CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá participa do 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, participou, no último fim de semana, do 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, sediado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
O evento faz parte da virada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de autoria da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030, composta por 17 propósitos, que têm como meta primordial a erradicação da pobreza e a proteção mundial dos recursos naturais, respectivamente, por meio do debate entre gestores públicos, acadêmicos, organizações da sociedade civil e o setor privado.
O titular da Secretaria, Renivaldo Nascimento, destacou a importância do encontro para o município. Segundo ele, uma das premissas da gestão Emanuel Pinheiro é a construção de uma Cuiabá moderna, pautada pela busca relativa do equilíbrio entre a convivência humana e os ecossistemas. “A cada dia que passa, o nome da nossa querida cidade tem chegado aos quatros cantos do mundo, servindo, na maioria dos casos, como parâmetro para o desenvolvimento eficiente de políticas públicas. Essa participação apenas reforça a mensagem que é emitida diariamente à população, de cuidado e respeito para com o meio ambiente”, disse o gestor.
A secretária-adjunta de Meio Ambiente, Ana Paula Morelli, esteve presente no evento e fez um breve balanço acerca dos apontamentos propostos, voltados ao debate de proposições no âmbito econômico, social e ambientais. “Os municípios tem trabalhado na elaboração de uma urbanização melhor em prol da população, seguindo as diretrizes da ONU. Lá tivemos a oportunidade de ver qual é o nosso (capital) status atual à nível nacional, bem como aquilo que podemos melhorar e inovar também, caminhando lado a lado, daqui para frente, com a sustentabilidade, um anseio do prefeito Emanuel Pinheiro”, frisou.
O gestor de Desenvolvimento Sustentável do Executivo Municipal e coordenador da Agenda Cuiabá 2030, Alex de Deus, celebrou a conquista de parcerias internacionais e nacionais de apoio aos projetos locais. “Fechamos contatos com um representante da União Europeia, que sinalizou a vinda para Cuiabá nos próximos dias e a organização ‘Cities 40’, com foco no atendimento de grandes metrópoles. Essas entidades irão auxiliar no desenvolvimento sustentável da capital”, disse.
Atualmente, as ações voltadas ao Planejamento Estratégico, a chamada Agenda Cuiabá 2030, seguem a todo vapor, atendendo aos ODS,169 metas e os 10 princípios do Pacto Global da ONU, que estabelece estratégias de planejamento nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção no município.
Esteve presente também, o secretário de Planejamento, Eder Galiciani e demais membros do staff.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA4 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA14 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis



