CUIABÁ

MATO GROSSO

Retirada de kits para a 2ª Corrida Estadual de Combate ao Trabalho Escravo será nesta sexta (03) e sábado (04)

Publicados

MATO GROSSO

A entrega dos kits da 2ª Corrida Estadual de Combate ao Trabalho Escravo será realizada nos dias 03 e 04 de fevereiro (sexta-feira e sábado) das 14h às 21h no 1º piso do Pantanal Shopping, em Cuiabá, na sala ao lado da loja Riachuelo. Para receber os kits, os inscritos deverão fazer a entrega de dois quilos de alimento não perecível. 

O evento, que acontece neste domingo (05.02) na capital mato-grossense, conta com duas atividades: uma corrida com trajeto na rua Estevão de Mendonça, nas imediações do Parque Mãe Bonifácia, e uma caminhada que será promovida dentro do parque. Ambas as largadas estão previstas para às 7h. 

Mais de mil pessoas se inscreveram para participar da corrida e caminhada. A organização orienta a todos os participantes que cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência.  

Os corredores inscritos que completarem os 5 km do percurso e aqueles que completarem 3 km de caminhada receberão medalhas de participação. Os primeiros colocados da corrida na categoria geral Feminino e Masculino receberão troféus.

Leia Também:  Operação identifica líderes de organização criminosa voltada para golpes por meio de redes sociais instalada em MT

A corrida é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait) e Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo (Coetrae-MT), tem como objetivo a conscientização sobre o tema e marca as celebrações do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (28.01).

(com a supervisão de Willian Silva)

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Operação identifica líderes de organização criminosa voltada para golpes por meio de redes sociais instalada em MT

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno é interditado por conta das chuvas nesta sexta-feira (12)

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA