CUIABÁ

MATO GROSSO

SES abre inscrição para primeira turma do curso de especialização em hansenologia

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-MT), lança o Edital de Seleção do Curso de Especialização em Hansenologia, cujo objetivo é formar profissionais médicos especialistas em Hansenologia.

Essa é a primeira capacitação prevista no Termo de Cooperação Técnica para a realização do Curso de Especialização em Hansenologia, assinado este ano entre a SES-MT e a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH).

A inscrição poderá ser feita até o dia 24 de maio por meio deste link. Para essa primeira turma, são ofertadas 20 vagas destinadas aos médicos com especializações apontadas no edital e que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) nas redes municipais, estadual e federal de Saúde pública.

Para a diretora da ESP-MT, Silvia Tomaz, a medida é importante para o Estado de Mato Grosso, que é considerado hiperendêmico para a hanseníase e ocupa a 1ª posição no país com o maior número de casos da doença.

De acordo com as áreas técnicas da SES, o SUS precisa de 60 médicos com essa formação acadêmica para atuar no diagnóstico e reabilitação da hanseníase em Mato Grosso.

Leia Também:  Projeto de identificação infantil da Politec é finalista em prêmio nacional de inovações públicas

“Essa parceria ocorre em um momento em que a Escola de Saúde Pública retoma suas ações educacionais de especializações após a pandemia, com o objetivo de formar e qualificar os médicos para atender essa demanda” explicou Silvia.

A ação engloba, de forma conjunta, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) e o Laboratório Central do Estado (Lacen) sob o acompanhamento das áreas técnicas da Coordenadoria de Atenção às Doenças Crônicas e Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Bombeiros controlam incêndio em caminhão na rodovia BR-070

Publicados

em

Imagem CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta quinta-feira (8.10), um incêndio em um caminhão na rodovia BR-070, na zona rural de Cáceres (a 217 km de Cuiabá).

A equipe da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (2ª CIBM) foi acionada pelo telefone de emergência 193, por volta de 07h15, para a ocorrência nas proximidades da Serra do Mangaval.

Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que o fogo já estava controlado. Segundo o motorista, ao perceber uma intensa fumaça saindo da região do motor, ele estacionou o caminhão em um local seguro e desligou o veículo.

Em seguida, os militares realizaram o combate direto aos focos remanescentes e o resfriamento do compartimento do motor,  com o objetivo de eliminar possíveis pontos de calor e prevenir reignição.

Não houve registro de feridos.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  II Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas: Desenvolvimento e Sustentabilidade será realizado em Cuiabá
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA