MATO GROSSO
Dirigente nacional da CDL destaca ações do Estado: “MT tem elevado o nome do nosso país”
MATO GROSSO
O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José Costa, afirmou que as medidas tomadas pelo Governo de Mato Grosso – como equilibrar as contas e reduzir impostos – têm beneficiado todo o setor.
A declaração foi dada durante jantar promovido pela Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL-MT), na noite de terça-feira (24.05), que contou com a presença do governador Mauro Mendes.
“Fico orgulhoso vendo esses números de Mato Grosso, essas ações diferentes do que vemos em outros lugares. Mato Grosso tem elevado o nome do nosso país. Isso mostra trabalho, eficiência, dinamismo. Mostra a valorização desse setor que tanto trabalha e gera emprego”, pontuou.
De acordo com o presidente da FCDL-MT, David Pintor, a redução de impostos teve impacto positivo direto para todos os lojistas mato-grossenses.
No início do ano, foi reduzido o ICMS de itens como energia elétrica (de 27% para 17%), telecomunicações (de 30% para 17%), gás industrial (de 17% para 12%) e diesel (de 17% para 16%). Ao todo, mais de 140 impostos e taxas foram reduzidos ou isentados na atual gestão.
“Reconhecemos o trabalho do Governo do Estado em reduzir o ICMS nos últimos meses. Isso trouxe impacto positivo para a nossa sociedade e para os nossos empresários. Todos consomem energia, consomem o combustível e fomos automaticamente impactados dentro das nossas empresas. Temos um estado competitivo agora” declarou.
Além da redução de impostos, o setor também comemorou a criação do fundo garantidor no valor de R$ 100 milhões, que permitirá aos pequenos e micro empresários obterem linhas de crédito nos bancos tendo o Estado como avalista.
“São projetos como esse que trazem riqueza para todos. É usar o crédito como uma das grandes molas propulsoras do crescimento”, destacou o presidente do SPC Brasil, Roque Júnior.
Também estiveram no evento: o senador Wellington Fagundes, a senadora Margareth Buzetti, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco e o presidente da CDL Cuiabá, Célio Fernandes.
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis7 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Rondonópolis7 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: passeio ciclístico Ciclo Festeja será realizado nesta segunda-feira (7)
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura realiza live orientativa aos inscritos para o Torneio de Pesca


