CUIABÁ

MATO GROSSO

Coordenadoria da Mulher discute criação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica

Publicados

MATO GROSSO

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher-MT), está retomando as reuniões sobre a criação ou ampliação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar nas comarcas.
 
A assessora da Cemulher-MT, Ana Emília Brasil Sotero, realizou uma rodada de reuniões na região norte do Estado. Na tarde de terça-feira (4), cumpriu agenda com o juiz Evandro Juarez Rodrigues, da Segunda Vara Criminal de Lucas do Rio Verde (a 354 km de Cuiabá). Pela manhã, esteve em Sorriso (420 km de Cuiabá), onde se reuniu com o juiz da 2ª Vara Criminal, Anderson Candiotto.
 
Na segunda-feira (03), Ana Emília participou de uma reunião em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), com a juíza da 2ª Vara Criminal, Débora Caldas e presidente da rede local, a advogada Eliane dos Santos.
 
Durante os encontros, a assessora da Cemulher compartilha informações sobre as funções e a relevância da criação da Rede, assim como as instituições e atores que compõem o grupo, que tem como proposta principal conscientizar a população e prevenir a violência doméstica.
 
Na semana passada, no dia 30 de março (quinta-feira), Ana Emília participou de uma reunião ampliada para a instalação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar no município de Juara (a 750 km de Cuiabá). A ação foi liderada pelo juiz da 3ª Vara Criminal da Comarca, Fabio Alves Cardoso, consolidando mais um avanço no combate à violência doméstica em Mato Grosso.
 
Na sexta-feira (31), a assessora do Cemulher representou o Judiciário durante o Encontro Intersetorial da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Juína (735 Km de Cuiabá), com a participação de integrantes de organizações governamentais, do Conselho Municipal da Mulher, das Secretarias de Saúde e Assistência Social, segurança pública, prefeito, vereadores e sociedade civil. O evento teve o apoio da Cemulher e foi organizado pelo juiz diretor do Fórum, Vagner Dupim Dias.
 
A coordenadora do Cemulher-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro reforça a importância da criação da Rede nos municípios para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção e atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O objetivo é unir forças entre as instituições locais, a fim de proteger as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, garantindo seus direitos e oferecendo suporte e atendimento adequado para superar as situações de risco.
 
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: participantes do evento reunidos em Juara posando para foto. 
 
Leia matéria correlata:
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Intérpretes de Nico e Lau são homenageados como Mestres da Cultura Mato-grossense
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Sesp realiza ações sociais e educativas em Vila Bela da Santíssima Trindade

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA