CUIABÁ
Cuiabá 303 anos: Alunos de escola Estadual e Municipal prestigiam espetáculo Cuiabá em Cena e desfile Afro e Indígena
CUIABÁ
Os alunos da Escola Estadual Alcebíades Calhao e da Escola Municipal Dejani Ribeiro Campos prestigiaram na tarde desta segunda-feira (18), o espetáculo Cuiabá-MT em Cena e os desfiles culturais Afro e Indígena realizados no Cine Teatro Cuiabá. A programação foi idealizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em comemoração ao aniversário de 303 anos da Capital.
A superintende da Academia de Artes Ciências e Letras do Brasil (Acilbras) e coordenadora da ação, professora Jacy Proença, destacou sobre a importância do resgate histórico e da representatividade por meio das apresentações. “Quando propusemos isso o secretário Aluízio Leite de pronto acatou a proposta, porque estamos em comemoração aos 303 anos da nossa cidade, que possui uma história muito rica e diversa. Cuiabá é um espectro da diversidade, além da composição dos povos originários daqui, dos indígenas, do povo negro, dos colonizadores portugueses, da influência espanhola e mais recentemente a vinda de vários povos de diversos continentes. Então, Cuiabá acolheu todas essas pessoas e é importante a gente trazer isso para uma reflexão junto aos nossos alunos para que eles compreendam que a diversidade é a nossa riqueza”, declarou Jacy.
O espetáculo Cuiabá-MT em Cena, com Edmilson Maciel e Cia, faz um resgate histórico cultural, reunindo música, teatro e dança com apresentações típicas da capital, como o rasqueado. “Esse espetáculo em poucos minutos e de forma muito simplória mostra o que temos de beleza, o valor da nossa história e o desenvolvimento de Cuiabá, o rasqueado, o siriri, o cururu, a religiosidade do nosso povo, tudo isso é representado. Percebemos o esforço da Secretaria Municipal de Cultura em querer reinventar e fazer a coisa acontecer por meio de várias ações”, explicou Edmilson.
Durante o desfile Indígena, cinco modelos expuseram as pinturas, peças e acessórios inspirados na etnia Kurâ Bakairi. “As cinco modelos voluntárias apresentaram um pouco da nossa pintura, do grafismo do meu povo. Mato Grosso é o segundo estado com mais povos indígenas, então é muito importante que esse trabalho seja apresentado para mostrar a nossa diversidade cultural”, pontuou Caroline Taukani, uma das idealizadoras do desfile.
Já para o desfile de moda Afro, dez modelos apresentaram looks para dia a dia representando e destacando a cultura africana. “Para nós como empreendedoras no ramo do afro brasileiro é uma honra participar do desfile, agradecemos a Secretaria Municipal de Cultura pela iniciativa. Atualmente trabalhamos com a comercialização de roupas e acessórios africanos voltados para dia a dia, que vai trazer uma alegria e mudar o seu dia”, comentou a empreendedora, Jamilla Santos, uma das responsáveis pelo desfile.
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
Rondonópolis7 dias atrásEstudantes de Rondonópolis são premiados em concurso de desenho e redação
-
Primavera do Leste6 dias atrásCavalgada da Expo Primavera reúne tradição, cultura e comitivas de toda a região
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste realiza leilão com 40 lotes de veículos, máquinas e sucatas
-
Rondonópolis5 dias atrásCrianças da CMEI Vanier conhecem a cultura das cinco regiões do Brasil
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrimavera do Leste realiza primeiro evento dedicado às mães atípicas
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrimavera do Leste participa de capacitação nacional para fortalecer implantação da Farmácia Viva
-
Rondonópolis1 dia atrásProcon fiscaliza cinema e orienta sobre entrada de alimentos
-
Rondonópolis5 dias atrásCom apoio da Prefeitura, atletas amadores percorrem ruas na 2ª Corrida da Justiça e Cidadania


