POLÍCIA
Três são presos por tráfico de drogas durante investigação para apurar um estelionato em Nova Xavantina
POLÍCIA
Assessoria | Polícia Civil-MT
Três jovens envolvidos em ações criminosas cometidas no município de Nova Xavantina (645 km a leste de Cuiabá), foram presos pela Polícia Civil, na tarde de quarta-feira (16.03), durante investigação para esclarecer um estelionato.
![]() |
Um suspeito de 22 e dois de 19 anos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação.
As diligências iniciaram logo após a Delegacia de Polícia de Nova Xavantina ser comunicada sobre uma ocorrência de estelionato, aplicada na modalidade conhecida como “PIX Falso”.
Conforme relato da vítima, o golpista fez compras em um supermercado da cidade no valor de pouco mais de R$ 1,1 mil, e como pagamento apresentou um comprovante de transferência bancária falso.
Os policiais civis passaram a apurar os fatos e com a informação do endereço de entrega da compra, constatou-se que o local situado no bairro Verdes Campos, era ponto suspeito de venda de drogas.
Ato contínuo a equipe foi até a casa onde os produtos haviam sido entregues, e abordaram os três jovens. No interior da casa foram localizadas várias porções de pasta base de cocaína, balança de precisão, além da quantia de R$ 1,6 mil em dinheiro.
O trio foi encaminhado junto com todo material apreendido para a Delegacia de Polícia. Os conduzidos foram interrogados e atuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação. Após a confecção dos autos, os presos ficaram à disposição da Justiça.
De acordo com o delegado Raphael Diniz Garcia, há indícios de que um dos envolvidos teria aplicado outro golpe semelhante a uma loja em Nova Xavantina, comprando várias roupas com um PIX falso.
“A Polícia Civil orienta o vendedor que for receber o pagamento via PIX, confirme a entrada do dinheiro na conta, pois indivíduos mal intencionados fazem a tal transferência por meio de agendamento e depois cancelam, causando prejuízo aos comerciantes e pessoas físicas”, destacou Raphael Diniz Garcia.
POLÍCIA
Polícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
Os pastores evangélicos Nivaldo de Almeida e Orminda Barcelos Almeida são apontados pela Polícia Civil como integrantes do esquema criminoso investigado na Operação Fariseus. Segundo o delegado Victor Hugo Caetano de Freitas, o casal recebia recados, transportava dinheiro, emprestava contas bancárias e movimentava valores para atender interesses de uma facção criminosa.
A filha deles, Rhavenna Barcelos de Almeida, foi presa preventivamente nesta quinta-feira (16), em Cuiabá. Conforme a investigação, ela atuava no suporte operacional, financeiro e na comunicação entre integrantes da organização criminosa. Contra os pais foram cumpridos apenas mandados de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Civil, a família utilizava um projeto de evangelização em unidades prisionais para se aproximar de detentos e manter contato com lideranças da facção. A estrutura religiosa teria sido usada para transmitir mensagens e facilitar a movimentação de recursos ilícitos. O delegado ressaltou, porém, que a investigação não aponta envolvimento institucional da igreja, mas sim de pessoas que teriam se aproveitado da atividade missionária para favorecer o grupo criminoso.
As investigações também indicam que Rhavenna mantinha contato com Jonas Souza Garcia Júnior, conhecido como “Batman”, apontado como líder da facção e atualmente foragido. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie e materiais relacionados à organização criminosa. Ao todo, a Operação Fariseus cumpriu 27 ordens judiciais, e os investigados respondem por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção de menor e tortura.
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar localiza aeronave e apreende 78 tabletes de cocaína na Reserva do Cabaçal
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídio de jovem em Poxoréu
-
CURIOSIDADES5 dias atrásCaracterísticas raras atraem turistas para Poços de Caldas
-
CURIOSIDADES4 dias atrásAcessibilidade na CASACOR SP garante experiência para PCDs
-
CURIOSIDADES5 dias atrásEconomia criativa amplia empregos e renda no Brasil
-
CURIOSIDADES5 dias atrásLab Novas Histórias abre inscrições para edição de 30 anos
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra investigado por coagir e intimidar delegado em Cuiabá



