CUIABÁ

MATO GROSSO

Aulas do Programa Mais MT Muxirum começam no dia 4 de abril e a meta é atender 30 mil pessoas

Publicados

MATO GROSSO


As aulas do Programa Mais MT Muxirum terão início no dia 4 de abril em todo o Estado, com a expectativa de atender cerca de 30 mil pessoas em 2022. O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MT), investe R$ 14,7 milhões no programa, com o objetivo de erradicar o analfabetismo e ampliar o acesso à educação.

Conforme o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, as atividades da equipe à frente do programa começam já no mês de março, com a busca ativa, formação de turmas, cadastramento dos alfabetizadores e de alunos com idade acima de 15 anos em todas as regiões do Estado.

“Queremos que esse número de alunos seja ampliado nos próximos anos, para poder reduzir ou mesmo zerar o índice de analfabetismo em Mato Grosso, que é de 6,2%, segundo dados do IBGE (PNAD-2019). Quando o tolerado pela Unesco é de apenas 3%. Além disso, esse percentual significa cerca 115 mil pessoas que precisam ser incluídas no processo educacional”, afirma Alan, acrescentando que o programa representa uma das ações prioritárias do Governo e tem como meta erradicar o analfabetismo até 2025.

Leia Também:  PM prende homem por violência doméstica e apreende arma de fogo e munições em residência

“É uma visão de política pública social que pode ser feita por meio da educação. Nossa tarefa é ir atrás dos estudantes que, por algum motivo, desistiram de estudar ou que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade certa, assim, vamos interromper o ciclo de pobreza e ampliar as oportunidades de jovens e adultos”, explica o secretário.

O Programa Mais MT Muxirum foi retomado no ano passado, a partir do Decreto 1.107. Mesmo com as dificuldades ocasionadas pela pandemia da Covid-19, contou com a participação de 58 municípios e cerca de 10 mil alunos matriculados.

“Desde que foi instituído, no dia 15 de setembro, em parceria com os municípios, o programa se tornou um desafio e os nossos esforços têm sido diários no sentido de ampliar as adesões com prefeituras, câmaras de vereadores, lideranças comunitárias e religiosas”, pontua Manoel Sátiro Silveira, responsável pelo programa na Seduc.

No mês de março, a secretaria estadual deve fazer a conclusão do processo de seleção dos alfabetizadores e a indicação dos coordenadores locais. Em seguida, de acordo com o edital 001/2021, vai ser feita a capacitação dos alfabetizadores, entre os dias 21 e 31 de março.

Leia Também:  Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário apresenta método para humanização no socioeducativo
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza, entre os dias 15 e 19 de junho, uma extensa agenda de atividades legislativas. Entre os destaques da semana estão os esclarecimentos da Procuradoria-Geral do Estado sobre restituição de valores de ICMS, as homenagens aos 90 anos do IBGE e aos 20 anos do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), além de debates sobre a implantação do contorno viário da BR-163 em Lucas do Rio Verde.

Segunda-feira (15)

Às 9 horas, o procurador do Estado de Mato Grosso, Hugo Fellipe Martins Lima, vai prestará esclarecimento sobre os critérios jurídicos, fundamentos técnicos e manifestações institucionais adotados pela Procuradoria-Geral do Estado em procedimentos envolvendo restituição de valores de ICMS, especialmente em acordos administrativos e judiciais de elevada repercussão ao erário estadual. O convite foi feito pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e pelo deputado Wilson Santos (PSD). A reunião será na sala das Comissões. 

À tarde, às 14 horas, tem reunião da Reunião do GT da ODS (Grupo de Trabalho). Ela foi criada para acompanhar e propor medidas legislativas e institucionais relacionadas à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião foi requerida pelo deputado Wilson Santos (PSD) e acontece na sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.

Leia Também:  Poder Judiciário funciona em regime de plantão neste fim de semana

Terça-feira (16)

O deputado Eduardo Botelho (MDB) realiza, às 19 horas, sessão especial para prestar homenagens ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pelos seus 90 anos. O evento será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Quarta-feira (17)

Às 10 e às 13 horas, acontecem duas sessões ordinárias – presencial e híbrida – no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. 

Às 17 horas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (Podemos), realiza sessão especial para homenagear os 20 anos do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer). O evento programado para a entrega de honrarias e moções de aplausos será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. 

O deputado Gilberto Cattani (PL) realiza, às 19 horas, sessão especial para homenagear os Caçadores, Atiradores Desportivos e Colecionadores (CACs). O evento será no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá. 

Quinta-feira (18)

Às 9 horas, o deputado Júlio Campos (UB) realiza sessão especial para a entrega de moções de aplausos aos apoiadores da II Edição do Congresso de Carreiras Jurídicas de Mato Grosso. As homenagens acontecem no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Os apoiadores da Câmara Setorial Temática – CST da Causa Animal – serão homenageados pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (Pode). O evento será às 18 horas, no auditório Deputado Milton Figueiredo.

Leia Também:  Novo PGJ busca integração e inovação para cumprir missão institucional

Às 19 horas, em Lucas do Rio Verde, o deputado Gilberto Cattani (PL) realiza audiência pública para debater os impactos econômicos, urbanos, sociais e estruturais decorrentes da possível implantação do Contorno Viário da BR-163 no município. O debate está marcado para a Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde.

Às 19 horas, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Doutor João (MDB), realiza sessão especial para a entrega de título e honrarias à Missão Enchei-vos. O evento está marcado para o Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. 

 Sexta-feira (19)

Às 9 horas, o deputado Altir Peruzzo (PT) realiza audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 276/2026. A proposta institui o Sistema Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Tortura no Estado de Mato Grosso – SISPET-MT. O debate marcado para a sala das Comissões.

A secretária de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), Mauren Lazzaretti, foi convidada pelo deputado Valdir Barranco (PT) para explicar o cumprimento da Lei Complementar nº 830/2025 e da Lei 13.349/2026. Ela será ouvida às 9 horas na sala das Comissões do Poder Legislativo.

 

A Assembleia informa que a programação está sujeita a alterações ao longo da semana.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA