POLÍCIA
Polícia Militar prende mulher por pesca irregular durante piracema
POLÍCIA
Policiais militares do 7º Batalhão, por meio da 1ª Companhia de Polícia Militar, apreenderam nesta terça-feira (24.01) 28 pescados e diversos apetrechos de pesca, e prendeu uma mulher de 44 anos por pesca irregular durante o período de defeso da piracema, em Nobres.
Ao todo foram encontrados dez piraputangas, dez mandis, cinco piaus, dois jurupenspens, uma jurupoca, além de quatro carretéis de anzol de galho, tres varas com molinete e uma rede de pesca.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, com auxílio de um drone, os militares flagraram quatro pescadores no encontro dos rios Cuiabazinho e Manso. Ao perceberem a presença da polícia, três suspeitos deixaram seus barcos em um tablado de um pesqueiro e fugiram à pé, subindo o barranco, em uma região de mata fechada.
Durante buscas, os militares foram recebidos pela suspeita, proprietária do local, que afirmou que nenhum pescador passou na região, momento em que passou a se exaltar com a equipe, sendo detida em seguida.
A mulher, as espécies e os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou do disque-denúncia 0800.065.3939.
Fonte: PM MT
POLÍCIA
MT reduz roubos em 75% entre 2019 e 2026 e registra menor média mensal da série histórica
O número de roubos em Mato Grosso caiu 75,3% entre 2019 e 2025, passando de 13.978 para 3.441 ocorrências por ano. A redução foi registrada de forma consecutiva ao longo dos sete anos e reforça o avanço das ações de combate à criminalidade e da política de tolerância zero adotada pelo Governo de Mato Grosso.
Em 2019, Mato Grosso registrou 13.978 ocorrências. Em 2020, foram 9.937; em 2021, 8.311; em 2022, 6.213; em 2023, 5.168; em 2024, 4.175; e, em 2025, 3.441.
A tendência de queda se mantém em 2026. Nos primeiros nove meses deste ano, a média mensal foi de 238,9 roubos, abaixo dos 293,9 registrados mensalmente no mesmo período de 2025.
Mato Grosso registrou uma redução de 18,71% nos roubos entre janeiro e setembro de 2026, na comparação com o mesmo período do ano passado. Isso representa 495 casos a menos. Foram 2.150 ocorrências nos primeiros nove meses deste ano, contra 2.645 em 2025. O resultado dá continuidade à trajetória de queda iniciada em 2019 e representa o menor patamar médio mensal da série histórica analisada.
Os resultados refletem uma estratégia de fortalecimento da segurança pública baseada na recomposição do efetivo das forças policiais, na ampliação da capacidade operacional e no emprego de tecnologias para prevenir crimes, identificar suspeitos e apoiar o trabalho das equipes em campo.
A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel Susane Tamanho, destaca que os resultados são reflexo de uma política contínua de investimentos, valorização dos profissionais e modernização das estratégias de atuação.
“A redução histórica dos roubos em Mato Grosso demonstra a importância de uma política de segurança pública contínua, baseada em investimentos, valorização dos profissionais e modernização das estratégias de atuação. Estamos fortalecendo o efetivo das nossas forças de segurança e ampliando o uso da tecnologia para prevenir crimes, identificar suspeitos e dar respostas mais rápidas à população. Nosso compromisso é dar continuidade a essas ações para ampliar a proteção dos cidadãos e garantir mais segurança aos mato-grossenses”, afirma a secretária.
Reforço no efetivo
Desde janeiro de 2019, o Governo de Mato Grosso convocou 4.795 novos profissionais para reforçar as estruturas da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). As convocações ocorreram por meio de nomeações de aprovados em concursos vigentes e da realização de novas seleções.
Somente entre janeiro e julho de 2026, cerca de 1.400 profissionais foram incorporados às forças de segurança, ampliando a capacidade de atendimento e resposta das instituições.
O reforço no efetivo permite ampliar a presença policial, fortalecer as ações preventivas e intensificar o enfrentamento aos crimes patrimoniais. A recomposição das equipes integra o conjunto de medidas adotadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) para reduzir os índices criminais e ampliar a proteção da população.
Outro eixo da estratégia é o investimento em ferramentas tecnológicas, como o programa Vigia Mais MT, que utiliza câmeras de monitoramento para auxiliar na identificação de veículos e pessoas relacionadas a ocorrências criminais, além de contribuir para a resposta das forças de segurança.
A integração entre monitoramento, análise de informações e atuação policial amplia a capacidade de identificação de suspeitos e oferece suporte às equipes durante as diligências. A tecnologia também fortalece o trabalho preventivo e contribui para a investigação de crimes.
-
ESPORTES7 dias atrásPrêmio TV Brasil Petrobras Para Elas anuncia finalistas à revelação
-
POLITÍCA NACIONAL7 dias atrásAndré Janones é internado na UTI por problema cardíaco após debate da Band
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Militar prende homem suspeito por tentativa de homicídio e violência doméstica
-
POLÍTICA MT7 dias atrásJúlio Neto rebate Ananias e acusa presidente do PL de ingratidão com família Campos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMax celebra inauguração do primeiro free shop de MT
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar prende dupla e recupera veículos e arma roubados de residência
-
ESPORTES5 dias atrásPrêmio TV Brasil Petrobras Para Elas anuncia finalistas entre goleiras
-
ESPORTES7 dias atrásAtletas de Livramento embarcam para Foz do Iguaçu para disputar os Jogos da Juventude CAIXA 2026


