CUIABÁ

MATO GROSSO

MT Saúde e Sefaz promovem bate-papo online sobre combate ao HIV/Aids e outras infecções

Publicados

MATO GROSSO

O Instituto Mato Grosso Saúde (MT Saúde) realizará nesta quinta-feira (15.12), às 13h30, o Bate-papo online “Dezembro Vermelho: HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis”. O evento tem como público-alvo todos os servidores públicos do Estado e ocorrerá em parceria com a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT).

A ação será promovida em alusão à campanha Dezembro Vermelho – movimento que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Neste ano, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) anunciou “Equidade já” como tema da campanha, cuja mobilização é um convite para que pessoas, organizações, instituições e governos se sintam encorajados a se contrapor às desigualdades sociais que são uma barreira aos avanços para acabar com a Aids como ameaça à saúde pública até 2030. 

Para falar sobre o tema deste mês, o MT Saúde convidou a médica Giovanna Motta, especialista em ultrassonografia com atuação nas áreas geral e com doppler, credenciada ao convênio pela Clínica Imagens.

Leia Também:  Governador lança operação Amazônia de combate ao desmatamento ilegal na próxima terça-feira (7)

Servidores públicos podem se inscrever AQUI para acompanhar a conversa. Além da agenda ocorrer pelo Google Meet, ela será transmitida ao vivo pelo canal do MT Saúde no YouTube para toda a população.

Bate-papo MT Saúde

O Bate-papo online do MT Saúde é um projeto do convênio, cujos objetivos principais são informar, prevenir e cuidar dos seus beneficiários. Ele ocorre mensalmente, sempre com um assunto do momento abordado por especialistas credenciados à rede de prestadores do plano, e é transmitido ao vivo em seu canal no YouTube para a população em geral.

Entre os temas que já foram destaques, desde o seu lançamento em agosto, estão a varíola dos macacos, a saúde mental, o câncer de próstata e a prática de exercícios físicos como aliada na prevenção do câncer. Confira AQUI a playlist de todos os eventos.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Homem é denunciado por homicídio duplamente qualificado de companheira

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Inscrições para o Troféu Parlamento terminam em 9 de novembro

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA