CUIABÁ
Sugestão de pauta: Lavagem das escadarias da igreja do Rosário e São Benedito ocorre neste sábado (25)
CUIABÁ
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer convida a todos para a 6ª edição da tradicional lavagem das escadarias da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que será realizada neste sábado (25), no Centro Histórico de Cuiabá. A programação começa a partir das 5h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC).
A celebração afro-cultural simboliza a paz e a fraternidade, reverenciando a ancestralidade e ao santo negro São Benedito. “A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer faz questão de estar presente neste evento tão rico e cheio de diversidades. A lavagem é um evento que integra as ações culturais da cidade e cumpre muito bem seu papel no que tange a inclusão de várias culturas e vertentes religiosas. Estamos felizes em apoiar esta celebração que já está em sua 6ª edição”, disse o secretário Aluízio Leite.
O evento consta no calendário oficial de eventos culturais do município de Cuiabá (lei 6.304 de 28 de setembro de 2018) e está em processo de registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MT). Na última edição, a celebração reuniu cerca de 900 pessoas durante a caminhada com cânticos, louvores e hinos religiosos, toque de tambores, xequeres, danças e água de cheiro.
Confira a programação:
25/06
5h – Abertura (MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, Rua 07 de setembro, Nº 349, Centro)
5h45 – Café da manhã
6h30 – Entrega das quartinhas
7h – Início do deslocamento para a igreja (São Benedito)
8h – Concentração
9h – Início da Caminhada “Por uma Cultura de Paz”
12h – Encerramento
12h15 – Recolhimento do patrimônio (quartinhas, vassouras e adornos)
12h30 – Deslocamento para o clube
13h – Feijoada de confraternização
17h – Encerramento do evento
Serviço:
Assunto: lavagem das escadarias da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Data: Sábado (24)
Onde: Centro Histórico
Horas: A partir das 5h
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaina Riva classifica Osvaldinho Amorim como “diamante a ser lapidado” na política de Leverger
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça combate a incêndio na região das Furnas
-
Primavera do Leste3 dias atrásAmbulatório de Feridas de Primavera do Leste registra 21 atendimentos e cinco altas por cicatrização completa
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
-
Sinop2 dias atrásDia da Árvore: cerca de 560 pessoas participam de programação especial no Parque Florestal de Sinop
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste recebe noite especial de música e cultura com o “Primavera In Concert”
-
Sinop6 dias atrásSinop amplia oferta habitacional com entrega de 796 casas; novo bairro será entregue nesta quarta (16)
-
Sinop3 dias atrásParque Florestal de Sinop recebe programação especial neste sábado (19) em comemoração ao Dia da Árvore


