CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

Prefeito reafirma gestão participativa ao empossar integrantes do Conselho da Criança e do Adolescente 

Publicados

VÁRZEA GRANDE


Construir políticas públicas com o Executivo Municipal e garantir a proteção e os direitos de crianças e adolescentes de Várzea Grande, esse é o principal objetivo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Seus 40 conselheiros titulares e suplentes para a gestão 2022-2024, foram empossados pelo prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, na tarde dessa quarta-feira, 09 de março. Também prestigiaram a posse da nova composição do Conselho, vereadores e a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira. 

Para reforçar o trabalho realizado pelo Conselho, Kalil Baracat, agradeceu o envolvimento e o papel da assistência social que é importante para o desenvolvimento do Município e lembrou do seu compromisso de fomentar uma gestão participativa.

“Nós vivemos um tempo muito difícil, pela questão da pandemia, agravando algumas situações. A Prefeitura tem trabalhado para dar dignidade às pessoas. Assumi o compromisso de desenvolver uma gestão participativa, portanto agradeço o envolvimento das entidades aqui presente. Investir em crianças e adolescentes é investir no futuro”, destacou o prefeito.

Kalil Baracat lembrou ainda de seu compromisso de implantar um núcleo com todo os conselhos municipais. “Queremos fazer um trabalho para aqueles que mais necessitam. Eu me comprometi a implantar um núcleo para todos os conselhos municipais trabalharem integrados e estamos viabilizando. Se cada um fizer um pouco, vamos minimizar e teremos certamente dias melhores. Meu compromisso é com o bem comum, sou filho dessa terra e quero melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, afirmou Kalil Baracat.

Leia Também:  Várzea Grande apresenta 10 propostas para enfrentar emergência climática

O vereador Ícaro Reveles, representando do Poder Legislativo, chancelou a fala do prefeito ressaltando a importância da gestão participativa. “Destaco aqui a importância da gestão participativa citada pelo prefeito, da participação da sociedade civil na formulação das políticas públicas em questão e também do trabalho em parceria que é executado pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores. Também lembro aqui a importância da participação do empresariado local, bem como das pessoas físicas em destinarem seu importo de renda para programas sociais que beneficiam crianças e adolescentes”.

A secretária de Assistência Social do município, Ana Cristina Vieira, ocorreu sobre o olhar especial que o prefeito Kalil Baracat possui com a assistência social do Município, não medindo esforços para atender as demandas. “O olhar do prefeito é para todas as políticas da assistência. A gente faz aquilo que muitas pessoas não veem, lida com as pessoas. E temos muita responsabilidade com a prevenção e proteção a crianças e adolescentes. Contamos com mais de dezessete projetos e três mil crianças e adolescentes sendo beneficiados. A nossa sociedade pode ficar tranquila, pois hoje temos pessoas responsáveis e comprometidas com as nossas crianças e adolescentes”.

A presidente do CMDCA, Diane Maria de Almeida Mendes, representante da sociedade civil organizada Instituto Luz do Amanhã, ressaltou a satisfação em contar com novos membros e colegas de caminhada na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “É uma enorme satisfação contar com cada um, alguns novos e outros de longa data, mas que sempre fizeram deste conselho um marco de importância na vida das crianças e adolescentes. Nós temos hoje pessoas, tanto da sociedade civil quanto das pessoas que compõem o governo no conselho, que são de altíssima capacidade para dialogar e essa tem sido uma marca importantíssima. O diálogo tem que ser aberto para que a gente possa construir pontes para o nosso futuro, que são as nossas crianças e adolescentes”, assinalou.

Leia Também:  Várzea Grande inaugura Posto Avançado do Corpo de Bombeiros e distribui equipamentos para agricultura familiar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Várzea Grande é um órgão deliberativo, controlador e fiscalizador das ações da política municipal de atendimento à criança e ao adolescente. O CMDCA também assegura a participação popular paritária por meio de organizações representativas. É um órgão autônomo, vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Assistência Social e criado pela Lei Municipal nº 4.095/2015.

Compõem o CMDCA as entidades: Instituto Luz do amanhã, Associação Várzea-grandense Madre Tereza de Calcutá, Associação Beneficente Vida Nova, o Instituto Desportivo da Criança, Associação Nativo, Instituto Semente Brasil, Instituto Futsal sem Drogas, Associação Várzea-grandense Pró-atividades Esportivas, Associação Cáritas, Associação Espírita Eurípedes Barsanulfo, Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso, Centro de Estudo e Assistência à Família, OAB-VG, Rotary Clube de Várzea Grande Portal do Norte, Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção, Abaiuc e ACAMIS.

Do Governo Municipal participam representantes da secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Superintendência de Cultura, Superintendência de Esporte, Assistência Social, Administração, Saúde e Gestão Fazendária.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura realiza chamamento público e fomenta agricultura familiar

Publicados

em

Por

 

Ao optar pela produção local, Executivo garante produtos de qualidade na merenda e incentiva a fixação e gera renda aos produtores no campo

A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta segunda-feira (5), o credenciamento, por meio de chamamento público dos produtores da agricultura familiar, que atenderão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro do Município.

Segundo a coordenadora de inspeção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Kelly Enciso Alves, a ação visa aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, além de garantir a segurança alimentar dentro das escolas.

“É importante garantirmos ações como essas para a economia e renda da agricultura familiar do nosso Município, além disso estamos colaborando para uma alimentação de qualidade, garantindo a segurança alimentar para nossas crianças com produtos genuinamente várzea-grandense”, disse Kelly.

A agente de contratação da Secretaria de Administração, Dalciney Fidelis Nogueira, relata que a ação visa fomentar a economia local. “Nosso Município ganha muito ao incentivar a agricultura familiar, o trabalho do campo, e principalmente, garantindo uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal”, conta.

Leia Também:  Inscrições para o curso de Microempreendedor Individual poderão ser feitas até o dia 2 de fevereiro

O presidente da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, Laudêncio Bispo Evangelista, explicou que a cooperativa é composta por aproximadamente 107 cooperados e tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos à alimentação escolar.

“Produzimos produtos como melão, melancia, abóbora, quiabo e diversas folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas do nosso Município. O PNAE ajuda muito os produtores que estão diariamente trabalhando e colaborando com o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou Laudêncio Bispo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA