CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

Projeto ambiental “LEVO” conscientiza alunos da rede municipal sobre a destinação do óleo de cozinha

Publicados

VÁRZEA GRANDE


A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a indústria BIOMAVI e a empresa Teoria Verde, lançou nesta semana as ações do Projeto Ambiental, Local de Entrega Voluntária de Óleo de cozinha usado – LEVO. As atividades foram iniciadas com a participação dos alunos da Escola Municipal de Educação Básica Profª Irenice Godoy de Campos Silva, localizada no bairro Jardim Imperial.

Para a equipe da Educação Ambiental da Smecel – coordenadora do projeto junto às escolas municipais – a água é um bem finito, precioso e essencial aos seres humanos, fauna e flora, o óleo de cozinha utilizado universalmente em diversos locais para o preparo da alimentação através das frituras, quando descartado de forma indevida na pia, lixo ou diretamente no solo, podem poluir nascentes, rios, causando diversos impactos ao meio ambiente 

“A campanha LEVO tem sido realizada todos os anos nas escolas da rede municipal com empresas parceiras da iniciativa privada para fomentar a destinação correta do produto e sua reciclagem viabilizando a produção de biodiesel, tintas, detergentes, sabão em barra, ração para consumo animal dentre outros produtos” explicou o professor e biólogo Vagner Barros. 

Leia Também:  Obra de pavimentação beneficiará 4 mil moradores do grande Mappin

O projeto que tem por base o tripé da sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômico, vai contemplar em 2022, 15 escolas municipais onde serão desenvolvidos momentos de sensibilização e construção de saberes por meio de metodologias ativas com exibição de vídeo e interação com os alunos.

“Além disso, um grupo de alunos percorrerá o entorno da escola para recolher resíduos recicláveis usando luvas para sensibilizar a comunidade nas adjacências sobre a destinação correta de resíduo, pois lixo no chão, não!” reforçou o professor.

Para o Secretário Silvio Fidélis as várias ações realizadas pela equipe de Educação Ambiental para os alunos e escolas da rede municipal de Várzea Grande são essenciais para a comunidade escolar, na medida em que são as Escolas que preparam alunos como cidadãos conscientes para uma vivência respeitosa com o meio ambiente quando destina o óleo de cozinha usado na rede de ensino para reciclagem.

As escolas que estão recebendo o Projeto LEVO em 2022 são as EMEB’s: Irenice Godoy de Campos, Napoleão José da Costa, Jaime Veríssimo de Campos Jr, Libia da Costa Rondon, Eliza Maria da Silva, Alino Ferreira de Magalhães, Honorato Pedroso de Barros, Prof. Paulo Freire, Juvenilia Monteiro de Oliveira, Vereador Zeno de Oliveira, Apolonio Frutuoso da Silva, Rita Auxiliadora de Campos, Salvelina Ferreira da Silva, Benedita Bernardina Curvo e Manoel João de Arruda.

Leia Também:  Sábado (26) é dia de "XÔ CORONA II" no Várzea Grande Shopping

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Verifique os pontos abertos da semana de 16 a 21 de maio para vacinação contra covid-19 em Várzea Grande

Publicados

em

Por

Nesta semana, de 16 a 21 de maio, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, disponibilizou pontos para vacinação contra a Covid-19 em crianças, adolescentes, adultos além dos idosos. Ao todo são 11 pontos abertos para vacinar adolescentes e adultos situados em Unidades Básicas de Saúde. O ponto do Várzea Grande Shopping continua aberto. A Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago é o ponto exclusivo desta semana para vacinar crianças de 5 a 11 anos.

Como explica o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a cada semana o ponto de vacinação para crianças muda, conforme o planejamento realizado pelas equipes técnicas, em contemplar todas as regiões da cidade, levando em consideração densidade populacional e fazer chegar a vacina mais próxima das famílias várzea-grandenses, facilitando para os pais e responsáveis pela criança, em fornecer o serviço nas comunidades.

Pontos abertos de vacinação contra a covid-19 para semana de 16 a 21 de maio: ESF do bairro  Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; UBS Cabo Michel;  Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde do bairro Cristo Rei; ESF Manaíra, Centro de Saúde Ouro Verde e Clínica de Atenção Primária à Saúde do bairro Marajoara. 

Leia Também:  Nova secretaria aproxima Poder Público dos setores empresariais e terá desafio de planejar Várzea Grande para os próximos anos

A Unidade de Saúde exclusiva para vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, é a situada no bairro Parque do Lago, na Clínica de Atenção Primária à Saúde, e funcionará no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O Ponto fixo no Várzea Grande Shopping – ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 70 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.

Conforme dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o Município aplicou, até a data do dia 10 de maio, o total de 483.239 doses da vacina contra a covid-19. Deste total, 225.062 foram aplicações da primeira dose. Segunda dose 178.262, terceira dose 79.051 e quarta dose 864.

O prefeito, Kalil Baracat, ressalta que é importante todos completarem o ciclo vacinal, conforme as recomendações do Plano Nacional de Vacinação, vez que a transmissão da doença continua em grande escala, porém com índices baixos de ocorrências de mortes pela doença. “As ocorrências de mortes diminuíram por causa da vacina, então é importante todos irem aos pontos divulgados para completarem o ciclo vacinal. Só assim todos estarão protegidos e principalmente as crianças. O inverno chegou e também é importante vacinar contra a gripe. Todas as unidades básicas de saúde do nosso município possuem doses disponíveis para idosos acima de 60 anos e os grupos contemplados”, alertou Kalil.

Leia Também:  Sábado (26) é dia de "XÔ CORONA II" no Várzea Grande Shopping

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA