CUIABÁ

POLÍCIA

Novo comandante assume Força Tática do 1º Comando Regional de Cuiabá

Publicados

POLÍCIA


O tenente-coronel Cleverson Leite de Almeida assumiu como novo comandante da Força Tática do 1º Comando Regional, em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (16.03), em frente a futura sede da unidade, no bairro Quilombo. Durante o evento, o tenente-coronel Osmário Cícero de Oliveira Júnior realizou a transferência da função de comandante ao tenente-coronel Leite, depois de quase três anos liderando a unidade.

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Jonildo José de Assis, que agradeceu aos serviços prestados pelo tenente-coronel Osmário, que esteve à frente da unidade desde o ano de 2019. O coronel Assis também aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas ao tenente-coronel Leite, que assume o comando da Força Tática, na capital.

Em sua fala, o comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel José Nildo de Oliveira, lembrou o compromisso do tenente-coronel Osmário para arrecadar recursos para a construção da sede da unidade, que será localizada ao lado da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Quilombo. “Demonstrou habilidades de verdadeiro líder, envolvendo a comunidade e seus comandados em projetos ousados, como do projeto da futura sede da Força Tática, de modo com que a unidade atenda a toda região metropolitana e leve mais segurança aos moradores dos bairros Quilombos e adjacentes da capital”, afirmou o comandante.

Leia Também:  Polícia Civil prende falso policial que exigia dinheiro de donos de transportadoras

Ao se despedir da função de comandante, o tenente-coronel Osmário, agradeceu aos familiares e companheiros da instituição que o ajudaram no tempo que ficou como comandante da unidade. “Hoje, a Força tática é uma unidade consolidada, caminhando a passos largos para o crescimento e estruturação ainda maior”, afirmou o tenente-coronel, que ainda disse estar tranquilo para os novos desafios que a unidade enfrentará com o novo comandante.

O novo comandante da Força Tática do 1º Comando Regional, tenente-coronel Leite, é bacharel em Segurança Pública pela Academia Costa Verde, formado no ano de 1998. Também possui pós-graduação em Aperfeiçoamento de Oficiais (2008) e Curso Superior de Polícia (2019). Além disso, participou de cursos voltados para áreas de inteligência, gestão estratégica de gerenciamento de crises, proteção e segurança de autoridades, entre outros.

O tenente-coronel Leite, ingressou na corporação no ano de 1994 e foi promovido ao atual posto em 2016. Já foi comandante da 2º Cia Rotam/Bope da PMMT entre 2008 e 2009; comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), entre 2015 e 2016; comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), entre 2017 e 2019; e atualmente estava exercendo a função de comandante-adjunto com 7º Comando Regional e comandante da Força Tática do CR7.

Leia Também:  Mais uma grande apreensão em MT: PRF intercepta carregamento de 475kg de cocaína em Rondonópolis

Também participaram do evento o coronel Wilker Soares Sodré, comandante subchefe de Estado-Maior Geral; coronel Edvan Manoel de Azevedo, comandante do Comando Especializado da PMMT (Cesp); coronel Paulo César da Silva, comandante da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM (Deip); coronel Januário Batista, comandante da Direção de Gestão de Pessoas (DGP), entre outras autoridades militares e civis

 
Fonte: PM MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Acusado de feminicídio é encontrado morto em cela de presídio em Várzea Grande

Publicados

em

Reprodução

Joilson Bonifácio Correia de Sousa Silva, de 44 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (17) em uma cela da Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Ele era acusado de assassinar a ex-companheira, Conceição Moreira da Silva, de 31 anos, com aproximadamente 16 golpes de faca, em Chapada dos Guimarães.

Informações preliminares repassadas à reportagem indicam que Joilson estava sozinho na cela quando foi localizado. Ainda não há confirmação oficial sobre a causa da morte nem sobre as circunstâncias em que o corpo foi encontrado. A hipótese inicial de que não houve participação de outras pessoas depende de apuração e não foi confirmada.

As autoridades deverão realizar perícia médico-legal e examinar registros da unidade prisional para esclarecer o horário e a causa do óbito, além das condições em que o detento permaneceu sob custódia do Estado.

Joilson estava preso desde a noite de 10 de outubro, quando foi detido após a morte de Conceição. O feminicídio ocorreu por volta das 21h, na Rua do Ipê, nas proximidades da Mercearia Azevedo, no bairro São Sebastião, em Chapada dos Guimarães, a cerca de 65 quilômetros de Cuiabá.

Segundo os registros policiais, Conceição havia saído do trabalho em um supermercado e seguia de bicicleta para uma pizzaria quando foi surpreendida pelo ex-companheiro. Ele teria aguardado a passagem dela e iniciado o ataque em via pública. A vítima foi derrubada e atingida por aproximadamente 16 golpes de faca.

Leia Também:  PRF apreende 101 tabletes de cocaína e pasta base em Santo Antônio de Leverger-MT

A Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após testemunhas relatarem que uma mulher era atacada com uma arma branca. Quando os policiais chegaram, encontraram o suspeito contido por moradores. Joilson tinha ferimentos pelo corpo e um corte na cabeça, atribuídos à reação de pessoas que presenciaram o ataque. A faca indicada como instrumento do crime foi apreendida.

Socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Conceição foi encaminhada para atendimento médico, mas morreu em decorrência da gravidade dos ferimentos. O caso foi registrado no boletim de ocorrência nº 2026.343185 e passou a ser investigado pela Polícia Civil como feminicídio.

Vítima havia denunciado ameaças

Conceição havia procurado as autoridades para denunciar ameaças do ex-companheiro. Em 28 de setembro, 12 dias antes de ser morta, obteve uma medida protetiva de urgência após relatar episódios de violência e intimidação.

De acordo com informações divulgadas sobre o procedimento policial, ela havia voltado à residência onde morava com Joilson para buscar pertences, acompanhada de dois irmãos. Na ocasião, ele teria se armado com uma faca e ameaçado a mulher. Os familiares intervieram, e ela não foi atingida.

Leia Também:  Jovem é preso pela Polícia Civil após replicar mensagens falsas e provocar pânico em comunidade escolar

Depois do episódio, Conceição registrou denúncia por ameaça no contexto de violência doméstica. O procedimento apontava risco grave à integridade da vítima. Informações levantadas durante a investigação indicaram que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento e perseguia a ex-companheira.

Mãe de três filhos, Conceição teve a morte lamentada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Chapada dos Guimarães, que também questionou a efetividade da proteção oferecida após as denúncias.

Prisão preventiva

Joilson foi preso em flagrante em 10 de outubro. No dia seguinte, durante audiência de custódia, o juiz plantonista André Barbosa Guanaes Simões converteu a prisão em flagrante em preventiva. A medida manteve o acusado sob custódia enquanto avançavam os procedimentos judiciais, mas não representava condenação definitiva.

Com a confirmação formal da morte, a Justiça poderá reconhecer a extinção da punibilidade de Joilson, nos termos do artigo 107, inciso I, do Código Penal. A morte do acusado não impede a apuração de eventuais responsabilidades de outras pessoas, caso sejam identificadas.

Até a conclusão dos procedimentos oficiais, a causa da morte de Joilson permanece indeterminada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA