CUIABÁ

MATO GROSSO

Polícia Civil conversa com novos juízes e apresenta ações realizadas em parceria entre Instituições

Publicados

MATO GROSSO

Membros da Polícia Judiciária Civil (PJC) visitaram os juízes substitutos que se preparam para assumir comarcas no interior do Estado neste mês de maio. O delegado metropolitano de Cuiabá, Wagner Bassi, juntamente com o coordenador de tecnologia da Polícia, Fábio Ferreira, falaram sobre a importância do relacionamento entre as instituições e também sobre as parcerias que já existem a fim de ofertar cada vez mais serviços eficientes à população do Estado.
 
Dentre os produtos apresentados está o Botão do Pânico e o aplicativo SOS Mulher. Essas ferramentas estão disponíveis em quatro cidades Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres, locais onde a Polícia Militar consegue dar atendimento 24 horas.
 
“No site, a mulher vítima de violência pode adicionar vídeo e áudio do ocorrido. Ali ela também pede medida protetiva, que cai direto para o magistrado, na tela do programa utilizado pelo Judiciário, o Processo Judicial Eletrônico (PJe). Com o aplicativo, a mulher que corre perigo consegue mostrar para o PM que ela está protegida do agressor”, explicou Fábio Ferreira. Segundo o técnico, desde o início da parceria, já foram deferidas 3.300 medidas protetivas com acesso ao botão do pânico e 178 acionamentos. “Somente em abril tivemos 30 acionamentos, ou seja, possíveis vítimas de feminicídio que foram salvas.”
 
Vagner Bassi complementou informando que “o botão do pânico foi integralmente desenvolvido pela Polícia Civil de Mato Grosso, é um dos melhores do país, extremamente eficiente e está concorrendo ao prêmio Innovare. Ele funciona com muita celeridade e, desde que é acionado, em 24h, o pedido já está com o juiz.”
 
Ele apontou ainda que o papel dos juízes no interior do Estado é extremamente importante para o desenvolvimento de bons trabalhos de ambas as instituições ainda que a Polícia Civil sempre busca ter essa proximidade com os magistrados. “O juiz, que está próximo da sociedade, é quem acompanha o crescimento ou diminuição da criminalidade local e quem saberá a importância das decisões a serem tomadas. É importante ressaltar que somos um braço parceiro.”
 
Os dois técnicos foram apresentados pelo juiz Moacir Tortato que, na ocasião, afirmou a necessidade de as instituições trabalhar em conjunto. “Temos que entender que cada um de nós desempenha um papel dentro do sistema de Justiça. Pela minha experiência, temos que presar sempre pelo relacionamento, cada um na sua função, mas sempre com atendimento igualitário às instituições.”
 
A PJC trouxe também informações de outros sistemas como o Geia e o Inquérito, que está 100% virtual e integrado ao PJe. Atualmente a PJC tem 13 ferramentas em pleno funcionamento, além de outras 60 em desenvolvimento. A visita foi realizada no dia 28 de abril, pela manhã, durante a aula do Curso Oficial de Formação Inicial.
 
 
 
Nos links abaixo, assista a matérias correlatas.
 
 
 
 
 
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
 
Descrição das imagens: Foto1 – imagem retangular colorida. Professor vestido de terno preto e camisa branca fala com alunos, sentados em frente a ele. Ao fundo membros da PJC, servidores da Esmagis e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação.
 
 
Keila Maressa/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador em exercício destaca papel fundamental dos servidores para a eficiência do Estado
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  "Me sinto realizado; só as mortes que estamos evitando na BR-163 faz todo o esforço valer a pena", afirma governador

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA