do esporte na vida de todos. Um pessoal comprometido com o que foi falado”, avaliou o secretário.
Gestão dos investimentos
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), Jefferson Carvalho Neves, destacou que o governo Mauro Mendes tem investido no esporte e é necessário qualificar os responsáveis nos municípios para o investimento em políticas esportivas ter resultado concreto nas cidades.
“Os municípios receberam recursos recordes no esporte. Só em 2022 foram mais de R$ 60 milhões em convênios e repasses. Agora é hora de qualificar esses investimentos. Os gestores precisam saber suas prioridades para que o Estado ajude na interação e para que a política pública aconteça efetivamente nos municípios”, disse sobre o seminário.
Escola de Formação em Esporte e Lazer de Mato Grosso
O professor Riller Reverdito, do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF), explica a importância da escola e da formação, além da união das organizações para melhorar o planejamento e a oferta pública do esporte.
“A importância da escola é a relação da secretaria e da Unemat estarem empenhadas no desenvolvimento do Esporte e Lazer de Mato Grosso nas diferentes regiões esportivas. É conectar as pessoas, os objetivos, as instituições e as competências para desenvolver o esporte”, descreve.
A Escola de Formação em Esporte e Lazer é parte do Plano Estadual de Esporte e Lazer de Mato Grosso.
Outros palestrantes
Outros palestrantes trataram de demais temas no seminário, como “Políticas Públicas do Esporte e Lazer”, com os professores Wanderley Marchi Júnior, Fernando Mezzadri, com mediação da professora Katia Marchi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).¿
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Wilson Santos propõe nome de ex-governador para ponte ferroviária sobre o rio Vermelho
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 1.092/2025 para denominar a ponte ferroviária sobre o rio Vermelho, em Rondonópolis, como “Ponte Ferroviária Governador Carlos Gomes Bezerra”. A iniciativa reconhece a contribuição do ex-governador para o desenvolvimento de Mato Grosso, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde, agricultura, educação e transporte.
Ao justificar a proposta, o parlamentar destacou a trajetória política de Carlos Bezerra, nascido em Chapada dos Guimarães, e a sua atuação em defesa de trabalhadores rurais e de famílias que enfrentavam conflitos agrários pela posse da terra. “Essa é uma justa homenagem que este Parlamento faz a um filho de Chapada dos Guimarães, professor, advogado. Atuou em toda a região sul, sudeste e no Araguaia, defendendo os posseiros, os meeiros, aqueles que o Estado, infelizmente, não dava a devida cobertura”, relatou.
Carlos Bezerra iniciou a sua trajetória política na década de 1970 e ocupou diferentes cargos públicos, entre eles deputado estadual, deputado federal, prefeito de Rondonópolis, governador de Mato Grosso e senador da República. Para Wilson Santos, a sua passagem pelo governo estadual, entre 1987 e 1990, foi marcada por transformações importantes para a população mato-grossense.
“Ele também foi líder do movimento estadual de Cuiabá, foi deputado estadual em 1974, depois foi eleito federal em 1978, prefeito de Rondonópolis em 1982, governador em 1986 até 1990. Fez profundas transformações e melhorou muito a vida das pessoas”, ressaltou.
Entre as ações destacadas pelo deputado estão a descentralização dos serviços de saúde, com a construção dos primeiros hospitais regionais do Estado, a implantação de mecanismos de gestão democrática na rede pública de ensino e os investimentos em saneamento básico. “Foi o primeiro governador a tratar em saneamento básico, a fazer a primeira estação de esgoto e ainda é a maior de Cuiabá e, também, levou rede de esgoto para outras cidades”, declarou.
O parlamentar também lembrou as medidas adotadas por Bezerra para enfrentar os conflitos agrários em Mato Grosso. Segundo ele, a decisão de restringir a atuação policial nessas situações e priorizar a negociação contribuiu para reduzir a violência no campo. “Na área do campo, por meio de um decreto, proibiu a atuação da polícia no campo onde havia conflitos, trazendo para a mesa de negociação, para que a razão e a civilização resolvessem esses conflitos agrários de Mato Grosso. Diminuiu sobremaneira as mortes no campo de Mato Grosso”, lembrou.
A ponte ferroviária sobre o rio Vermelho está situada em Rondonópolis, município estratégico para o escoamento da produção agrícola e para a integração logística de Mato Grosso com outros mercados. A proposta destaca que a infraestrutura ferroviária representa um dos símbolos do desenvolvimento econômico da região sul do Estado e a atribuição do nome de Carlos Gomes Bezerra busca associar essa estrutura à trajetória pública do ex-governador e à sua atuação política em favor do desenvolvimento regional.
Ao defender a homenagem, Wilson Santos ressaltou a importância de reconhecer publicamente a contribuição de lideranças que marcaram a história política estadual. “E, sem dúvida, foi um governador que deixou saudades em Mato Grosso. No próximo 4 de novembro, ele completará 85 anos. Eu tenho certeza que essa homenagem no Parlamento, onde começou a sua carreira política, é uma justa homenagem a um ex-membro titular da Casa, que fez uma das mais completas biografias na política mato-grossense. Agradeço aos colegas que depositam ao Carlos Bezerra esse voto de confiança”, concluiu Wilson Santos.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍCIA4 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas


