CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

Técnicos e servidores de Várzea Grande participam de capacitação no TCE/MT

Publicados

VÁRZEA GRANDE

O curso teve como principal objetivo capacitar os profissionais da prefeitura, especialmente os envolvidos na área de planejamento, disponibilizando informações e estratégias relacionadas a nova plataforma 

Técnicos e servidores da prefeitura de Várzea Grande participaram de um treinamento aplicado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT) para aperfeiçoar o uso do novo Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), bem como apresentá-lo.  O curso, que teve início na última quinta-feira (07), teve como principal objetivo capacitar os profissionais da prefeitura, especialmente aqueles que estão envolvidos na área de planejamento, disponibilizando informações e estratégias relacionadas à nova plataforma pelos próximos dez anos.

A capacitação ocorreu na Escola Superior do Tribunal de Contas, contando também com a presença dos representantes dos municípios de São José do Rio Claro, Novo Mundo, Jaciara e Novo São Joaquim.

O subsecretário da secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação do TCE, Guilherme de Almeida, deu destaque ao GPE como um programa que orienta os gestores na melhoria dos serviços oferecidos à população e ressaltou a continuidade dos esforços do TCE, sob a presidência do Conselheiro Sérgio Ricardo, em orientar os gestores municipais.

Leia Também:  Guarda Municipal e Polícia Civil realizam operação contra crime de receptação

O Coordenador do GPE/TCE, Volmir Manhabosco, destacou a relevância da capacitação, dando ênfase na migração para o novo sistema do GPE, bem como atualização e adequação do plano estratégico de acordo com o Caderno de Indicadores padronizado do planejamento estratégico, publicado e disponibilizado pelo TCE/MT.

A coordenadora do GPE em Várzea Grande, Jackeline Brandão, juntamente com os membros da equipe do Comitê Gestor Municipal, explicaram que o Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE, realizou seu papel no Município em fomentar a cultura do planejamento no âmbito da administração, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, a geração de valores à população várzea-grandense, sobretudo, o alcance de resultados mais eficazes na execução de suas políticas públicas.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento, a ferramenta do Programa GPE é aplicada em diversas áreas tais como saúde, educação, obras, mobilidade, infraestrutura, gestão fazendária, economia, defesa social, meio ambiente, saneamento básico, assistência social, entre outras. (Com informações TCE-MT)

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Prefeita aciona Justiça para obrigar Câmara a votar projetos em sessão extraordinária

Publicados

em

Reprodução

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), ingressou com um mandado de segurança para que a Justiça determine ao presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), a convocação de uma sessão extraordinária para votar projetos considerados urgentes pela administração.

Na ação, o Executivo alega que a ausência da sessão impede a apreciação de propostas essenciais para a gestão financeira do município, entre elas um projeto que amplia o limite para abertura de créditos suplementares e outro que autoriza o parcelamento de débitos previdenciários. Segundo a Prefeitura, a situação pode comprometer a execução de recursos destinados à Saúde e a outras áreas da administração.

O município também afirma que 14 dos 23 vereadores assinaram requerimento favorável à convocação da sessão e pede que a Justiça fixe multa diária ao presidente da Câmara em caso de descumprimento de eventual decisão.

Em nota, a Câmara Municipal negou omissão e afirmou que a sessão extraordinária só pode ser convocada após a conclusão da tramitação das matérias nas comissões permanentes. O Legislativo também argumentou que a própria Prefeitura retirou projetos anteriores durante a tramitação e destacou que já aprovou mais de R$ 155,6 milhões em remanejamentos orçamentários solicitados pelo Executivo em 2026.

Leia Também:  "Tanque do Fancho" agora é parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação

A Câmara informou ainda que apresentará sua defesa caso a Justiça determine o prosseguimento da ação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA