VÁRZEA GRANDE
Cabos supostamente furtados do DAE são apreendidos durante operação
VÁRZEA GRANDE
Foram cumpridas 14 ordens de buscas em 14 empresas que atuam no ramo de compra e venda de sucatas
Foram recuperados 300 kg de fios de cobre supostamente furtados do Departamento de Água e Esgoto (DAE), por meio da Operação Reverbera, realizada pela Guarda Municipal de Várzea Grande e Delegacia de Roubos e Furtos da Polícia Civil (Derf-VG). A operação deflagrada, nesta quinta-feira (10), teve objetivo de combater o crime de receptação de produtos oriundos de roubos e furtos, principalmente, de cabos de cobre e alumínio.
Em uma das empresas, situada no bairro Mapim, as equipes apreenderam 300 kg de cabos, avaliados em aproximadamente R$ 64 mil, reconhecidos como sendo furtados de diversas estações do Departamento de Água Esgoto (DAE). O proprietário da empresa, onde os cabos foram apreendidos, foi autuado pela prática de receptação qualificada. Em outra empresa, situada no bairro da Manga, as equipes apreenderam aproximadamente 450 kg de cabos de cobre e de alumínio, avaliados em aproximadamente R$ 100 mil.
A operação contou com o apoio das Secretarias Municipais de Várzea Grande: Serviços Públicos, Meio Ambiente e de Fazenda, e da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MT). Foram cumpridas 14 ordens de buscas em 14 empresas que atuam no ramo de compra e venda de sucatas.
O comandante da Guarda Municipal, Juliano Lemos, lembra que a instituição já tem feito a segurança e rondas para evitar crimes, seja no patrimônio público ou privado, inclusive contra sabotagem ou vandalismo no DAE. “No início do ano, sofremos muitos ataques e vandalismo dentro do DAE. Continuamos atentos para que não ocorram mais esses crimes. A Guarda Municipal está à disposição para evitar que o nosso Município seja prejudicado por atos criminosos”, conta Lemos.
Conforme a DERF, o prejuízo causado para a sociedade não é apenas patrimonial. Muitas vezes, os cabos receptados são cabeamentos de telefonia, cabos de energia elétrica e cabos das estações de abastecimento de água.
“Por vezes, em decorrência dos furtos, milhares de usuários ficam sem comunicação telefônica, sem internet, sem energia elétrica e, o pior, sem água. É preciso que a sociedade se conscientize e diga um basta à cultura da receptação”, afirma a delegada Elaine Fernandes, titular da DERF-VG.
VÁRZEA GRANDE
Campanha arrecada doações para velório de professor encontrado morto em Várzea Grande
Familiares e amigos do professor Breno Antônio Humberto de Moraes, de 25 anos, iniciaram uma campanha solidária para custear as despesas com o velório e o sepultamento do jovem, encontrado morto na quinta-feira (8), em uma área de brejo no bairro 13 de Setembro, em Várzea Grande.
A mobilização é organizada pelo Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde Breno concluiu sua formação no início deste ano.
As doações podem ser feitas por Pix, em qualquer valor, pela chave (65) 99350-2711, em nome de Rafaela Aparecida H. de Moraes, irmã do professor e de seu irmão gêmeo, Bruno.
Até a manhã desta sexta-feira (9), o horário e o local do velório e do sepultamento ainda não haviam sido divulgados pela família.
Breno estava desaparecido desde a noite de 26 de setembro, quando saiu de casa na região da Capela do Piçarrão, em Várzea Grande. Após 11 dias de buscas, o corpo foi localizado pela polícia em uma área de difícil acesso.
Um homem de 26 anos, investigado por possível envolvimento no caso, foi preso temporariamente na região do Manso. A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), segue investigando as circunstâncias da morte. A possível motivação passional ainda depende de confirmação oficial.
Como ajudar: as contribuições podem ser enviadas via Pix para (65) 99350-2711, em nome de Rafaela Aparecida H. de Moraes.
-
ESPORTES6 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
ESPORTES6 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES6 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES6 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES6 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina
-
POLÍCIA5 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT
-
ESPORTES6 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã


