CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

Curso de Microempreendedor Individual está sendo realizado em seis polos de Várzea Grande

Publicados

VÁRZEA GRANDE


A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, vem trabalhando no sentido de impulsionar o empreendedorismo no município, e ao mesmo tempo, estimulando aqueles que queiram se empreender, em um mercado de trabalho de sua preferência.  

Em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT/MT está sendo realizado, o curso de ‘Microempreendedor Individual’, que acontece, de forma simultânea, em seis polos, sendo três unidades instaladas na região do bairro Cristo Rei, uma no Santa Maria, uma na região do Jardim Glória e uma no São Mateus. 

O curso faz parte do  Programa Qualifica Mais Progredir, uma iniciativa do Governo Federal e está sendo desenvolvido em todo o Brasil. Em Mato Grosso, o IFMT é a instituição responsável. Esse programa é integrado ao Programa “Qualifica+VG”, da Prefeitura de Várzea Grande, que tem por objetivo disseminar e promover políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda, por meio da capacitação profissional. O público-alvo são pessoas que recebem o Auxílio Brasil (Bolsa Família) ou que estejam cadastrados no CadÚnico, que tenham concluído o ensino fundamental e 18 anos ou mais de idade.

“Essa é uma oportunidade para aqueles que pretendem empreender, ou mesmo aqueles que pretendem mudar de atividade. Este curso teve bastante aceitação, e o mais interessante, a maior procura foi pelas mulheres . O nosso desejo é que todos aproveitem da melhor forma possível os ensinamentos realizados neste período de aprendizado e que possam de falto colocar em prática o desejo de ter o seu próprio empreendimento”, destacou a titular de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.

Leia Também:  Servidores da Saúde de Várzea Grande são capacitados em linguagem de Libras

A secretária lembrou que a atual administração vem, desde o ano passado, fomentando a geração de emprego e renda, e com a parceria de empresas e instituições não governamentais fazendo a seleção de currículos para preenchimentos de vagas em empresas instaladas no município. 

“Não basta ofertar as vagas de emprego, precisamos capacitar as pessoas para que elas possam desempenhar com qualidade as suas funções, e despertar nelas também esse desejo de empreendedorismo, que pode ser colocado em pratica num futuro próximo, ou se tiver condições de desenvolver uma atividade de imediato. E essa é uma das metas do programa Qualifica + VG”.

O diretor do IFMT, João Beraldo, disse que a parceria com a Secretaria de Assistência Social tem ocorrido de forma satisfatória e que o curso de Microempreendedor Individual vai proporcionar uma mudança de vida daqueles que estão inscritos nesta modalidade. “É um curso com ferramentas digitais, além de conceitos simplificados para formalizações de micro empreendimentos, além de informações quanto a legalização de empresas para quem quer se tornar um microempreendedor individual”. 

Ele disse ainda que foram ofertadas para o município de Várzea Grande 500 vagas. “O curso possui carga horária de 160h, na modalidade presencial, tendo duração de 4 meses. As aulas são realizadas todas as terças, quartas e quintas-feiras, no período noturno, nas escolas vinculadas ao Centros de Referência em Assistência Social, os Cras do município”.

Leia Também:  Entrega dos cartões segue até quarta-feira no Cepac

Moradora do bairro Carrapicho – que compõe a região do grande Cristo Rei – Advania Alves da Silva, trabalha com a venda e entrega de lanches, e quando soube do curso de Microempreendedor Individual viu uma oportunidade de melhorar e ampliar o seu negócio. “Eu já tenho várias ideias em mente e esse curso vai me ajudar a resolver essas questões e me dar de forma mais ampla as diretrizes para que eu possa fomentar ainda mais o meu empreendimento. Tenho muita vontade em crescer e como sei que o curso ensina de um tudo, principalmente com relação a finanças, resolvi fazer essa capacitação, e dessa forma aumentar a minha renda”.

Já a moradora do José Carlos Guimarães, Tamara Nascimento Marques disse que pensa em abrir, juntamente com o seu pai, uma barraca de espetinho no bairro onde mora, e que resolveu fazer o curso para ter conhecimento do setor e da forma legal para se empreender nesta atividade. “O meu desejo é trabalhar no setor de alimentação e me inscrevi neste curso para ter a noção necessário de como me empreender e desse modo, formalizar esse trabalho que será realizado em família”, completou.
 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Verifique os pontos abertos da semana de 16 a 21 de maio para vacinação contra covid-19 em Várzea Grande

Publicados

em

Por

Nesta semana, de 16 a 21 de maio, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, disponibilizou pontos para vacinação contra a Covid-19 em crianças, adolescentes, adultos além dos idosos. Ao todo são 11 pontos abertos para vacinar adolescentes e adultos situados em Unidades Básicas de Saúde. O ponto do Várzea Grande Shopping continua aberto. A Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago é o ponto exclusivo desta semana para vacinar crianças de 5 a 11 anos.

Como explica o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a cada semana o ponto de vacinação para crianças muda, conforme o planejamento realizado pelas equipes técnicas, em contemplar todas as regiões da cidade, levando em consideração densidade populacional e fazer chegar a vacina mais próxima das famílias várzea-grandenses, facilitando para os pais e responsáveis pela criança, em fornecer o serviço nas comunidades.

Pontos abertos de vacinação contra a covid-19 para semana de 16 a 21 de maio: ESF do bairro  Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; UBS Cabo Michel;  Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde do bairro Cristo Rei; ESF Manaíra, Centro de Saúde Ouro Verde e Clínica de Atenção Primária à Saúde do bairro Marajoara. 

Leia Também:  Várzea Grande reforça o alerta para importância de completar o ciclo vacinal contra a Covid-19

A Unidade de Saúde exclusiva para vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, é a situada no bairro Parque do Lago, na Clínica de Atenção Primária à Saúde, e funcionará no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O Ponto fixo no Várzea Grande Shopping – ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 70 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.

Conforme dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o Município aplicou, até a data do dia 10 de maio, o total de 483.239 doses da vacina contra a covid-19. Deste total, 225.062 foram aplicações da primeira dose. Segunda dose 178.262, terceira dose 79.051 e quarta dose 864.

O prefeito, Kalil Baracat, ressalta que é importante todos completarem o ciclo vacinal, conforme as recomendações do Plano Nacional de Vacinação, vez que a transmissão da doença continua em grande escala, porém com índices baixos de ocorrências de mortes pela doença. “As ocorrências de mortes diminuíram por causa da vacina, então é importante todos irem aos pontos divulgados para completarem o ciclo vacinal. Só assim todos estarão protegidos e principalmente as crianças. O inverno chegou e também é importante vacinar contra a gripe. Todas as unidades básicas de saúde do nosso município possuem doses disponíveis para idosos acima de 60 anos e os grupos contemplados”, alertou Kalil.

Leia Também:  Várzea Grande pode ganhar primeira Escola Cívico-Militar do município

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA