VÁRZEA GRANDE
Ação contra a Dengue recolhe 40 toneladas de lixo e entulhos em 4 bairros do Grande Cristo Rei
VÁRZEA GRANDE
O Mutirão de Limpeza contra a Dengue iniciado no dia 26 de fevereiro, pelas equipes de Saúde e Serviços Públicos na Região do Grande Cristo, em Várzea Grande recolheu 40 toneladas de lixo, em 4 bairros, onde as ações foram concluídas e foram visitadas 1.888 casas. A ação está sendo conduzida pelo Centro de Controle de Zoonoses e Subprefeitura do Cristo Rei. O Plano de Contenção para combater a Dengue, Zika e Chikungunya, na cidade de Várzea Grande, iniciou no dia 26 de fevereiro, e concluiu a primeira etapa no dia 13 de Março.
As equipes de apoio, como os Agentes de Combate às Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde mobilizaram a população que colaborou com a limpeza dos quintais, onde os Agentes de Combate às Endemias puderam entrar nas casas intensificando medidas de prevenção, eliminação de criadouros contra o mosquito Aedes aegypti.
Neste trabalho foram mobilizados agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, tanto para o mutirão de coleta de lixo como para a ação de casa-em-casa, no tratamento de reservatórios de água, bem como no tratamento dos locais mais afetados com larvicidas.
As localidades com as ações concluídas foram: Bairro Santos Dumont, Manga e Cristo Rei, e 31 de março. “Das 1.888 casas visitadas nestes bairros,350 haviam focos com criadouros do mosquito Aedes, 420 casas com acompanhamento contínuo no tratamento com larvicidas, e 488 residências com focos eliminados, e também muitas casas 100% limpas sem focos”, disse a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Roseane Figueiredo Félix.
“Os moradores destas localidades colaboraram com a ação colocando em frente às residências os materiais que desejavam descartar. No total foram recolhidas cerca de 40 toneladas de lixo, além de materiais como pneus, garrafas de vidro, garrafas pet, plásticos, latas de tintas, geladeiras, colchões , latas, entre outros recipientes que servem de criadouro do mosquito transmissor da dengue”, disse o responsável técnico da Subprefeitura do Cristo Rei, Aluísio Fernandes de Oliveira, explicando ainda que este tipo de ação é essencial para prevenir e combater a proliferação do mosquito da dengue.
“O trabalho é contínuo, contudo, o problema do descarte incorreto de lixo ainda existe na cidade. Por isso a realização de mutirões de limpeza como este, traz a eliminação de focos em potencial devido à grande quantidade de materiais recolhidos em apenas 4 localidades. Existem ainda muitas casas com muito lixo acumulado nos quintais. Isso não pode mais acontecer, uma vez que existe também o serviço de coleta regular de lixo. Chegando ao absurdo de terem no fundo do quintal sacos de resíduos amontoados, fora os materiais inservíveis”, destacou Aluísio Fernandes.
Nesse trabalho de limpeza, também foram utilizadas três caçambas para transportar os objetos maiores como móveis, eletrodomésticos, bicicletas, colchões, móveis velhos, entre outros, que são descartados em vias públicas de forma irregular e contribuem para a proliferação de doenças ao facilitar os criadouros do mosquito, fora as máquinas pesadas na limpeza de bolsões de lixo.
De acordo ainda com Roseane Felix, um dos principais objetivos dessa ação é a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti e a conscientização da população para que evitem a multiplicação do mosquito em suas residências e lotes vazios e assim, prevenir casos de Dengue, Zika e Chikungunya, com o ato de não acumular lixo no quintal.
A previsão é continuar o trabalho de limpeza em outros bairros, entrando na data de hoje 28 de fevereiro no Bairro Construmat, seguindo consecutivamente aos bairros, Alameda, Jardim Aroeira, Ponte Velha, Vila Sadia, Vista Alegre, Cohab Dom Orlando Chaves, Cohab Dom Bosco, Cristo Rei Centro, Domingos Sávio e loteamento, Av. Governador Fragelli, Vila Vitória, Loteamento Joaquim Curvo, Cohab Aurília Salles Curvo, Residencial Noises Curvo, Residencial Flor do Ipê, Condomínio Santa Bárbara, Carrapicho, Cohab Cristo Rei, Lagoa do Jacaré, Cohab 8 de Março, Jardim União, até o dia 4 de março. A previsão é terminar as ações na Região do Grande Cristo Rei até o dia 13 de março.
“Evitar a dengue só é possível com a participação de todos. Fique de olho em sua casa, em seu trabalho e elimine tudo o que possa acumular água parada para que o mosquito da dengue não se prolifere. Queremos uma cidade livre da Dengue.”, pontuou Aluísio Fernandes.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
VÁRZEA GRANDE
Campanha arrecada doações para velório de professor encontrado morto em Várzea Grande
Familiares e amigos do professor Breno Antônio Humberto de Moraes, de 25 anos, iniciaram uma campanha solidária para custear as despesas com o velório e o sepultamento do jovem, encontrado morto na quinta-feira (8), em uma área de brejo no bairro 13 de Setembro, em Várzea Grande.
A mobilização é organizada pelo Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde Breno concluiu sua formação no início deste ano.
As doações podem ser feitas por Pix, em qualquer valor, pela chave (65) 99350-2711, em nome de Rafaela Aparecida H. de Moraes, irmã do professor e de seu irmão gêmeo, Bruno.
Até a manhã desta sexta-feira (9), o horário e o local do velório e do sepultamento ainda não haviam sido divulgados pela família.
Breno estava desaparecido desde a noite de 26 de setembro, quando saiu de casa na região da Capela do Piçarrão, em Várzea Grande. Após 11 dias de buscas, o corpo foi localizado pela polícia em uma área de difícil acesso.
Um homem de 26 anos, investigado por possível envolvimento no caso, foi preso temporariamente na região do Manso. A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), segue investigando as circunstâncias da morte. A possível motivação passional ainda depende de confirmação oficial.
Como ajudar: as contribuições podem ser enviadas via Pix para (65) 99350-2711, em nome de Rafaela Aparecida H. de Moraes.
-
ESPORTES6 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
ESPORTES6 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES6 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES6 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES6 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina
-
POLÍCIA5 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT
-
ESPORTES6 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã


