CUIABÁ

MATO GROSSO

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros é eleito presidente de conselho nacional

Publicados

MATO GROSSO

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel Alessandro Borges, foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom). O conselho se reuniu em Brasília (DF) nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18) para tratar de questões administrativas.

“Esses dias de trabalho foram extremamente produtivos e demonstraram o potencial de integração dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Compartilhamos e evidenciamos as conquistas alcançadas e os desafios que teremos pela frente, para aumentar a excelência dos nossos atendimentos. Enquanto presidente do Ligabom, buscarei fortalecer as corporações no país”, pontuou o coronel Alessandro Borges.

O encontro contou também com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que ressaltou a importância da integração entre as corporações e o Poder Executivo Federal.

“Que os senhores possam estabelecer metas de eficiência em curto prazo. Pois a população carece urgentemente das ações de segurança. O Ministério é a casa do Corpo de Bombeiros Militar, é a casa da Segurança Pública”, afirmou o ministro Flávio Dino.

Leia Também:  Gilberto Cattani apresenta projetos para reduzir burocracia e ampliar segurança jurídica no campo

Nova mesa diretora

O comandante-geral do CBMMT já estava à frente do conselho desde o fim de janeiro de 2023, de forma temporária, e agora assume o biênio 2023-2024 após ser eleito pelos membros do Ligabom. Novos comandantes também foram eleitos para compor a nova mesa diretora.

1º Vice-presidente: Cel Célio Roberto Pinto de Araújo – CBMMA
2º Vice-presidente: Cel Alexandre dos Santos Cerqueira – CBMES
Regional Nordeste: Cel Adson Marchesini – CBMBA
Regional Norte: Cel Nivaldo Azevedo Ferreira – CBMRO
Regional Sul: Cel Manoel Vasco de Figueiredo Junior – CBMPR
Regional Sudeste: Cel Erlon Dias do Nascimento Botelho – CBMMG
Regional Centro-oeste: Cel Washington Luiz Vaz Júnior – CBMGO
Coordenadora Política: Cel Mônica de Mesquita Miranda – CBMDF

Durante o encontro, ocorreu também o nivelamento das informações de caráter interno, por meio dos Representantes Regionais; Comitês e setores administrativos. Os comandantes puderam participar de palestras com profissionais de segurança pública e responsáveis técnicos do Ministério da Justiça e SENASP, com objetivo de facilitar os encaminhamentos de cursos e aquisições.

Leia Também:  Seminário Solo Seguro: palestrantes destacam importância de facilitar a regularização fundiária

Ligabom

Fundado em dezembro de 2003, o Ligabom é um Órgão Colegiado que representa as instituições nacionalmente, por meio da união dos comandantes-gerais. A criação do conselho é um marco histórico para a classe.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Estudante surdo participa de palestra do Nosso Judiciário e aprova iniciativa

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA