CUIABÁ

MATO GROSSO

Segurança de dados e bases jurídicas da LGPD são abordadas em curso de extensão do TCE-MT

Publicados

MATO GROSSO

Foto: Danilo Lobato/TCE-MT

Sob instrução dos especialistas Otávio Venturini e David Gabriel S. Joaquim, servidores públicos que lidam com dados sensíveis foram capacitados acerca dos procedimentos práticos e implantação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) nos municípios.  O curso de extensão, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), teve início nesta quinta-feira (20) e se estende ao longo desta sexta-feira (21).

Na abertura do encontro, o supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis, falou sobre eventuais conflitos entre os princípios da transparência na gestão pública e a LGPD. “As coisas evoluíram e hoje há muitas questões a serem observadas. Então, o objetivo desse curso é melhorar a qualidade do serviço público sem ferir os direitos das pessoas. Ou seja, fazer o que tem que ser feito, preservando as pessoas.”

O conselheiro destacou ainda que a proposta faz parte de uma série de capacitações que integram o planejamento estratégico da gestão do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli. Ao investir em capacitação e treinamento tanto para os servidores do Tribunal quanto para os gestores públicos, o objetivo é reduzir a ocorrência de erros, dando mais eficiência à aplicação de recursos públicos.

Leia Também:  CSMP divulga lista de inscritos
Foto: Danilo Lobato/TCE-MT

Em sua palestra, David Joaquim exemplificou ameaças sobre este tipo de informação e tratou de problemas relacionados à segurança cibernética e à adequação dos sistemas à norma, tanto na iniciativa pública quanto na privada. “Hoje abordei questões relacionadas aos diferentes tipos de dados e quais são as principais ameaças a eles e, principalmente, quando se fala da pessoa física, que é o principal foco desta norma.”

Para isso, o curso apresentou os aspectos teóricos da LGPD, com demonstração da obrigatoriedade do Poder Público municipal em realizar o tratamento dos seus dados. Além disso, expôs as etapas e ciclo de implementação e monitoramento do programa de governança em privacidade.

Foi o que explicou Otávio Venturini, ao analisar o assunto do ponto de vista jurídico. “Tratamos sobre o que deve ser feito pelas organizações, quais são os direitos do cidadão, que é o titular de dados e quais são os parâmetros para o tratamento destes dados. Para isso, precisamos entender as bases legais, os princípios jurídicos que devem ser observados no sistema de governança de privacidade.”

Leia Também:  Administração Superior reajusta auxílio e anuncia concurso de remoção

Voltada a profissionais de departamento pessoal, procuradores, gestores de contratos, processos, projetos e de segurança da informação, gerentes, supervisores, coordenadores e servidores públicos que trabalhem com dados sensíveis, a capacitação também reforçou a importância da adequação à LGPD para cumprimento de determinação legal nos termos da Lei 13.709/2018.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364

Publicados

em

Reprodução

Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).

A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.

Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.

Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.

A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.

As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Administração Superior reajusta auxílio e anuncia concurso de remoção
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA