Eleições 2022
Gilberto Figueiredo faz grande carreata em Cuiabá
MATO GROSSO
Ex-secretário estadual de saúde continua mobilizações esta semana com reuniões no interior do estado e em bairros da Capital
O candidato a deputado estadual, Gilberto Figueiredo (UB) realizou na tarde do último sábado (17) uma grande carreata com apoiadores em Cuiabá. No ato político, a caravana do Gilberto, seguido por mais de 250 veículos, entre carros e motos, percorreu as principais avenidas da capital, tais como: Avenida do CPA; Getúlio Vargas e Miguel Sutil, concluindo o trajeto na Arena Pantanal.
“É preciso agradecer a todos que se dispuseram a participar, nossos amigos, amigas que seguiram a nossa carreata e motociata. Seguimos firmes e fortes, cantando o nosso hino por Cuiabá, por Mato Grosso. Está sendo uma caminhada linda demais. Me emocionei em muitos momentos, ver esse engajamento das pessoas só me dá energia para continuar na luta para poder representar cada um dos mato-grossenses na Assembleia Legislativa”, declarou Gilberto.
Gilberto Figueiredo ressaltou ainda que os apoios estão crescendo a cada dia. “É uma sensação maravilhosa, estou muito feliz com todo esse apoio vindo da população. Tenho certeza que conseguiremos atingir nosso objetivo”, afirma.

Esta semana, Gilberto também dá continuidade à agenda de compromissos de encontros e reuniões na capital e no interior, com a presença de lideranças e apoiadores locais. Nesta segunda-feira (19), visitou os bairros do Porto e Paiaguás. Na terça (20), ele estará em Colíder e em Nova Canaã do Norte, e na quarta (21), em Nova Mutum. O candidato fecha a série de encontros em Cuiabá nos bairros Imperial e Planalto, na quinta-feira (22).
Gilberto Figueiredo
Candidato a deputado estadual, Gilberto Figueiredo foi secretário estadual de saúde de Mato Grosso entre 2019 e 2022, além de ter sido também vereador por Cuiabá entre 2016 e 2018. Antes disso, ele já havia atuado como secretário municipal de educação em Cuiabá, entre 2013 e 2016, durante a gestão do então prefeito da Capital, Mauro Mendes.
Figueiredo também foi diretor Regional do Senai-MT por 12 anos – entre 2004 e 2016 –, sendo a mais longa direção na história do Estado. Sob seu comando, a instituição também foi eleita a melhor do Brasil, se consagrando campeã do ranking nacional de desempenho do Senai por cinco anos consecutivos.

Fonte: Eleições 2022
MATO GROSSO
ALMT aprova projetos de apoio à agricultura familiar, saúde e educação em sessão ordinária
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (21), projetos voltados à agricultura familiar, saúde, educação e assistência social. Entre os destaques estão medidas de apoio aos produtores de queijo artesanal e à cadeia do leite.
Uma das principais discussões envolveu o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 5/2026 , de autoria de Gilberto Cattani (PL), que susta os efeitos de decreto do Poder Executivo relacionado à regulamentação de produtos lácteos artesanais. Segundo o parlamentar, as regras dificultam a atividade das pequenas queijarias e aumentam os custos de comercialização.
Em entrevista concedida antes da sessão, Cattani afirmou que a regulamentação promoveu uma redistribuição tributária que estaria “penalizando os artesanais, ou seja, o pequeno produtor, a pequena queijaria, e beneficiando as grandes indústrias”. O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União), chegou a pedir vista da proposta, mas devolveu a matéria durante a sessão, permitindo sua aprovação por unanimidade. Da mesma forma, foi aprovado o PDL nº 1/2026 , também de Cattani, que susta a obrigação de envio mensal de dados sobre produção, industrialização e comercialização por agroindústrias familiares e de pequeno porte.
O plenário aprovou ainda, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) nº 554/2025 , que altera critérios de representatividade dos produtores na administração do Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança Alimentar do Leite.
Por outro lado, foi rejeitado o PL nº 347/2022 , de autoria de Gilberto Cattani, que buscava facilitar o acesso à posse e ao porte de armas de fogo para mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas judiciais. Com a rejeição, a proposta segue para arquivamento. A matéria tinha parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Saúde e educação— Entre as matérias incluídas na ordem do dia, os deputados aprovaram, em primeira votação, o PL nº 336/2026 , de Fábio Tardin (Pode), que garante a oferta de toucas hipotérmicas para reduzir a queda de cabelo de pacientes submetidos à quimioterapia na rede estadual.
Na área de educação, o plenário aprovou o PL nº 1888/2025 , de Janaina Riva (MDB), que prevê a inclusão da carne suína na merenda escolar, com alternativa para estudantes com restrições alimentares. Foi acatada a Emenda nº 1 à proposta. Os deputados também aprovaram o PL nº 1975/2024 em segunda votação. A proposta institui uma campanha de desconexão das telas digitais, incentivando a redução do uso excessivo de celulares e redes sociais. “O nosso objetivo agora é criar uma campanha de desconexão das telas digitais e reforçar o trabalho que a escola vem fazendo, principalmente nas atividades extracurriculares”, afirmou Silva.
Outras deliberações— Entre os projetos aprovados estão ainda o PL nº 4/2025 (segunda votação), de Eduardo Botelho (União), que institui a Política Estadual de Combate à Fome; o PL nº 619/2026 (primeira votação), de Max Russi (Podemos), que cria o Dia Estadual do Professor Indígena; e o PL nº 175/2025 (segunda votação, nos termos do Substitutivo nº3 ), também de Russi, sobre conectividade em comunidades indígenas e quilombolas.
Também foi aprovado, em primeira votação, o PL nº 1123/2026 , do Executivo, que autoriza a doação à União da Gleba Pelissoli II, em Santa Terezinha, para fins de regularização fundiária.
Já o PL nº 795/2026 , que autoriza a contratação de empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal, foi retirado de pauta a pedido da liderança do governo. Também houve pedido de vista de Wilson Santos (PSD) em proposta que altera a delimitação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT


