CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande define como vai funcionar vacinação contra a Covid-19  durante a Semana Santa e feriado de Tiradentes

Publicados

VÁRZEA GRANDE


A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria municipal de Saúde, definiu os dias e pontos de vacinação contra a Covid-19 que ficarão abertos na Semana Santa para vacinação em adultos, adolescentes e crianças, e também para a semana do feriado de Tiradentes (21 de abril). Veja abaixo a lista dos locais, dias e horários.

Na Semana Santa a vacinação ocorre normalmente de segunda a quinta-feira (11 a 14 de abril). Na ‘Sexta-Feira Santa’, sábado e Domingo de Páscoa não haverá vacinação no município para adultos, portanto entre os dias 15,16 e 17. No Sábado de Aleluia,16 de abril, haverá ação de vacinação somente para crianças em dois pontos de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, Nossa Senhora da Guia e São Mateus, sempre das 8h às 16h.

Já na semana do feriado de Tiradentes, a vacinação ocorre de segunda a quarta (18,19 e 20 de abril), voltando a vacinar somente no dia 25 de abril (segunda-feira). No recesso do feriado de Tiradentes não haverá vacinação nos dias 21 a 24 de abril (quinta a domingo).

A decisão partiu da equipe de vacinação – Vigilância em Saúde –  junto ao secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, que considerou, respeitar o feriado santo, e também fazer a reprogramação das ações de vacinação do município, para se chegar a cobertura vacinal desejada com a terceira dose, além de cumprir a nova etapa de vacinar idosos com a quarta dose, seguindo o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

“É importante também darmos este recesso, porque a partir do dia 11 de abril (segunda-feira), também vamos iniciar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai até o dia 3 de junho, que é a data prevista para o encerramento da campanha. A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde do município a da gripe. Já a vacinação contra a Covid-19 tem suas particularidades, crianças só podem se vacinar em locais específicos, não podendo misturar com a vacinação de adultos. Para tanto, estamos descentralizando a vacina em crianças e indo próximo às suas casas, nos bairros mais populosos. Já a vacinação em adultos e adolescentes contra a Covid-19 sempre teremos pontos específicos aos finais de semana, além dos fixos em 11 unidades de saúde, e o ponto do Várzea Grande Shopping. Nestas duas semanas que se seguem, a da Páscoa e feriado de Tiradentes, haverá recessos nos finais de semana. Verifique os pontos e horários e vacinem-se”, explicou o secretário.

Leia Também:  Obra de pavimentação beneficiará 4 mil moradores do grande Mappin

Pontos de vacinação em Várzea Grande dias, locais e horários: Feriados da Semana Santa e de Tiradentes:

– Vacinação em crianças: Feriado da Semana Santa : Pontos Abertos.
– Dia 9 de abril:  Sábado  
– Local – Escola Estadual Adalgisa de Barros.
– Horário: 8h às 16h
 
– Dias: 11 a 14 de abril (segunda à quinta-feira) – Semana Santa
– Local:  Policlínica do Cristo Rei
– Horário: 8h às 11h e das 13h às 16h
 
– Dia 16 de abril – Sábado de Aleluia
– Dois pontos: Unidades Básicas de Saúde dos bairros, Nossa Senhora da Guia e São Mateus
– Horário: das 8h às 16h para os dois pontos.
* Ainda falta definir os pontos de vacinação em crianças no Feriado de Tiradentes.
 
– Vacinação para adolescentes e adultos – Pontos abertos: Semana dos feriados de Páscoa e Tiradentes:
– Dias 11 a 14 de abril (Feriado de Páscoa) e dias 18,19 e 20 de abril (Feriado de Tiradentes) – Pontos abertos:
– Horário: 8h às 11h e das 13h às 16h

Leia Também:  Curso de crochê pode ser grande aliado para o bem-estar

Locais:
01 – Clínica de Atenção Primária Saúde – Cristo Rei
02 – ESF Manaíra
03 – Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro
04 – Clínica de Atenção Primária Saúde Marajoara
05 – Centro de Saúde Aurília Curvo
06 – ESF São Mateus
07 – Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória
08 – UBS Cabo Michel
09 – Centro de Saúde N S da Guia
10 – Centro de Saúde Ouro Verde
11 – Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago
 
– Ponto fixo no Várzea Grande Shopping: ‘Vacinação Cidadã’
– Vacinação para adultos e adolescentes e a aplicação da quarta dose para idosos acima de 80 anos:
– Local: Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping
– Horário: Das 10h às 18h.

Vacinas Disponíveis: Para pessoas acima 12 anos aptas a tomar a vacina; primeira dose (D1), segunda dose; dose de reforço (D3) e a quarta dose (D4) para imunossuprimidos com 18 anos e mais, e idosos acima de 80 anos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Verifique os pontos abertos da semana de 16 a 21 de maio para vacinação contra covid-19 em Várzea Grande

Publicados

em

Por

Nesta semana, de 16 a 21 de maio, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, disponibilizou pontos para vacinação contra a Covid-19 em crianças, adolescentes, adultos além dos idosos. Ao todo são 11 pontos abertos para vacinar adolescentes e adultos situados em Unidades Básicas de Saúde. O ponto do Várzea Grande Shopping continua aberto. A Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago é o ponto exclusivo desta semana para vacinar crianças de 5 a 11 anos.

Como explica o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a cada semana o ponto de vacinação para crianças muda, conforme o planejamento realizado pelas equipes técnicas, em contemplar todas as regiões da cidade, levando em consideração densidade populacional e fazer chegar a vacina mais próxima das famílias várzea-grandenses, facilitando para os pais e responsáveis pela criança, em fornecer o serviço nas comunidades.

Pontos abertos de vacinação contra a covid-19 para semana de 16 a 21 de maio: ESF do bairro  Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; UBS Cabo Michel;  Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde do bairro Cristo Rei; ESF Manaíra, Centro de Saúde Ouro Verde e Clínica de Atenção Primária à Saúde do bairro Marajoara. 

Leia Também:  OAB/MT reconhece esforços e avanços conquistados pela primeira-dama e promotora Kika Dorilêo Baracat

A Unidade de Saúde exclusiva para vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, é a situada no bairro Parque do Lago, na Clínica de Atenção Primária à Saúde, e funcionará no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O Ponto fixo no Várzea Grande Shopping – ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 70 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.

Conforme dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o Município aplicou, até a data do dia 10 de maio, o total de 483.239 doses da vacina contra a covid-19. Deste total, 225.062 foram aplicações da primeira dose. Segunda dose 178.262, terceira dose 79.051 e quarta dose 864.

O prefeito, Kalil Baracat, ressalta que é importante todos completarem o ciclo vacinal, conforme as recomendações do Plano Nacional de Vacinação, vez que a transmissão da doença continua em grande escala, porém com índices baixos de ocorrências de mortes pela doença. “As ocorrências de mortes diminuíram por causa da vacina, então é importante todos irem aos pontos divulgados para completarem o ciclo vacinal. Só assim todos estarão protegidos e principalmente as crianças. O inverno chegou e também é importante vacinar contra a gripe. Todas as unidades básicas de saúde do nosso município possuem doses disponíveis para idosos acima de 60 anos e os grupos contemplados”, alertou Kalil.

Leia Também:  Prefeitura investe R$ 1,5 milhão e dobra capacidade de atendimento de CMEI Miguelina de Campos e Silva

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA