MATO GROSSO
“Há muitos anos esperávamos por isso e vai melhorar atendimento e ensino de nossos alunos”, destaca secretária de Educação de Poconé em entrega de 78 novos ônibus escolares
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, entregaram nesta segunda-feira (30.05) 78 novos ônibus escolares, contemplando 39 municípios de todas as regiões de Mato Grosso. O transporte vai atender aos alunos das áreas rurais, oferecendo mais segurança para crianças e adolescentes que dependem dessa locomoção para estudar.
Os veículos fazem parte do programa de renovação da frota do transporte escolar rural, que prevê a entrega de 600 unidades até o fim de 2022. No primeiro semestre, trezentos ônibus deverão ser entregues. O investimento é da ordem de R$ 218 milhões e atenderá aos 141 municípios do estado.
O governador Mauro Mendes falou sobre os desafios que o Estado vem enfrentando para elevar a qualidade da educação, destacando a importância de ter criado uma estratégia para promover essa transformação.
“Nós criamos uma estratégia que está sendo implementada e ela passa necessariamente pela melhoria da infraestrutura, então, quando compramos ônibus e entregamos aos prefeitos, melhoramos as escolas e investimos para que o ambiente escolar seja diferente, estamos investindo para que os alunos possam sair de suas casas, nos diversos cantos e cheguem até a escola, de forma adequada e garantam sua aprendizagem”, destacou.
A prefeita de Alto Taquari, Marilda Garofolo Sperandio, veio receber as chaves de dois ônibus escolares e vê a iniciativa como uma motivação para cerca de 550 estudantes que serão beneficiados.
“Vamos poder melhorar a qualidade de vida dos alunos, pois são ônibus modernos, equipados com ar-condicionado. É um incentivo a mais para o aluno estar no banco da escola e com isso eles vão sendo mais motivados a ficar na escola. Era o que estava precisando para fechar com chave de ouro tudo isso que está sendo proporcionado para a nossa educação”, comemorou.
O prefeito em exercício de Juara, Valdinei Holanda de Moraes, reforçou o auxílio que a chegada dos ônibus traz ao seu município. “Para nós, receber esses ônibus é de suma importância. Vai ao encontro da necessidade da nossa cidade, que tem uma extensão territorial muito grande, muitas linhas de ônibus e precisa desse cuidado e atenção com nossas crianças”, afirmou.
A secretária de Educação de Poconé, Ornella Proença Falcão, explicou que seu município também tem uma área geográfica extensa e hoje tem 56 rotas de transporte escolar para atender, necessitando muito da melhoria da frota, que não era renovada há mais de 10 anos. “Há muitos anos não recebíamos veículos novos e estávamos esperando por isso. Começamos a receber esse ano e isso vai sanando a problemática do transporte escolar que enfrentamos, melhorando o ensino de nossos alunos”, disse.
O secretário Estadual de Educação, Alan Porto, explicou que as entregas são parciais por seguir um cronograma que depende tanto da fabricação dos ônibus, como do atendimento à parte burocrática dos contratos, mas a expectativa é de que até o mês de setembro os 600 ônibus cheguem aos municípios, garantindo muito mais do que o transporte de alunos.
“Tenho certeza que com esses novos ônibus que estão chegando às prefeituras, vamos trazer uma melhora significativa na qualidade de vida e no aprendizado dessas 89 mil crianças das áreas rurais que atendemos em todos os municípios”, finalizou o secretário.
Acompanharam a entrega os senadores Fabio Garcia e Wellington Fagundes, o deputado federal Neri Geller, os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Nininho, Dr. Gimenez, Janaina Riva, Thiago Silva, Max Russi, Dr.João, além de secretários de Estado, prefeitos e autoridades municipais.
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


