CUIABÁ

MATO GROSSO

Escola da Magistratura: livro Justiça Digital é tema do novo programa Explicando Direito

Publicados

MATO GROSSO

O livro ‘Justiça Digital: O Acesso Digital à Justiça e as Tecnologias da Informação na Resolução de Conflitos’ foi apresentado na nova edição do programa Explicando Direito. O procurador do estado do Rio de Janeiro, professor-pós-doutor e autor do livro, Marco Antônio Rodrigues, é quem expõe o tema.
 
Segundo o escritor, esse é um assunto que acompanha o Judiciário há alguns anos, especialmente desde a eclosão da pandemia da Covid 19. “Vejam que quando a gente pensa na Covid, nós tivemos aí toda necessidade de uma estruturação rápida de uma virtualização da Justiça, buscando que o Poder Judiciário pudesse continuar exercendo suas funções no período da pandemia, em que o isolamento social exigia que não houvessem atividades presenciais. Então, nesse contexto de mudanças que aconteceram muito rapidamente, é extremamente relevante que nós falemos um pouco dos principais pontos da Justiça Digital.”
 
Ele explica ainda que falar em Justiça Digital não é puramente descrever tramitação processual por meio eletrônico. “Estamos falando de um processo que se estrutura todo em um viés de atuação eletrônica, na via digital. Então não é apenas aqui a figura dos autos processuais que estão eletronicamente, mas o juízo participa eletronicamente desse processo. As partes atuam eletronicamente, as testemunhas são ouvidas também pela via digital, por exemplo.”
 
O programa Explicando Direito é uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso que tem como objetivo desenvolver conhecimentos sobre temas jurídicos e sociais, visando ao aperfeiçoamento das relações humanas.
 
O programa está disponível no canal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no YouTube e no site da Esmagis-MT. Clique e assista à íntegra da apresentação.
 
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: Fotografia quadrada e colorida. Na lateral esquerda o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. Na parte superior central o logo do Programa Explicando Direito, a foto do convidado. Texto: Procurador e professor Marco Antônio Rodrigues. Assista agora! 8º Episódio. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Centro de Inteligência do Judiciário trabalha para combater as demandas predatórias
Propaganda

MATO GROSSO

Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364

Publicados

em

Reprodução

Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).

A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.

Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.

Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.

A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.

As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Centro de Inteligência do Judiciário trabalha para combater as demandas predatórias
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA