VÁRZEA GRANDE
Redes de Várzea Grande terão certificação de autenticidade e de produção genuinamente manual
VÁRZEA GRANDE
As redeiras de Limpo Grande, que são reconhecidas internacionalmente, agora estarão amparadas juridicamente, com a assinatura nas peças produzidas, atestando sua autenticidade e a produção genuinamente manual. Além disso, elas poderão em breve comercializar os seus produtos artesanais no Centro Cultural que será construído no distrito, e que irá fomentar o turismo na localidade. A estrutura contará com 184m² de área útil para exposições, trabalhos de tear, cursos, e reuniões; além de área administrativa, copa e 03 banheiros.
A presidente da Associação da Redeiras de Limpo Grande, Jiliane Maia da Silva Brito, disse que a oficialização desse projeto era um sonho antigo de todas as redeiras de Limpo Grande e que integram Associação, que foi criada o ano passado e que conseguiu mobilizar as artesãs para que não deixasse morrer essa cultura, que estava quase extinta. “Com trabalho, dedicação, e apoio do poder público, conseguimos trazer de volta a tradição do tear, que é rara e única, e que só existe em Limpo Grande. Estamos muito felizes e gratos a todos vocês que de alguma forma estão contribuindo com a gente”, disse a representante das artesãs destacando ainda que é a primeira vez que vê um prefeito e uma primeira-dama tendo um carinho tão especial pela comunidade de Limpo Grande.
A artesã Adelaide Ferreira de Oliveira, 67 anos, e que desde criança aprendeu a tear, disse que está muito feliz em ver que essa atividade agora se tornou profissão oficial e legal. “O prefeito Kalil e sua esposa têm feito a diferença nesta comunidade e nós só temos a agradecer. Esse governo tem incentivado e fomentado essa cultura da confecção da rede manual, que será ainda mais reconhecida”, comemorou.
A Coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lourdes Sampaio, disse estar emocionada em fazer parte do lançamento de um projeto inédito no mundo todo, a certificação das redes de Várzea Grande. “Existiu muitas promessas de ajuda a essas meninas e nada foi feito. É gratificante ver um prefeito atuante e com um olhar carinhoso para o trabalho desenvolvidos por essas artesãs que embora tenham suas redes espalhadas em um canto do mundo, não tinham o reconhecimento devido de suas produções, que são únicas e genuinamente várzea-grandense. Vocês não têm noção do quanto trabalho delas são valorizadas nas nossas feiras nacionais. Vocês não tem noção do quanto essas meninas fazem artes e o apoio do Poder público, e o incentivo para que elas cresçam ainda mais nos enche de orgulho e gratidão. O prefeito Kalil Baracat é um dos prefeitos que mais atuou aqui em Limpo Grande, trazendo para as redeiras esperança de manter viva essa cultura e tradição de nossas redes”.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, disse que a criação de um Centro Cultural de Limpo Grande e a certificação das peças produzidas são incentivos importantes para a perpetuação de uma das mais importantes tradições do município de Várzea Grande. “A produção artesanal das redes várzea-grandenses é tão importante quanto a criação de um espaço para a sua comercialização, e a edificação desse projeto vai ser fundamental para o fomento da cultura e do turismo para essa região. Não podemos esquecer que essas diretrizes são fortalecidas nas escolas da Rede Municipal, dando como exemplo, a entrega de livros pedagógicos, onde a rede está retratada na capa do exemplar. Estamos contribuindo com esse setor e vamos atuar de forma mais efetiva nos programas e projetos executados pelo setor”.
O prefeito Kalil Baracat disse que não poderia encerrar o mês de março em um lugar tão especial como Limpo Grande e que simboliza a luta de mulheres fortes e que fazem uma obra de arte maravilhosa. “Tenho um compromisso com a cidade de Várzea Grande, e em especial com a comunidade deste distrito, na construção do Centro Cultural para fomentar o artesanato local. Estamos hoje aqui para participar da ordem de serviço e lançamento desse importante empreendimento. A nossa maior cultura é com certeza as nossas redes e vamos lutar para que ela seja reconhecida internacionalmente. Esse novo espaço é justamente para isso, para que as pessoas venham a Limpo Grande e que conheçam os variados itens produzidos aqui, em especial as redes, elogiadas no mundo todo”.
O prefeito destacou ainda o apoio irrestrito da primeira-dama, Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, que à frente do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras, conseguiu que as redeiras estejam amparadas judicialmente, e que suas produções tenham amparo legal. “A minha esposa é uma mulher engajada no encorajamento de outras mulheres e tem se dedicado a essa comunidade por entender o que elas representam para este município, e para o país inteiro”.
Kika Dorilêo disse que acompanhou de perto as lutas das redeiras e que sofreu junto com todas as artesãs para que a TCARTE saísse do mundo dos sonhos e que passasse a realmente existir, porque acredito que juntas somos mais fortes. “Tenho certeza de que vocês vão alcançar espaços ainda maiores e que esse projeto será um sucesso. Já estive participando de vários eventos fora de Várzea Grande e vi autoridades e pessoas importantes sendo presenteadas com as redes que eu sabia que tinham sido produzidas em Limpo Grande e que eram ditas como redes de Mato Grosso. Isso me magoava e me deixava triste, daí a necessidade desse resgate cultural e mostrar esse potencial cultural e quão importante é fazer esse registro histórico deste município”.
A primeira dama disse ainda que nada melhor que encerrar o mês de março, no distrito de Limpo Grande, berço de mulheres fortes e guerreiras, mulheres de fé e que muito bem representam cada mulher várzea-grandense.
VÁRZEA GRANDE
Rotam prende homem por roubo de motorista de aplicativo e recupera veículo
Policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam um homem, de 30 anos, pelo crime de roubo, na manhã desta terça (7.10), em Várzea Grande. O criminoso é suspeito de roubar um veículo HB20 de um motorista de aplicativo na noite desta segunda (6). Com ele, também foi apreendido um simulacro de arma de fogo.
A equipe policial foi acionada após a ocorrência do roubo de um veículo HB20. De acordo com o relato da vítima, que trabalha como motorista de aplicativo, ele aceitou uma corrida no bairro Cohab São Gonçalo em direção ao bairro Ponte Nova.
Ainda na denúncia, o motorista afirmou que, ao chegar no destino, foi surpreendido pelo passageiro que anunciou o assalto utilizando uma arma de fogo. A vítima ainda disse que documentos pessoais, cartões de crédito e um notebook também foram roubados.
Nas diligências do crime, os militares da Rotam receberam informações de que o veículo possuía rastreamento ativo e identificaram que o carro estava em um motel no Jardim dos Estados, ainda em Várzea Grande.
Ao chegar no local, os policiais localizaram o veículo e o suspeito em um dos quartos. Durante a abordagem, o homem portava um simulacro de pistola e foi identificado pela vítima.
Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Várzea Grande, com material apreendido, para as providências que o caso requer. O veículo HB20 e demais pertences foram devolvidos à vítima.

Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte PMMT
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásDaniella Cicarelli exibe rotina fitness e impressiona com treino ao ar livre


