VÁRZEA GRANDE
“Dia D” de vacinação contra Influenza em Várzea Grande será neste sábado, dia 20
VÁRZEA GRANDE
Neste sábado, dia 20 de abril, Várzea Grande se mobiliza em uma grande campanha de vacinação contra a influenza, visando alcançar um dos pilares fundamentais da saúde pública: a imunização da população (grupos prioritários). Das 8h às 17 horas, sem intervalo de almoço, as 23 Unidades Básicas de Saúde estarão prontas para receber o público-alvo desta etapa da campanha.
Com uma meta de vacinar pouco mais de 93 mil pessoas, a cidade busca atingir ao menos 90% desse público durante toda a campanha, garantindo uma ampla proteção contra a gripe. Este esforço concentrado no “Dia D” proporciona uma oportunidade valiosa para aqueles que não conseguem se vacinar durante a semana.
A secretária de saúde, Maria das Graças Metelo, destaca a importância desta iniciativa: “Estamos empenhados em assegurar que nossa população esteja protegida contra a influenza, especialmente neste momento desafiador que enfrentamos. A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças e salvar vidas”.
Relva Cristina de Moura Teixeira, superintendente de vigilância em Saúde do município, ressalta a abrangência da campanha: “Estamos disponibilizando a vacina primeiro para grupos prioritários, desde crianças, pessoas com comorbidades, professores até profissionais da área de saúde, mulheres gestantes e lactantes e idosos, garantindo uma proteção ampla e efetiva a quem mais precisa”.
As 23 Unidades Básicas de Saúde, distribuídas estrategicamente por toda a cidade, estarão prontas para receber os seguintes grupos prioritários: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias); Idosos (pessoas acima de 60 anos); Gestantes; Puérperas; Indígenas; Trabalhadores de saúde; Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); População privada de liberdade (18 anos e mais); Funcionários do sistema de privação de liberdade; Pessoas com comorbidades; Professores; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas em situação de rua; Forças de segurança e salvamento; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso; e, Trabalhadores portuários.
A secretária de Saúde ressalta que a campanha também inclui uma ação de atualização do cartão vacinal, visando garantir que todas as pessoas estejam em dia com suas vacinas, fortalecendo assim a proteção individual e coletiva.
“Não deixe de participar deste importante momento de cuidado com a saúde pública. Compareça a uma das unidades de saúde no Dia D de Vacinação Contra Influenza e contribua para a construção de uma comunidade mais saudável e protegida”, convida a gestora.
As 23 Unidades Básicas de Saúde que terão o Dia D de Vacinação contra a Influenza são: ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha), ESF Maria Galdina da Silva (Vila Artur), ESF Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória), ESF Jardim Imperial, ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel), ESF Margarida Pereira Tavares (Manaíra), ESF Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara), ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus), ESF Neuzalina Figueiredo de Freitas (Santa Isabel), ESF Alvaro Ribeiro Rocha (Jd. Eldorado), ESF Laurentino Paulo de Cerqueira (Água Limpa), ESF Nossa Senhora da Guia, ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde), ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande), ESF Miguel Baracat (24 de dezembro), ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima), ESF Cohab Cristo Rei, ESF Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago), ESF Manoel Bernardo de Barros (Unipark), ESF Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei), ESF Binoca Maria da Costa (Manga), ESF Aurília Salles Curvo/Jardim União, ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda).
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
VÁRZEA GRANDE
Prefeita aciona Justiça para obrigar Câmara a votar projetos em sessão extraordinária
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), ingressou com um mandado de segurança para que a Justiça determine ao presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), a convocação de uma sessão extraordinária para votar projetos considerados urgentes pela administração.
Na ação, o Executivo alega que a ausência da sessão impede a apreciação de propostas essenciais para a gestão financeira do município, entre elas um projeto que amplia o limite para abertura de créditos suplementares e outro que autoriza o parcelamento de débitos previdenciários. Segundo a Prefeitura, a situação pode comprometer a execução de recursos destinados à Saúde e a outras áreas da administração.
O município também afirma que 14 dos 23 vereadores assinaram requerimento favorável à convocação da sessão e pede que a Justiça fixe multa diária ao presidente da Câmara em caso de descumprimento de eventual decisão.
Em nota, a Câmara Municipal negou omissão e afirmou que a sessão extraordinária só pode ser convocada após a conclusão da tramitação das matérias nas comissões permanentes. O Legislativo também argumentou que a própria Prefeitura retirou projetos anteriores durante a tramitação e destacou que já aprovou mais de R$ 155,6 milhões em remanejamentos orçamentários solicitados pelo Executivo em 2026.
A Câmara informou ainda que apresentará sua defesa caso a Justiça determine o prosseguimento da ação.
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
TECNOLOGIA6 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
ECONOMIA6 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
SAÚDE7 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT


