CUIABÁ

MATO GROSSO

Embaixador da Finlândia destaca trabalho e “metas ambiciosas” do Governo de MT na preservação ambiental

Publicados

MATO GROSSO


Durante reunião com o governador Mauro Mendes, o embaixador da Finlândia no Brasil, João Leinonen, destacou o trabalho e as “metas ambiciosas” do Governo de Mato Grosso em prol da preservação ambiental e sustentabilidade. 

A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira (22.03) e contou também com a presença do embaixador da União Europeia no Brasil, Inácio Ybañez, e dos secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente) e Silvano Amaral (Agricultura Familiar). 

“Quero parabenizar o Governo por essa meta de carbono neutro. Mato Grosso está combinando a economia verde com produção eficaz. A Finlândia está olhando regiões do Brasil e no centro do Brasil. E Mato Grosso tem crescido muito e gerado oportunidades, especialmente na bioeconomia”, afirmou Leinonen.

O embaixador ressaltou a importância de Mato Grosso ter agido de forma ousada na meta para descarbonizar sua economia. Por meio do programa Carbono Neutro MT, a meta é atingir a neutralidade das emissões até 2035, 15 anos antes da meta global.

“A Finlândia é um país que fornece muita tecnologia para preservar as florestas e queremos cooperar mais com o Estado de Mato Grosso, pois vocês tem metas ambiciosas. A visita do senhor em Glasgow [na COP 26] foi muito boa para colocar esse trabalho de Mato Grosso ainda mais em foco na imprensa”, reforçou. 

Leia Também:  Audiência pública sobre exploração mineral e áreas de proteção ambiental é adiada para fevereiro

De acordo com o governador Mauro Mendes, a antecipação da meta de descarbonização da economia tem sido possível pelo fato de ser um trabalho já em andamento desde o início da gestão, em 2019.

“Esse tema da sustentabilidade eu abracei porque acredito profundamente que o caminho da preservação e do cuidado com o meio ambiente é algo que veio para ficar, não só pela consciência que a maioria das pessoas já possui sobre o tema, mas também por um questão econômica para o estado”, pontuou.

Mauro Mendes registrou que Mato Grosso é o estado que mais produz alimentos com preservação, tendo 62% do territorio inteiramente preservado. Além disso, tem adotado política de tolerância zero aos crimes ambientais, reduzindo em 20% o desmatamento ilegal somente no último ano.

“Não existe complacência aqui. A absoluta maioria dos produtores entende a importância de seguir a lei. E estamos tomando uma série de providências para que crimes ambientais não ocorram. Estamos investindo em tecnologia, equipamentos, veículos, monitoramento em tempo real e destinando recorde de recursos para essa área. Tudo isso para que o controle do Estado seja cada vez maior, e para que as pessoas entendam que o crime ambiental não compensa em Mato Grosso”, finalizou.

Leia Também:  Três faccionados são presos em flagrante pela PM com arma e drogas
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Sistema SDM passará por atualização e ficará indisponível temporariamente

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  SES capacita profissionais da Regional de Cáceres para manejo de arboviroses

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA