VÁRZEA GRANDE
Prefeitura atualiza calendário de vacinação contra Covid-19
VÁRZEA GRANDE
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atualiza os locais e horários de vacinação contra a Covid-19 em crianças, adolescentes e adultos. Nesta semana, de 3 de maio (terça-feira) a 6 de maio (sexta-feira), a Unidade Básica de Saúde que atenderá exclusivamente crianças de 5 a 11 anos na aplicação da vacina contra a Covid-19 será a Equipe de Saúde da Família (ESF) do bairro Manaíra, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.
No ato da vacinação contra a Covid-19, os pais devem levar a Carteira Vacinal da criança. A prioridade é vacinar contra a Covid-19. Contudo, na Unidade de Saúde, os profissionais irão orientar sobre o intervalo exigido entre uma vacina e a outra, e marcarão na carteira vacinal das crianças os dias certos para tomarem também outras vacinas necessárias.
A Superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura, explica que as UBS estão munidas de outras doses de imunizantes. “A maior parte dessas vacinas é aplicada na infância e faz parte do calendário básico de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde. A ida dos pais às unidades com seus filhos pequenos, é muito importante, não só para vacinar contra a Covid-19, mas também para que tenha em dia a caderneta de vacinação e proteger a criança de outras doenças”, observa.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, ressalta a necessidade de se manter a caderneta de vacinação em dia, para prevenir diversas doenças. Para ele, a pandemia acendeu um alerta sobre a importância da vacinação, em detrimento de discursos políticos de movimentos contrários às vacinas. “A vacina contra a Covid-19 deixou clara que foi ela a responsável pela redução drástica do número de casos e de mortes. Portanto, deixo o alerta. Não vacile; vacine!”, exclama Baracat.
Já a vacina contra Covid-19, para adultos e adolescentes, estará disponível em 11 pontos neste mesmo período e horário de funcionamento. São eles: Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; Unidade Básica de Saúde (UBS) Cabo Michel, Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde – Cristo Rei; Centro de Saúde Ouro Verde; Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago e Clínica de Atenção Primária à Saúde do Marajora.
O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, garantiu que Várzea Grande mantém também um ponto fixo para vacinação contra a Covid-19 para adultos e adolescentes no Várzea Grande Shopping, no Espaço Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, denominado de ‘Vacinação Cidadã’. Este ponto funciona de segunda a sexta, todas as semanas do mês, no horário das 10h às 18h. Estão sendo aplicadas a primeira dose, segunda dose; dose de reforço. A quarta dose, somente para imunossuprimidos com 18 anos e mais, e idosos acima de 80 anos.
“Insistimos na vacinação, porque a pandemia não acabou apesar de baixar a classificação de pandemia para endemia. Vamos continuar adotando várias estratégias, para que toda a população apta a se vacinar, tenha acesso à vacina em várias regiões da cidade. A nossa meta é vacinar todos os várzea-grandenses que se encaixam nas faixas etárias definidas pelo Programa Nacional de Imunização, e também vacinar nossas crianças, não só contra a Covid-19, bem como as necessárias à sua saúde infantil”, disse Kalil.
Para a vacinação contra a Covid-19 em qualquer ponto da cidade, adolescentes e adultos devem apresentar um documento oficial com foto e o comprovante de vacinação físico ou digital. Crianças com carteira vacinal. O uso de máscaras nos locais destinados à vacinação ainda é obrigatório para todos. Portanto, é necessário utilizar o acessório durante o período de permanência na unidade de vacinação.
Dados: Segundo dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o Município aplicou, até a data do dia 30 de abril, 481.844 doses da vacina contra a Covid-19, deste total 224.958 foram da primeira dose, segunda dose – 177.988, terceira dose – 78.301 e 597 a quarta dose.
VÁRZEA GRANDE
Legislativo recebe sindicato da Guarda Municipal e debate pautas da categoria
O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira, recebeu representantes do Sindicato dos Guardas Municipais da Baixada Cuiabana (SIGUAM) para discutir pautas de interesse da categoria e fortalecer o diálogo entre o Poder Legislativo e os servidores da segurança pública municipal.
Participaram da reunião o presidente do sindicato, Carvalho, além dos guardas municipais Delgado, Haenisch e Cheibel, que apresentaram demandas relacionadas à recomposição salarial, à reestruturação administrativa da secretaria responsável pela Guarda Municipal e a outros temas voltados à valorização dos profissionais.
Durante o encontro, os representantes da categoria tiveram a oportunidade de expor as principais necessidades dos servidores e apresentar sugestões para o fortalecimento da Guarda Municipal. O presidente Wanderley Cerqueira destacou a importância de manter a Câmara aberta ao diálogo com todas as categorias que contribuem para o desenvolvimento do município.
A reunião reforçou o compromisso do Legislativo municipal com a escuta das demandas da população e dos servidores públicos, promovendo um ambiente de respeito institucional e construção conjunta de soluções para os desafios enfrentados pelo município.
Os representantes do SIGUAM agradeceram a receptividade da Câmara Municipal e destacaram a importância do espaço de diálogo proporcionado pela Casa de Leis para a apresentação das reivindicações da categoria.
A Câmara Municipal de Várzea Grande segue à disposição para receber as demandas dos diversos segmentos da sociedade, fortalecendo a participação e o debate democrático em benefício da população varzea-grandense.
-
MATO GROSSO3 dias atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
Poxoréu2 dias atrásPais denunciam alimentação precária e falta de colchões em creche municipal de Poxoréu
-
CUIABÁ6 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão carregado de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
ESPORTES6 dias atrásTV Brasil transmite Flamengo X São Paulo


