CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

Sucateamento do DAE está deixando várzea-grandenses sem água na torneira

Publicados

VÁRZEA GRANDE

Equipes estão trabalhando diuturnamente para minimizar impactos. Processos internos estão sendo dinamizados pela nova gestão para abreviar prazos para reposição de peças e serviços

As equipes do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) estão atuando incessantemente para solucionar uma série de problemas que estão impactando o abastecimento de diversas regiões da cidade. Manutenções emergenciais foram necessárias para restabelecer o funcionamento das Estações de Tratamento de Água (ETAs).

O sucateamento da estrutura, causado pela falta de manutenção, e a falta de processos administrativos têm sido o maior desafio da atual gestão e se concretizado em uma série de problemas que tem comprometido o fluxo e continuidade do abastecimento.

“As licitações de compra de materiais, equipamentos e serviços estão vencidas ou próximas do prazo de vencimento. A nossa equipe está trabalhando para acelerar esses processos e poder garantir que a estrutura receba os investimentos que precisa”, explica o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja.

Na ETA III (Cristo Rei), a captação de água está completamente paralisada devido à falha nas bombas responsáveis por captar água do rio Cuiabá. O reparo já foi iniciado e a previsão é de que o sistema volte a operar dentro de dois dias.

Leia Também:  Ponte que teve cabeceira levada pelas águas é interditada para segurança e levantamento

A ETA I, conhecida como a ETA Velha – Ulisses Pompeu de Campos – segue parada devido à manutenção na adutora rompida na rua Maracanã. No entanto, a previsão é de que o abastecimento seja retomado até o final do dia.

Já a ETA II (Júlio Campos) está operando com metade da sua vazão, pois um dos bombeadores apresentou problemas técnicos e desligou entre sábado e domingo. Esse equipamento será religado assim que a manutenção da adutora for concluída, garantindo que a unidade volte a operar com sua capacidade plena.

Por enquanto, a ETA II está direcionando toda a sua produção para abastecer o reservatório do Morro do Urubu, garantindo o fornecimento de água ao Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG).

A ETA IV (Barra do Pari/Chapéu do Sol) também enfrenta dificuldades devido ao rompimento da adutora que abastece a região do Florais. O DAE está buscando uma equipe terceirizada para fazer a manutenção, devido à complexidade, que necessita de equipe e material especializado. O sistema segue operando, mas em estado de alerta.

Atualmente, a única ETA que opera sem intercorrências é a ETA V (Imigrantes), garantindo o abastecimento das áreas atendidas pelo Sistema V.

Leia Também:  SUGESTÃO DE PAUTA: Centro de Iniciação Esportiva "Danilo Nascimento de Souza Campos" será inaugurado nesta sexta

“Estamos trabalhando com o máximo de transparência com a população. Estamos dinamizando os processos internos para abreviar prazos para reposição de peças e serviços. Vamos informar cada novo passo, inclusive emitindo novos Boletins de Abastecimento ao longo do dia. Pedimos que a população fique atenta aos canais de comunicação oficiais do DAE”, pede o diretor-presidente.

A equipe do DAE segue monitorando a situação de perto, realizando os reparos necessários para normalizar o abastecimento em toda a cidade. A população pode acompanhar atualizações por meio dos canais oficiais do DAE e registrar reclamações pelo site ou presencialmente na unidade em frente ao Terminal André Maggi.

ATAQUES – Não bastasse a falta de cuidado com os equipamentos do DAE, a oferta de água em Várzea Grande também está sendo alvo de ataques criminosos, que só aumentam o sofrimento da população. Na madrugada de ontem (3), foi furtada a fiação total de energia do poço 81, localizado na Avenida São Gonçalo, bairro Jardim das Oliveiras.

O furto prejudicou o abastecimento dos seguintes bairros: Jardim das Oliveiras, Planalto Ipiranga, Ipanema, Engordador e São João.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Campanha arrecada doações para velório de professor encontrado morto em Várzea Grande

Publicados

em

Reprodução

Familiares e amigos do professor Breno Antônio Humberto de Moraes, de 25 anos, iniciaram uma campanha solidária para custear as despesas com o velório e o sepultamento do jovem, encontrado morto na quinta-feira (8), em uma área de brejo no bairro 13 de Setembro, em Várzea Grande.

A mobilização é organizada pelo Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde Breno concluiu sua formação no início deste ano.

As doações podem ser feitas por Pix, em qualquer valor, pela chave (65) 99350-2711, em nome de Rafaela Aparecida H. de Moraes, irmã do professor e de seu irmão gêmeo, Bruno.

Até a manhã desta sexta-feira (9), o horário e o local do velório e do sepultamento ainda não haviam sido divulgados pela família.

Breno estava desaparecido desde a noite de 26 de setembro, quando saiu de casa na região da Capela do Piçarrão, em Várzea Grande. Após 11 dias de buscas, o corpo foi localizado pela polícia em uma área de difícil acesso.

Leia Também:  Crianças confeccionam bonés e painel da bandeira nacional a partir de recortes de revistas

Um homem de 26 anos, investigado por possível envolvimento no caso, foi preso temporariamente na região do Manso. A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), segue investigando as circunstâncias da morte. A possível motivação passional ainda depende de confirmação oficial.

Como ajudar: as contribuições podem ser enviadas via Pix para (65) 99350-2711, em nome de Rafaela Aparecida H. de Moraes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA