POLÍCIA
Cavalaria da PMMT realiza visita surpresa para pacientes do Hospital de Câncer de Cuiabá
POLÍCIA
Uma visita especial proporcionada pela Cavalaria da Polícia Militar de Mato Grosso mudou a rotina do Hospital de Câncer (Hcan), na manhã desta quarta-feira (26.04), em Cuiabá. Pacientes e colaboradores da unidade puderam ver de perto e ter momentos de interação, alegria e descontração ao lado de um dos cavalos da PMMT.
Durante algumas horas, o cavalo Ataque percorreu os corredores das alas pediátricas e clínicas do hospital, onde pacientes e funcionários puderam se aproximar e tocar o animal, sem nenhum risco, contribuindo para uma sensação de bem-estar e aconchego.
Com a tranquilidade e boa energia emianada por Ataque, até mesmo quem dizia ter medo do animal conseguiu tomar coragem e se aproximar dele, como a idosa Arminda da Silva, de 64 anos, que se preparava para um exame quando foi surpreendida pela visita da Cavalaria.
“Eu até estava bem nervosa com a chegada do cavalo, mas fiquei tão curiosa que cheguei perto e fiquei bem feliz depois que encostei nele e vi que nada aconteceu”, conta dona Arminda.
O motorista Joel Francisco Brandão, que também está em tratamento no hospital, ficou emocionado com a visita surpresa da Cavalaria. Ele, que é do município de Juara e veio para Capital para tratamento, se lembrou da convivência com cavalos que tinha no interior do Estado. “É uma iniciativa muito boa. Estamos aqui dando amor e recebendo amor desses animais, um dia bastante diferente para todo mundo aqui”, afirmou o senhor Joel.
“Estamos vendo como isso comove o coração de todos, principalmente os pacientes do interior, que conseguem rememorar experiências que já viveram anteriormente”, destaca Cleusa Pereira Silva, que atua no setor de voluntariado do Hcan e foi uma das responsáveis pela ação.
Cleusa explica que buscou a parceria com a Cavalaria da PMMT após ver ações parecidas em outros locais do Brasil e fora do país.
“Estamos fazendo isso para que, desde as crianças até os pacientes adultos, todos possam ter esse contato com o animal, afinal não é sempre que temos um cavalo dentro de um hospital. O inusitado muda a rotina do paciente, que está sempre em tratamento, tomando medicações, e se torna um momento único e benéfico”, ressalta.
O soldado PM Maycon Fioreze, que participou da iniciativa, observa que a ação é muito especial, mas requer muitos cuidados.
“Fizemos diversas reuniões para montarmos uma programação adequada e o percurso a se fazer no hospital, e também tivemos que trabalhar com a sensibilização dos animais. Mesmo eles já acostumados com o público nas ruas, aqui é um processo diferente. Montamos novas atividades com o Ataque e hoje tivemos a primeira visita, que foi um sucesso”, avalia.
O soldado também ressalta que a ideia é fazer com as visitas se tornem periódicas, e que o contato com os cavalos traz diversos benefícios aos pacientes.
“O contato libera endorfina e beta endorfina, que são substâncias responsáveis pelo bem estar pessoal. O cavalo é sensitivo e consegue obter êxito nessa situação, e trazer o bem-estar aos pacientes do hospital por meio dos nossos animais é extremamente gratificante para nós da Polícia Militar e Cavalaria”, conclui o soldado.
Cavalaria
Atualmente, a Cavalaria da PMMT tem um efetivo de 60 policiais militares e 60 cavalos, sendo comandada pelo tenente-coronel Walmir Barros Rocha. Entre as funções principais estão o policiamento ostensivo montado e atuação em operações de controle de grandes públicos.
Além disso, a Cavalaria possui projetos sociais com aproximação do público, como a Equoterapia para crianças, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, e também para pacientes do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Fonte: PM MT – MT
POLÍCIA
Acusado de feminicídio é encontrado morto em cela de presídio em Várzea Grande
Joilson Bonifácio Correia de Sousa Silva, de 44 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (17) em uma cela da Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Ele era acusado de assassinar a ex-companheira, Conceição Moreira da Silva, de 31 anos, com aproximadamente 16 golpes de faca, em Chapada dos Guimarães.
Informações preliminares repassadas à reportagem indicam que Joilson estava sozinho na cela quando foi localizado. Ainda não há confirmação oficial sobre a causa da morte nem sobre as circunstâncias em que o corpo foi encontrado. A hipótese inicial de que não houve participação de outras pessoas depende de apuração e não foi confirmada.
As autoridades deverão realizar perícia médico-legal e examinar registros da unidade prisional para esclarecer o horário e a causa do óbito, além das condições em que o detento permaneceu sob custódia do Estado.
Joilson estava preso desde a noite de 10 de outubro, quando foi detido após a morte de Conceição. O feminicídio ocorreu por volta das 21h, na Rua do Ipê, nas proximidades da Mercearia Azevedo, no bairro São Sebastião, em Chapada dos Guimarães, a cerca de 65 quilômetros de Cuiabá.
Segundo os registros policiais, Conceição havia saído do trabalho em um supermercado e seguia de bicicleta para uma pizzaria quando foi surpreendida pelo ex-companheiro. Ele teria aguardado a passagem dela e iniciado o ataque em via pública. A vítima foi derrubada e atingida por aproximadamente 16 golpes de faca.
A Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após testemunhas relatarem que uma mulher era atacada com uma arma branca. Quando os policiais chegaram, encontraram o suspeito contido por moradores. Joilson tinha ferimentos pelo corpo e um corte na cabeça, atribuídos à reação de pessoas que presenciaram o ataque. A faca indicada como instrumento do crime foi apreendida.
Socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Conceição foi encaminhada para atendimento médico, mas morreu em decorrência da gravidade dos ferimentos. O caso foi registrado no boletim de ocorrência nº 2026.343185 e passou a ser investigado pela Polícia Civil como feminicídio.
Vítima havia denunciado ameaças
Conceição havia procurado as autoridades para denunciar ameaças do ex-companheiro. Em 28 de setembro, 12 dias antes de ser morta, obteve uma medida protetiva de urgência após relatar episódios de violência e intimidação.
De acordo com informações divulgadas sobre o procedimento policial, ela havia voltado à residência onde morava com Joilson para buscar pertences, acompanhada de dois irmãos. Na ocasião, ele teria se armado com uma faca e ameaçado a mulher. Os familiares intervieram, e ela não foi atingida.
Depois do episódio, Conceição registrou denúncia por ameaça no contexto de violência doméstica. O procedimento apontava risco grave à integridade da vítima. Informações levantadas durante a investigação indicaram que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento e perseguia a ex-companheira.
Mãe de três filhos, Conceição teve a morte lamentada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Chapada dos Guimarães, que também questionou a efetividade da proteção oferecida após as denúncias.
Prisão preventiva
Joilson foi preso em flagrante em 10 de outubro. No dia seguinte, durante audiência de custódia, o juiz plantonista André Barbosa Guanaes Simões converteu a prisão em flagrante em preventiva. A medida manteve o acusado sob custódia enquanto avançavam os procedimentos judiciais, mas não representava condenação definitiva.
Com a confirmação formal da morte, a Justiça poderá reconhecer a extinção da punibilidade de Joilson, nos termos do artigo 107, inciso I, do Código Penal. A morte do acusado não impede a apuração de eventuais responsabilidades de outras pessoas, caso sejam identificadas.
Até a conclusão dos procedimentos oficiais, a causa da morte de Joilson permanece indeterminada.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
JURÍDICO6 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
JURÍDICO6 dias atrásTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de Lula
-
ESPORTES4 dias atrásEstudante da Rede Estadual representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar prende quatro homens por tentativa de homicídio em Cuiabá
-
POLÍCIA24 horas atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil prende homem investigado por ameaça contra companheira e posse ilegal de arma de fogo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar utiliza esporte como ferramenta de transformação social na Baixada Cuiabana


