CUIABÁ

MATO GROSSO

Dia da Árvore: Verde Novo leva conscientização por meio do plantio a estudantes de escola em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

O Dia da Árvore, celebrado nesta quarta-feira (21 de setembro), foi lembrado com plantio do Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, na Escola Municipal de Educação Básica Ten. Octacílio Sebastião da Cruz, no bairro CPA 3, em Cuiabá. As crianças aprenderam sobre conscientização a respeito da preservação da natureza, na teoria e prática.
 
Além do Dia da Árvore, o dia 21 de setembro também é o início da Primavera, a estação das flores e que simboliza a vida. E foi justamente sobre a importância da árvore que o aluno Matheus Pinheiro da Cruz, de apenas seis anos, já entende o que significa plantar uma árvore e cuidar da natureza. Esta foi a primeira vez que ele plantou uma muda e estava todo feliz.
 
“É importante cuidar da árvore porque ela dá sombra, flor, fruto e ainda ajuda a gente a respirar. Eu achei muito legal plantar a árvore e depois a gente tem que cuidar dela, cuidar da natureza”, afirma.
 
Aos cinco anos, Ayla Cristina Santos Duarte estava atenta à palestra e na hora de plantar a muda, já sabia como fazer. “A gente coloca a planta no buraco [berço], coloca a terra, aperta a terra e depois joga a água. Isso é para a natureza e se nascer um caju, tem que esperar ficar maduro para a gente poder comer. A gente tem que plantar árvores e cuidar da natureza”, ensina.
 
É essa conscientização ambiental despertada nas crianças que faz com que os ensinamentos sejam levados para casa e para a vida de cada um dos alunos e alunas.
 
A coordenadora da Escola Claudenir Izabel Gonsales explica que já é realizado projeto de preservação ambiental em sala de aula e que essa parceria com o projeto Verde Novo vem complementar o ensino. “Essa é a importância para as crianças, desde pequenas, tornar um projeto micro em uma ação marco que estamos realizando hoje com o Verde Novo. As crianças estavam bastante entusiasmadas porque já estão percebendo a importância da preservação do meio ambiente”, conta.
 
A engenheira florestal do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), Rosiani Mendes Carnaíba afirma que levar esse tipo de conhecimento para crianças, com a participação deles no plantio é muito importante. “Hoje, em alusão ao Dia da Árvore estamos em uma escola, realizando palestra de conscientização com as crianças sobre os benefícios de uma árvore e levando para eles para eles esse conhecimento e também trabalhamos a oficina de plantio. Além de falar sobre os benefícios que uma árvore nos traz, nós proporcionamos a eles fazer esse plantio, colocar realmente a mão na terra, fazer com que eles saibam qual é a espécie que eles vão plantar e qual benefício vai trazer pra escola, pro ambiente.”
 
Segundo Rosiani, várias crianças já possuem esse conhecimento e que as ações realizadas pelo Verde Novo despertam ainda mais a conscientização. “Temos visto nas inúmeras iniciativas que temos realizado que essa atitude de fazer o plantio, de querer cuidar da muda que eles plantaram naquele dia, de saber que elas precisam de água, de regar, saber que precisam de cuidados para manutenção, pra que aquela árvore venha crescer e desenvolver de forma correta.”
 
Especialmente para este dia, os estudantes apresentaram uma música sobre a árvore. O professor de Artes, Fernando Reis disse que através da música as crianças aprendem de forma mais fácil. “Podemos fazer o bem através da música, levar esse conhecimento para todas as crianças, que transmitem às suas famílias através dessa didática. Com as aulas de música e datas comemorativas a gente leva adiante o conhecimento para todas essas crianças formando cidadãos e cidadãs mais conscientes”, comenta o professor.
 
Programação – O Verde Novo preparou um cronograma especial durante esta semana para comemorar o Dia da Árvore:
 
Dia 21/09 (quarta-feira) às 14h
Distribuição de mudas para os colaboradores da MTI (Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação)
Rua C, nº 784, Centro Político Administrativo
 
Dia 23/09 às 9h e às 14h
Plantio de mudas e Projeto Rebojando na Emeb Senador Darcy Ribeiro
Rua 18, Quadra 17, s/nº, bairro Jardim Industriário
 
Dia 21/09 (quarta-feira) às 10h
Shopping Pantanal – Distribuição de 2.000 mudas
Shopping Estação – Distribuição de 1.000 mudas
 
Verde Novo – É um projeto da Justiça estadual, coordenado pelo Juvam, com cooperação técnica do Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde, e conta ainda com o patrocínio do Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O Verde Novo envolve também parceria com a TV Centro América e a Concessionária de Energia Energisa na divulgação das ações.
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: Foto 1: Imagem horizontal colorida. Palestra realizada pela engenheira florestal. Ela está em pé e segura uma muda de planta. As crianças estão em frente, sentadas no chão prestando atenção. Foto 2: Aluno Matheus está agachado em frente a uma muda plantada. Ele usa uniforme da escola, segura as folhas da planta e sorri para foto. Foto 3: Vários alunos em volta de uma muda de planta enquanto um deles usa um regador. Foto 4: Alunos estão enfileirados embaixo de uma árvore fazendo a apresentação musical. Do lado esquerdo da foto está o professor Fernando, em pé, segurando o violão.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Operações apuram esquema de fraudes ambientais virtuais em MT
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova projetos de apoio à agricultura familiar, saúde e educação em sessão ordinária

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (21), projetos voltados à agricultura familiar, saúde, educação e assistência social. Entre os destaques estão medidas de apoio aos produtores de queijo artesanal e à cadeia do leite.

Uma das principais discussões envolveu o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 5/2026 , de autoria de Gilberto Cattani (PL), que susta os efeitos de decreto do Poder Executivo relacionado à regulamentação de produtos lácteos artesanais. Segundo o parlamentar, as regras dificultam a atividade das pequenas queijarias e aumentam os custos de comercialização.

Em entrevista concedida antes da sessão, Cattani afirmou que a regulamentação promoveu uma redistribuição tributária que estaria “penalizando os artesanais, ou seja, o pequeno produtor, a pequena queijaria, e beneficiando as grandes indústrias”. O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União), chegou a pedir vista da proposta, mas devolveu a matéria durante a sessão, permitindo sua aprovação por unanimidade. Da mesma forma, foi aprovado o PDL nº 1/2026 , também de Cattani, que susta a obrigação de envio mensal de dados sobre produção, industrialização e comercialização por agroindústrias familiares e de pequeno porte. 

O plenário aprovou ainda, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) nº 554/2025 , que altera critérios de representatividade dos produtores na administração do Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança Alimentar do Leite. 

Leia Também:  Secretaria de Segurança realiza operação de combate a delitos e ações criminosas

Por outro lado, foi rejeitado o PL nº 347/2022 , de autoria de Gilberto Cattani, que buscava facilitar o acesso à posse e ao porte de armas de fogo para mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas judiciais. Com a rejeição, a proposta segue para arquivamento. A matéria tinha parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Saúde e educação— Entre as matérias incluídas na ordem do dia, os deputados aprovaram, em primeira votação, o PL nº 336/2026 , de Fábio Tardin (Pode), que garante a oferta de toucas hipotérmicas para reduzir a queda de cabelo de pacientes submetidos à quimioterapia na rede estadual. 

Na área de educação, o plenário aprovou o PL nº 1888/2025 , de Janaina Riva (MDB), que prevê a inclusão da carne suína na merenda escolar, com alternativa para estudantes com restrições alimentares. Foi acatada a Emenda nº 1 à proposta. Os deputados também aprovaram o PL nº 1975/2024 em segunda votação. A proposta institui uma campanha de desconexão das telas digitais, incentivando a redução do uso excessivo de celulares e redes sociais. “O nosso objetivo agora é criar uma campanha de desconexão das telas digitais e reforçar o trabalho que a escola vem fazendo, principalmente nas atividades extracurriculares”, afirmou Silva.

Leia Também:  Dupla é presa pela PM com dois quilos de maconha e porções de cocaína

Outras deliberações— Entre os projetos aprovados estão ainda o PL nº 4/2025 (segunda votação), de Eduardo Botelho (União), que institui a Política Estadual de Combate à Fome; o PL nº 619/2026 (primeira votação), de Max Russi (Podemos), que cria o Dia Estadual do Professor Indígena; e o PL nº 175/2025 (segunda votação, nos termos do Substitutivo nº3 ), também de Russi, sobre conectividade em comunidades indígenas e quilombolas.

Também foi aprovado, em primeira votação, o PL nº 1123/2026 , do Executivo, que autoriza a doação à União da Gleba Pelissoli II, em Santa Terezinha, para fins de regularização fundiária. 

Já o PL nº 795/2026 , que autoriza a contratação de empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal, foi retirado de pauta a pedido da liderança do governo. Também houve pedido de vista de Wilson Santos (PSD) em proposta que altera a delimitação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA