CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeito anuncia solução imediata para falta de médicos nas unidades básicas de Saúde

Publicados

CUIABÁ

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou nesta terça-feira (25), durante a sua live semanal, uma solução para resolver o problema de falta de médicos nas unidades básicas de saúde até a finalização do concurso público da Secretaria Municipal de Saúde, que será realizado em janeiro de 2023.

“Após receber a notícia de que 38 unidades básicas estariam sem médico, fiquei extremamente preocupado e chamei imediatamente uma reunião com a equipe técnica da SMS. Na verdade, são 10 unidades sem médico. A situação preocupa, mas não chega a ser um caos, como falsamente foi propagado A alternativa que a SMS está buscando de forma imediata é a publicação do edital de credenciamento para contratação de pessoa jurídica para atendimento médico na Atenção Primária”, revelou o prefeito.

Ele explicou o principal motivo do déficit de médicos na Atenção Primária. “O Ministério da Saúde fez uma normativa, que entrou em vigor neste ano, que estabelece carga horária obrigatória de 40h semanais para médicos nas unidades de saúde. Antes desta normativa, muitas unidades funcionavam com 2 médicos, cada um fazendo 20h. Desta maneira eles ficavam livres para assumirem outros vínculos. Com a obrigatoriedade de 40h semanais, deixou de ser atrativo financeiramente, o que causou uma fuga de médicos das unidades básicas”, disse.

Leia Também:  Parque da Nascente recebe trabalho de manutenção preventiva em seus equipamentos

O gestor municipal aproveitou a oportunidade para anunciar novidades também na Atenção Secundária. “Nos próximos dias será entregue para os cidadãos de Cuiabá uma das melhores redes de reabilitação do País, para atender principalmente os pacientes pós-Covid-19, que foram afetados pela pandemia. O Centro de Reabilitação II do Planalto já está com o imóvel totalmente pronto e com as instalações de ar condicionado sendo finalizadas. Também já foi realizado o processo de licitação dos modernos equipamentos que serão utilizados, que no momento estão em fase de ordem de compras”, comentou. Ele também falou sobre a inauguração do CER do Pascoal Ramos, que será realizada em breve, pois a reforma na unidade já foi realizada e os aparelhos de ar condicionado estão em fase de instalação. Além disso falou sobre o Termo de Cooperação Técnica firmado com a FASICLIN. “Fizemos uma parceria para aproveitar os espaços que a FASICLIN possui para oferecer um serviço de alta qualidade para a população do CPA, utilizando os nossos profissionais de saúde”, concluiu.

Leia Também:  Cuiabá terá tarifa social de R$ 1 no dia da votação do 1º turno das eleições

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Sargento Joelson recebe demanda do Sindacs sobre o PCCV da categoria para 2024

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA