CUIABÁ
Mais de 1,7 mil atletas irão disputar as oito modalidades da 29ª Edição do Campeonato Pixote
CUIABÁ
A abertura oficial da 29ª Edição do Campeonato Pixote, ocorrida no sábado (08), foi marcada pela maciça presença de familiares e amigos dos atletas que se apresentaram durante a cerimônia oficial realizada no Ginásio Poliesportivo Dom Aquino. Após quatro anos com as atividades suspensas, o tradicional evento esportivo promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e demais parceiros contou com grande receptividade por parte dos estudantes das redes públicas e privadas, não só da capital, como de Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger. Serão mais de 1.750 atletas que irão disputar uma das oito modalidades ofertadas nessa nova edição.
“É motivo de grande satisfação, fazer parte dessa gestão humanizada que se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Eu como gestor da pasta da Cultura, Esporte e Lazer, tenho como meta, a promoção de eventos que possibilitem o incentivo à prática esportiva. Isso contribui para a retirada de meninos e meninas das ruas. Vamos trabalhar cada vez mais para deixar marcada uma gestão que trabalha pelas pessoas e para as pessoas”, declarou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluísio Azevedo.
A cada entrada de uma equipe, o público aplaudia de pé os atletas participantes. A alegria e a motivação foram as marcas principais do evento ocorrido no último fim de semana. A mãe do atleta Davi Lucas, Maria do Socorro, conta com orgulho a paixão do filho pelo futebol. “Desde pequeno, o brinquedo preferido era a bola. Assim que teve a oportunidade, e hoje está com dez anos, ele disse que queria fazer futebol e pretende fazer carreira nessa área. Fico emocionada ao ver ele em cada competição que participa. Muito obrigada à Prefeitura de Cuiabá por essa rica oportunidade”, afirmou a mãe.
Presente ao evento de abertura dos jogos, o vereador Mário Nadaf, sempre parceiro de eventos dessa natureza, aplaudiu a iniciativa da Prefeitura em fazer essa retomada. “Existem registros que muitos atletas que começaram no Pixote, hoje são grandes personalidades do estado. Isso não impede que novas figuras possam ser reveladas”, comentou o vereador.
Como forma de homenagear, personalidades que contribuíram com o esporte mato-grossense, placas de homenagens foram entregues como forma de gratidão. “Isso é pouco pelo tanto que essas pessoas fizeram e alguns ainda fazem pelo esporte”, pontuou Aluísio.
Dentre os homenageados, o professor Antônio Duarte representou a todos e disse que a melhor forma de retribuir tamanha gentileza, é resumir o ato em uma única palavra, gratidão. “Sou muito grato por tamanho reconhecimento”, agradeceu.
Nesta edição, o campeonato contará com competições em modalidades esportivas com faixa etária entre 5 e 14 anos, são elas: voleibol, basquetebol, futebol, handebol, futsal, judô, natação e xadrez. Os atletas vão disputar nas categorias Pixote (5 e 6 anos), Mamadeira (7 e 8 anos), Fraldinha (9 e 10 anos), Mirim (11 e 12 anos) e Infantil (13 e 14 anos).
O campeonato desse ano também traz mais uma novidade, a inclusão de atletas com deficiência que participarão das modalidades paralímpicas. Poderão competir estudantes da rede municipal, estadual e particular de ensino, além dos clubes, desde que façam o credenciamento.
Sua última edição foi realizada em 2018, com disputas em quatro modalidades, reunindo crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, com equipes masculinas e femininas de futebol.
o Pixote retoma as atividades com o objetivo de promover a integração social e o desenvolvimento integral dos jovens e adolescentes, por meio do incentivo da prática desportiva. Os jogos serão realizados no período de 10 de outubro a 10 de novembro.
“O Campeonato Pixote que teve início em 1986, se tornou uma das mais famosas e tradicionais competições infanto-juvenil da grande Cuiabá. Após não ser realizado nos últimos anos, estamos resgatando essa competição incentivando e apoiando os nossos pequenos esportistas. Neste sentido, a atual gestão de Cuiabá procurando sempre a humanização e a valorização do esporte e incentivando nossos futuros campeões, vem resgatar e reestruturar o Campeonato Pixote”, finalizou o secretário Aluízio Leite.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
Primavera do Leste6 dias atrásCavalgada da Expo Primavera reúne tradição, cultura e comitivas de toda a região
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste realiza leilão com 40 lotes de veículos, máquinas e sucatas
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrimavera do Leste participa de capacitação nacional para fortalecer implantação da Farmácia Viva
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrimavera do Leste realiza primeiro evento dedicado às mães atípicas
-
Sinop4 dias atrásPrefeitura de Sinop inicia atendimentos do CRAS no Alto da Glória nesta quinta-feira (20)
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura articula com DNIT avanços para acesso a indústrias em Primavera do Leste
-
Rondonópolis5 dias atrásCrianças da CMEI Vanier conhecem a cultura das cinco regiões do Brasil
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrefeitura inicia recapeamento da Avenida Florianópolis após mais de 10 anos de espera


