CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande marca presença e reforça necessidade da gestão participativa

Publicados

VÁRZEA GRANDE

Junto a outros representantes mato-grossenses, Município aprofunda discussões essenciais acerca da Política Nacional de Saúde, contribuindo para o fortalecimento da atenção à saúde nos municípios

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, participou, nesta manhã (19), do 2º Congresso Cosems/MT, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT). O evento acontece no Hotel Inter Cuiabá, e tem o objetivo de promover debates essenciais sobre a Política Nacional de Saúde, com foco na gestão participativa, no Pacto Federativo e na humanização dos serviços de saúde, contribuindo para o fortalecimento da atenção à saúde nos municípios de Mato Grosso.

Para a secretária o evento é de grande relevância, pois, traz temas nacionais que visam à melhoria da qualidade da assistência, além de aportes financeiros e novas projeções para a saúde nos municípios para o ano de 2025. “Estamos reunidos com os secretários de saúde do Estado discutindo as prestações de contas e também, trazendo novidades para o nosso município”, destacou.

Segundo o presidente do Cosems/MT e Gestor de Itiquira, Flávio Alexandre dos Santos, o congresso é uma oportunidade única de debater temas relevantes. “Esse será um espaço para debates essenciais sobre a Política Nacional de Saúde, com foco na gestão participativa, no Pacto Federativo e na humanização dos serviços de saúde, contribuindo para o fortalecimento da atenção à saúde nos municípios de Mato Grosso.

Leia Também:  Saúde de Várzea Grande realiza ações de conscientização contra a Aids no mês de dezembro

COSEMS – O 2º Congresso Cosems/MT, acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de março e traz como tema central: “Um olhar acolhedor para a gestão em saúde dos municípios de MT”. A programação conta com mesas temáticas que debaterão diversos assuntos, como financiamento do SUS e o novo financiamento da atenção básica, ferramentas e dispositivos para aprimorar a organização e o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS), Rede de Atenção Psicossocial e Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, enfrentando às arboviroses e emergências em saúde pública e outros temas.

O evento terá oficinas com os temas: Planejamento do SUS para 2026-2029, Potencializando as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), Contratualização de Serviços de Saúde – fiscalização de Contratos em Âmbito Hospitalar do SUS, Sistemas de informação e faturamento (CNES, FPO, BPA, SIA e SIH) e Descentralização das ações da Vigilância Sanitária (VISA).

Paralelo ao congresso, ocorrerá a Mostra Estadual de Experiências Exitosas com a apresentação oral de 183 trabalhos selecionados, dentre 282 inscritos. As experiências foram avaliadas por uma comissão organizadora especializada, tendo como critério os resultados alcançados, aplicabilidade, sustentabilidade, alinhamento às diretrizes do SUS e caráter inovador.

Leia Também:  Vigilância Sanitária muda de endereço para oferecer mais conforto e acessibilidade à população

O evento é organizado pelo Conselho com parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). (SES-MT).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Campanha arrecada doações para velório de professor encontrado morto em Várzea Grande

Publicados

em

Reprodução

Familiares e amigos do professor Breno Antônio Humberto de Moraes, de 25 anos, iniciaram uma campanha solidária para custear as despesas com o velório e o sepultamento do jovem, encontrado morto na quinta-feira (8), em uma área de brejo no bairro 13 de Setembro, em Várzea Grande.

A mobilização é organizada pelo Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde Breno concluiu sua formação no início deste ano.

As doações podem ser feitas por Pix, em qualquer valor, pela chave (65) 99350-2711, em nome de Rafaela Aparecida H. de Moraes, irmã do professor e de seu irmão gêmeo, Bruno.

Até a manhã desta sexta-feira (9), o horário e o local do velório e do sepultamento ainda não haviam sido divulgados pela família.

Breno estava desaparecido desde a noite de 26 de setembro, quando saiu de casa na região da Capela do Piçarrão, em Várzea Grande. Após 11 dias de buscas, o corpo foi localizado pela polícia em uma área de difícil acesso.

Leia Também:  Seletivas de empregos serão realizadas durante ação de cidadania no Cristo Rei

Um homem de 26 anos, investigado por possível envolvimento no caso, foi preso temporariamente na região do Manso. A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), segue investigando as circunstâncias da morte. A possível motivação passional ainda depende de confirmação oficial.

Como ajudar: as contribuições podem ser enviadas via Pix para (65) 99350-2711, em nome de Rafaela Aparecida H. de Moraes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA