CUIABÁ

POLÍTICA MT

Botelho pede a Seduc reforma de escola no Parque Cuiabá

Publicados

POLÍTICA MT


Deputado Botelho durante solicitação de reforma da escola ao secretário Alan Porto

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Ao constatar as condições precárias na estrutura da Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano, no Parque Cuiabá, o deputado Eduardo Botelho (União) solicitou ao secretário de estado de Educação, Alan Porto, urgência na reforma da escola. Botelho esteve na Secretaria Estadual de Educação – Seduc, na tarde desta sexta-feira (18), após visitar a escola e verificar in loco a situação da unidade escolar que mantêm 1,6 mil alunos.  

O diretor da E. E. Prof. Heliodoro Capistrano da Silva, Edinilson Luiz Gonsalves relatou a Botelho as dificuldades enfrentadas para atender o aumento no número de alunos, inclusive dos bairros circunvizinhos, como o Real Parque, Altos do Parque, Jardim Paulicéia, Parque Atalaia, Nossa Senhora Aparecida e, até alguns do Nova Esperança, Santo Antônio de Leverger, Osmar Cabral, Pascoal Ramos.

Gonsalves ressaltou que a demanda de alunos na escola é muito grande. São 20 salas aulas no período matutino para alunos do Ensino Médio, mais 20 salas de aulas à tarde, para os do Ensino Fundamental e nove turmas no período noturno, para os do Ensino EJA, Fundamental, Médio e Regular.  

Leia Também:  Deputado viabiliza unidades do Corpo de Bombeiros para Mirassol D’Oeste e Sapezal

A situação piorou, conforme o diretor, depois do fechamento da Escola Salim Felício, uma vez que foi preciso transformar em salas de aulas o laboratório de informática e a biblioteca para acolher esses estudantes. Relatou, ainda, que a sala dos professores não comporta mais a demanda, fato agravado por não terem espaço para hora-atividade; a cozinha e o refeitório também não comportam o número de alunos.  

“Além de outras demandas que temos como o problema no muro da escola que acaba trazendo transtornos. Mas, dentro das nossas possibilidades estamos fazendo o possível e impossível para atender a nossa comunidade, mas não com tanta qualidade como gostaríamos. Acreditamos que com apoio do deputado possamos obter um olhar com o carinho que a nossa comunidade merece”, disse o diretor.

Na oportunidade, Botelho relatou os fatos que vivenciou na escola para o secretário e disse que saiu satisfeito ao receber a garantia de que a equipe técnica estará na escola na próxima semana para fazer as adequações no projeto para reforma geral.  

“Já está definido com o secretário que, até no máximo 60 dias, devemos começar essa obra. Estive lá na escola e verifiquei toda a situação, a quantidade de alunos e, constatei que realmente precisa de reparos e ampliação. É um resultado positivo, o secretário atendeu prontamente as nossas solicitações e encaminhou em caráter de urgência”, destacou Botelho.  

Leia Também:  Justiça anula processo de cassação e mantém prefeito de Guarantã do Norte no cargo

Após a reunião com o deputado, o secretário falou sobre os encaminhamentos. “Recebemos o deputado Botelho, numa reunião super produtiva com duas pautas. A primeira demanda foi a escola Salim Felício, essa obra vai ser publicada a licitação no início de março. Quero agradecer o deputado Botelho que tem sido grande parceiro da educação em Mato Grosso. Falamos sobre a escola estadual Heliodoro, onde a nossa equipe vai estar lá na próxima semana para fazer o levantamento. Também vai entrar na nossa demanda, vai ser mais uma escola que vamos licitar e fazer a reforma geral dessa unidade. Vamos atualizar o projeto da Heliodoro, adequar, para publicar a licitação. A infraestrutura é muito antiga e precisa passar por adequações de refeitórios, cozinha, parte elétrica, salas de aulas, cobertura. Então, é uma reforma geral que vai contemplar todos esses itens. Com certeza neste semestre tem que começar essa obra lá”, garantiu Porto.

Também receberam Botelho na escola os seguintes coordenadores: Jacksandra Leite, Graziano Uchôa e Letícia Ceron.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Governador defende ação conjunta entre Estado e municípios para ampliar atenção básica, creches e frota escolar

Publicados

em

Foto Mayke Toscano/SECOM-MT

O governador Otaviano Pivetta defendeu que o Governo de Mato Grosso e os municípios da região Sul do Estado atuem em conjunto para acelerar a ampliação da atenção básica em saúde, a construção de creches e a renovação da frota do transporte escolar.

A proposta foi apresentada durante o Encontro dos Prefeitos da Região Sul de Mato Grosso, nesta quarta-feira (27.5), com a presença de prefeitos, secretários municipais, presidentes de câmaras e equipes técnicas das áreas de saúde e educação.

Segundo o governador, o objetivo é consolidar metas definidas e responsabilidades compartilhadas entre Estado e municípios.

“Nós queremos sair daqui com um pacto claro de cooperação, com metas objetivas e compromisso de execução. O Estado entra com apoio técnico e financeiro, mas cada município também precisa fazer a sua parte. Só assim a gente consegue elevar o padrão do serviço público e entregar resultado para quem mais precisa”, afirmou.

Na área da saúde, Otaviano Pivetta destacou que os 21 municípios da região Sul contam atualmente com 156 unidades básicas de saúde, mas ainda há necessidade de cerca de 20 novas unidades para alcançar cobertura integral da atenção básica.

Leia Também:  Boas práticas tornam consumo de água mais eficiente na ALMT

“A atenção básica bem estruturada muda completamente o sistema. Ela reduz hospitalização, reduz judicialização e evita desperdício de recursos. Hoje ainda temos milhares de pessoas fora do acompanhamento adequado. Isso significa gente que deveria estar sendo atendida na base e acaba chegando no hospital em situação mais grave”, pontuou.

Ele afirmou que o Estado vai abrir chamamentos públicos para apoiar financeiramente a construção das unidades necessárias, dentro de um modelo de cooperação com os municípios.

“A saúde precisa funcionar de forma integrada, da atenção básica até os serviços de média e alta complexidade. Se a base não funciona, todo o sistema fica sobrecarregado”, disse.

Outro eixo defendido pelo governador é a renovação do transporte escolar. Otaviano Pivetta reforçou a meta de eliminar veículos antigos da frota em parceria com as prefeituras.

“Já avançamos com a entrega de cerca de 1.300 veículos escolares nos últimos sete anos, mas o objetivo agora é completar a renovação e não permitir mais frota com mais de dez anos de uso”, destacou.

Leia Também:  Comissão de Infraestrutura convoca presidente do MT para falar sobre as obras do Parque Novo Mato Grosso

Durante o encontro, o governador também apresentou um balanço dos investimentos realizados pelo Estado desde 2019, destacando a ampliação da capacidade de investimento e a reorganização da infraestrutura pública.

“Mato Grosso dobrou o número de quilômetros asfaltados desde 2019 e recuperou capacidade de investimento. Isso muda a realidade dos municípios, melhora logística e amplia o acesso da população aos serviços públicos”, pontuou.

Também participaram do encontro os deputados federais Fábio Garcia e José Medeiros; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; os deputados estaduais Beto Dois a Um, Thiago Silva e Diego Guimarães; o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo; a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza; o secretário-chefe de Gabinete do Governador, Eduardo Manciolli; além de equipes técnicas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA