CUIABÁ

MATO GROSSO

Coleta seletiva e reaproveitamento no TCE-MT viram tema de projeto que concorrerá a prêmio nacional

Publicados

MATO GROSSO

As ações do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para a destinação adequada de resíduos e para o reaproveitamento e reciclagem de materiais chamaram a atenção de alunas da Escola Chave do Saber (Ecsa) de Cuiabá. Em vista à Corte de Contas Bruna Figueiredo e Sofia Ribeiro, foram apresentadas ao trabalho, que agora fará parte de um projeto apresentado por elas no Torneio Brasileiro de Sustentabilidade (TBS). 

A competição é realizada anualmente e convida estudantes de todo país a pensar em diferentes alternativas sustentáveis para o melhor uso dos recursos naturais, apostando em conceitos como economia circular, produção de resíduos sólidos e consumo de energia. 

Foi o que explicou Bruna. “Nossa turma tem que criar um projeto com o tema desse ano que é coleta seletiva. Muita gente ainda está tentando saber o que vai fazer, então eu lembrei justamente da ideia do TCE, e aí nós resolvemos aderir a ela e viemos aqui para entender melhor como funciona esse processo.” 

Para Sofia, o maior desafio será traduzir toda a proposta para o vídeo, como estabelecem as regras da competição. “Temos só dois minutos para explicar nosso projeto. É um tempo muito curto para apresentarmos toda essa ideia, mas queremos muito trazer essa premiação para nossa escola.”

Leia Também:  Inscreva-se: programação neurolinguística e o Sistema Multiportas é tema de webinário dia 30

Durante a visita elas passaram pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), que recolhe o material reciclável e dá a ele o destino correto. As tampinhas de plásticos e embalagens aerossol, por exemplo, são encaminhadas aos projetos Lunnaar e Tampatinhas, que repassam os resíduos para empresas de reciclagem e convertem o valor arrecadado em castrações e atendimentos veterinários a animais resgatados.

Desta forma, o órgão recebe dos servidores, além de frascos de alumínio, tampas de garrafas de água, refrigerante, mate, suco, leite, shampoo, condicionador, cremes, pasta de dente, água sanitária, caneta, achocolatado, sorvete, manteiga, requeijão, anéis de latas, etc.

No ponto de coleta também recebe medicamentos vencidos e pilhas e baterias. Nestes casos, os itens recebem a destinação adequada, evitando a contaminação do meio ambiente. Na ocasião, as meninas também conheceram o setor responsável pela transformação de papel em blocos de anotações, distribuídos gratuitamente para os servidores do Tribunal.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Wilson Santos propõe nome de ex-governador para ponte ferroviária sobre o rio Vermelho

Publicados

em

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 1.092/2025 para denominar a ponte ferroviária sobre o rio Vermelho, em Rondonópolis, como “Ponte Ferroviária Governador Carlos Gomes Bezerra”. A iniciativa reconhece a contribuição do ex-governador para o desenvolvimento de Mato Grosso, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde, agricultura, educação e transporte.

Ao justificar a proposta, o parlamentar destacou a trajetória política de Carlos Bezerra, nascido em Chapada dos Guimarães, e a sua atuação em defesa de trabalhadores rurais e de famílias que enfrentavam conflitos agrários pela posse da terra. “Essa é uma justa homenagem que este Parlamento faz a um filho de Chapada dos Guimarães, professor, advogado. Atuou em toda a região sul, sudeste e no Araguaia, defendendo os posseiros, os meeiros, aqueles que o Estado, infelizmente, não dava a devida cobertura”, relatou.

Carlos Bezerra iniciou a sua trajetória política na década de 1970 e ocupou diferentes cargos públicos, entre eles deputado estadual, deputado federal, prefeito de Rondonópolis, governador de Mato Grosso e senador da República. Para Wilson Santos, a sua passagem pelo governo estadual, entre 1987 e 1990, foi marcada por transformações importantes para a população mato-grossense. 

Leia Também:  Presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais apresenta plano de ação

“Ele também foi líder do movimento estadual de Cuiabá, foi deputado estadual em 1974, depois foi eleito federal em 1978, prefeito de Rondonópolis em 1982, governador em 1986 até 1990. Fez profundas transformações e melhorou muito a vida das pessoas”, ressaltou.

Entre as ações destacadas pelo deputado estão a descentralização dos serviços de saúde, com a construção dos primeiros hospitais regionais do Estado, a implantação de mecanismos de gestão democrática na rede pública de ensino e os investimentos em saneamento básico. “Foi o primeiro governador a tratar em saneamento básico, a fazer a primeira estação de esgoto e ainda é a maior de Cuiabá e, também, levou rede de esgoto para outras cidades”, declarou.

O parlamentar também lembrou as medidas adotadas por Bezerra para enfrentar os conflitos agrários em Mato Grosso. Segundo ele, a decisão de restringir a atuação policial nessas situações e priorizar a negociação contribuiu para reduzir a violência no campo. “Na área do campo, por meio de um decreto, proibiu a atuação da polícia no campo onde havia conflitos, trazendo para a mesa de negociação, para que a razão e a civilização resolvessem esses conflitos agrários de Mato Grosso. Diminuiu sobremaneira as mortes no campo de Mato Grosso”, lembrou.

Leia Também:  Inscreva-se: programação neurolinguística e o Sistema Multiportas é tema de webinário dia 30

A ponte ferroviária sobre o rio Vermelho está situada em Rondonópolis, município estratégico para o escoamento da produção agrícola e para a integração logística de Mato Grosso com outros mercados. A proposta destaca que a infraestrutura ferroviária representa um dos símbolos do desenvolvimento econômico da região sul do Estado e a atribuição do nome de Carlos Gomes Bezerra busca associar essa estrutura à trajetória pública do ex-governador e à sua atuação política em favor do desenvolvimento regional.

Ao defender a homenagem, Wilson Santos ressaltou a importância de reconhecer publicamente a contribuição de lideranças que marcaram a história política estadual. “E, sem dúvida, foi um governador que deixou saudades em Mato Grosso. No próximo 4 de novembro, ele completará 85 anos. Eu tenho certeza que essa homenagem no Parlamento, onde começou a sua carreira política, é uma justa homenagem a um ex-membro titular da Casa, que fez uma das mais completas biografias na política mato-grossense. Agradeço aos colegas que depositam ao Carlos Bezerra esse voto de confiança”, concluiu Wilson Santos.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA