CUIABÁ

MATO GROSSO

Laboratório de Inovação recebe sugestões para o Glossário Jurídico

Publicados

MATO GROSSO

“Eita, o que isso quer dizer?”. Essa frase é mais comum do que se imagina quando se trata da linguagem utilizada pelo Judiciário, pois há muitas pessoas que não entendem o juridiquês, isso é um fato.
 
Por isso, no final de 2022, o Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (InovaJusMT), coordenado pela magistrada Viviane Brito Rebello, lançou o Glossário de Termos Jurídicos para auxiliar no entendimento desse palavreado mais comum aos operadores do Direito.
 
O que muitos não sabem é que este glossário será atualizado com frequência e com a ajuda de todos e todas, recebendo sugestões de palavras, termos e a forma como as pessoas entendem melhor estas definições para incluir no projeto.
 
Então, se você, advogado, servidor, operador do Direito e cidadão em geral, tiver alguma sugestão para ampliar o glossário, será muito bem-vinda, afinal, esta é uma construção conjunta entre o Laboratório de Inovação do TJMT e a sociedade.
 
Todas as sugestões serão avaliadas e, então, incluídas no glossário.
 
E, para melhorar ainda mais, todo mundo que mandar uma sugestão e tiver sua ideia acatada e incluída no Glossário, receberá um selo de participação, assinado pelo TJMT e InovaJusMT.
 
Esta iniciativa é uma das pequenas grandes coisas que o InovaJusMT realiza com intuito de facilitar, aproximar e gerar acessibilidade para o cidadão no Judiciário.
 
 
Josiane Dalmagro
Laboratório de Inovação do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Turma de Câmaras Cíveis de Direito Público e Coletivo realizará sessão extraordinária dia 12
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT tem homenagens aos servidores, sessões plenárias e reuniões de comissões

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) concentra, entre terça-feira (27) e quinta-feira (29), uma série de atividades que incluem homenagem aos servidores públicos, votação de propostas nas comissões, sessões plenárias e audiências públicas. A agenda também prevê reunião da CPI da Saúde e a instalação de uma Câmara Setorial Temática (CST) voltada à cadeia produtiva do baru, além da primeira reunião da CST Indígena.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso concentra, entre terça-feira (27) e quinta-feira (29), uma série de atividades que incluem homenagem aos servidores públicos, votação de propostas nas comissões, sessões plenárias e audiências públicas. A agenda também prevê reunião da CPI da Saúde e a instalação de uma Câmara Setorial Temática voltada à cadeia produtiva do baru, além da primeira reunião da CST Indígena.

 

Segunda-feira (26)

Sem atividades até o fechamento desta edição.

 

Terça-feira (27)

Às  10 horas, a Mesa Diretora e a Secretaria de Gestão de Pessoas realizam uma solenidade em comemoração ao Dia do Servidor Público. As homenagens serão feitas no  Plenário das Deliberações Dep. Rene Barbour.

Às 10 horas, na sala Deputado Oscar Soares, 227, a Comissão de Relações Internacionais, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Institucional realiza reunião ordinária presencial e remota para discutir e votar proposições que estão sob análise da comissão.  

Leia Também:  Comarca de Nova Mutum abre inscrições para credenciamento na área de Psicologia

No mesmo horário, às 10 horas, mas na sala Deputada Sarita Baracat, 226, a reunião é da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania, Amparo à Criança, ao Adolescente, ao Idoso à Pessoa Com Deficiência.

Às 14h30, tem reunião ordinária presencial e remota da Comissões Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Ela está marcada para a sala de Reuniões das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.

Em seguida, às 16 horas, a reunião é com a Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes. Ela está marcada para a sala de Reuniões das Comissões Deputado Oscar Soares, 227. 

 

Quarta-feira (28)

Às 9 horas e às 13 horas, os deputados voltam a se reunir no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour para sessão ordinária (presencial e remota). 

Às 14 horas, a CPI da Saúde realiza reunião ordinária. A Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada para investigar atos praticados pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, ante a diversas denúncias de irregularidades em licitações no período de 2019 a 2022. A CPI foi sugerida pelo deputado Wilson Santos (PSD). Ele é o presidente da comissão. A reunião está marcada para a sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226. 

 

Quinta-feira (29) 

Às 10 horas, acontece a instalação da Câmara Setorial Temática –  CST Cadeia Produtiva do Baru.  A CST foi sugerida pelo deputado Dilmar Dal Bosco (União). Ela tem o prazo de 180 dias para propor políticas públicas voltadas ao desenvolvimento, o fortalecimento da cadeia produtiva do baru e a agregação de valor e inserção nos mercados nacional e internacional, consolidando Mato Grosso como protagonista da bioeconomia brasileira. A reunião está marcada para a sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.

Leia Também:  Turma de Câmaras Cíveis de Direito Público e Coletivo realizará sessão extraordinária dia 12

Às 14 horas, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza  audiência pública apresentação das Metas Fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) referentes ao 2º quadrimestre de 2026. A reunião será na sala das  Comissões Deputada Sarita Baracat, 226. 

Às 14 horas, a Câmara Setorial Temática – CST Indígena – realiza sua primeira reunião ordinária. Ela é de autoria do deputado e presidente da Assembleia Legislativa Max Russi (Pode). A câmara é instrumento de diálogo institucional, formulação de propostas, acompanhamento e fortalecimento das políticas públicas destinadas aos povos originários do Estado, pelo prazo de 180. 

 

Sexta-feira (30)

Ponto Facultativo em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado no Dia 28.

 

As atividades definidas na agenda podem sofrer alterações durante a semana.

 

 

 

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA