CUIABÁ
Prefeito assina ordem de serviço para obra de sede da Associação dos Feirantes beneficiando cerca de mil pessoas
CUIABÁ
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, assinou na manhã desta segunda-feira (8), a ordem de serviço para a obra de reforma do espaço que abrigará a sede da Associação dos Feirantes, anexo ao Espaço Silva Freire, na Região Sul. O ato representa investimento e o respeito pela categoria pela administração. O investimento para a execução do serviço chega a R$ 226 mil. A entrega está prevista para ocorrer já no segundo semestre deste ano, beneficiando diretamente mais de mil pessoas. A iniciativa integra um grande pacote de obras em celebração aos 304 anos de Cuiabá.
Em seu discurso, o prefeito aproveitou para lembrar que a ação representa um feito inédito na cidade, aguardado há mais de 60 anos pelo setor, que agora passará a contar com um local fixo para gerenciamento de suas ações.
“São trabalhadores, pais e mães de família que travam uma luta árdua todos os dias para garantir o sustento de suas famílias. Eles não tinham um ponto fixo para realizar suas reuniões e encontros, e aqui será a casa de todos, da forma como deve ser, dando o pontapé neste simples detalhe que faltava, traduzindo de forma concreta as demandas de sua realidade, com o apoio do deputado Emanuelzinho, que destinou emendas. Temos um compromisso e este foi um trabalho que começou há muito tempo e que agora nos permite chegar até aqui, olhando para os mais humildes e carentes, gerando emprego e renda”, disse o gestor.
O cronograma será gerenciado pelas secretarias de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), em conjunto com a de Obras Públicas (SMOP). Além desta, outras importantes iniciativas, como por exemplo, a padronização das barracas, disponibilização de banheiros químicos, obras de ampliação e revitalização do Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf (Mercado do Porto), a linha de crédito Cuiabanco, já estão em prática no município, motivos estes de comemoração entre os feirantes, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e ascensão da economia local.
O secretário da SMATED, Francisco Vuolo, destacou a atenção especial ofertada pela gestão Emanuel Pinheiro ao segmento, desde os portes financeiros até melhorias nos aspectos arquitetônicos. “Aqui será um espaço onde as políticas públicas serão debatidas, as reivindicações serão atendidas, os diálogos serão firmados, aprimorando suas atividades, com apoio imediato do gestor cuiabano, que acredita, juntamente com o público, na chegada de um futuro melhor para todos”, disse.
O vice-prefeito e secretário da SMOP, José Roberto Stopa, frisou a redução dos custos aos cofres públicos com os serviços por meio da reutilização de um ambiente público: “O espaço aqui já existe e antes funcionava outras repartições. Foi desocupado e agora será cedido à associação após o término das requalificações. É um legado de nossa gestão aos feirantes, que fazem parte das tradições cuiabanas”, acrescentou Stopa.
Em nome da classe, o presidente da Associação dos Feirantes de Cuiabá, Estanil Amaral, agradeceu aos gestores envolvidos pela concretização do sonho coletivo: “Sempre fomos muito bem recebidos por todos na Prefeitura de Cuiabá, sempre atenciosos e com as portas abertas para nos receber. Não foi fácil chegar até aqui, mas, graças àqueles que acreditaram, conseguimos. Fica aqui nosso muito obrigado, pois todas as promessas foram cumpridas”, declarou.
Participaram da solenidade o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Salles, a secretária-adjunta de Educação, Débora Villar Marques, o vereador Cezinha Nascimento, o presidente da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, o presidente da União Coxiponense de Associação dos Moradores (UCAM), José Maurício e demais lideranças comunitárias.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Dia de Cidadania reúne serviços gratuitos e facilita o acesso da população a direitos em Cuiabá
Quem precisa emitir documentos, regularizar pendências ou obter orientações sobre serviços públicos tem até esta sexta-feira (16.10) para aproveitar o Dia de Cidadania – Setasc 2026. Promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), a iniciativa oferece atendimentos gratuitos à população e aos servidores públicos, das 8h às 15h, na sede da Secretaria, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
A ação reúne órgãos públicos e instituições parceiras em um só lugar, facilitando o acesso a serviços essenciais e evitando que as pessoas precisem se deslocar para diferentes locais para resolver suas demandas.
Entre os serviços disponíveis estão a emissão de documentos, a regularização de CPF, o atendimento jurídico, as orientações sobre direitos do consumidor, as consultas de débitos de veículos e tributos, a renegociação de dívidas, os serviços bancários e as informações sobre programas habitacionais.
Participam da iniciativa o Ganha Tempo, a Receita Federal, o Procon Estadual, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Sicoob, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a Secretaria Municipal de Fazenda, o Detran-MT, a MT Participações e Projetos (MT Par), a Águas Cuiabá, a Energisa e a PAX Nacional Prever.
A facilidade de acesso aos serviços e a presença de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram diferenciais para a auxiliar de secretaria Lanny Chaves, de 28 anos, moradora de Várzea Grande. Ela soube da ação por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), gerenciado pela Setasc e também encontrou informações sobre o evento no Instagram.

Atendimento a comunidade surda com acompanhamento da CIL. Foto João Reis
Lanny aproveitou a oportunidade para buscar diferentes atendimentos, incluindo a consulta de CPF, a emissão de uma nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a solicitação de segunda via de certidão de nascimento. Para ela, reunir os serviços em um único espaço tornou a experiência mais prática e acessível.
“Fiquei sabendo da ação pela Central de Interpretação de Libras e também vi as informações no Instagram. Vim para consultar meu CPF, fazer um novo RG e solicitar minha certidão de nascimento. Gostei muito do atendimento, foi fácil encontrar o local e, com a presença do intérprete, consegui realizar todos os atendimentos que precisava. Essa ação é muito importante. Agradeço pelo atendimento e pela acessibilidade”, destacou.
A experiência reforça a importância de iniciativas que aproximam os serviços públicos da população e consideram as diferentes necessidades dos cidadãos, promovendo autonomia e ampliando o acesso aos direitos.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destaca a importância de reunir diferentes instituições para facilitar o acesso da população aos serviços e convida os cidadãos a aproveitarem a programação.
“Nosso objetivo é aproximar os serviços públicos das pessoas, oferecendo mais praticidade e facilitando o acesso a atendimentos importantes para o dia a dia. Reunimos diversos órgãos e instituições parceiras para que a população possa buscar orientações, resolver pendências e conhecer os serviços disponíveis em um só lugar. Convidamos todos que circulam pelo Centro Político Administrativo a aproveitar essa oportunidade e participar do Dia de Cidadania”, ressalta o secretário.
A iniciativa integra o compromisso da Setasc de promover o acesso à cidadania por meio da articulação entre órgãos públicos e instituições parceiras, aproximando os serviços de quem precisa deles.
-
CURIOSIDADES6 dias atrásNoPing explica como testar a conexão no WoW: Forever
-
ECONOMIA6 dias atrásExpansão do consórcio exige mais educação no setor
-
ECONOMIA6 dias atrásPitney Bowes Brasil e Clique Retire oficializam parceria
-
CURIOSIDADES6 dias atrásFundación Reintegra Vence o F1® Allwyn Global Community Award no México por Transformar a Reintegração Social dos Jovens
-
CURIOSIDADES6 dias atrásEstâncias paulistas preservam marcos da história do Brasil
-
POLÍCIA6 dias atrásDois faccionados são presos em flagrante pela Polícia Militar por tráfico de drogas
-
POLÍCIA6 dias atrásPM prende homem suspeito de agredir ex-mulher e esfaquear outro homem
-
ECONOMIA6 dias atrásCipriano Ayala leva pauta do terceiro setor ao Paraguai


