TECNOLOGIA
Twitter fora do ar? Rede social tem instabilidade neste sábado
TECNOLOGIA


Usuários reclamam de instabilidade no Twitter neste sábado (28). Na plataforma Downdetector, que registra as queixas dos internautas, as reclamações começaram a subir por volta das 19 horas (horário de Brasília).
Alguns usuários reclamam de instabilidade, enquanto outros afirmam que o Twitter está completamente fora do ar em seus dispositivos.
A reportagem entrou em contato com o Twitter, que não respondeu até o momento desta publicação.


TECNOLOGIA
WhatsApp será usado por Defesa Civil para enviar alertas de desastres


O governo federal vai recorrer à tecnologia para tentar proteger vidas durante desastres. Em uma parceria anunciada nesta quarta-feira (29), o Ministério do Desenvolvimento Regional se juntou ao WhatsApp e à empresa de atendimento Robbu para criar um sistema de alertas de desastres por meio do mensageiro. A iniciativa estará disponível em todo o Brasil.
Daniel Ferreira, ministro do Desenvolvimento Regional, assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto. A ferramenta deve estar disponível em no máximo 60 dias.
O cidadão precisará se cadastrar usando um número, link ou código. As demais etapas serão guiadas por um chatbot. Depois, o usuário poderá compartilhar sua localização ou fornecer outra de seu interesse.
Assim, ele receberá alertas para aquela região, dicas para se proteger e como sair do local caso haja um desastre. Até mesmo avisos de outros estados poderão ser enviados.
As informações serão fornecidas por municípios e estados, que ficam responsáveis por avaliar e transmitir os alertas de risco. A ideia é que situações como deslizamentos de terra, alagamentos e chuvas de granizo sejam avisadas aos moradores.
Defesa Civil usa SMS, Google e Telegram
O WhatsApp é um dos apps mais utilizados e presentes nos smartphones dos brasileiros. Faz todo o sentido recorrer a ele para alertas.
Atualmente, a Defesa Civil envia este tipo de mensagem por outros meios. O órgão conta com a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), que se conecta a vários canais.
Um deles é o SMS, presente há décadas nos celulares. Para se cadastrar, é preciso enviar uma mensagem com o CEP da sua residência (ou do local de seu interesse) para o número 40199.
O governo também conta com um bot no Telegram para enviar os alertas. Basta compartilhar a localização para receber a situação atual e se cadastrar para anúncios futuros.
A parceria mais recente foi firmada com o Google, no começo de junho de 2022. Com ela, buscas com palavras-chave relacionadas a desastres retornam alertas da Defesa Civil. O Google Maps também passou a apresentar essas informações ao navegar por uma região afetada.
Até mesmo as TVs por assinatura estão ligadas ao Idap. Desde 2019, elas podem transmitir alertas através de uma mensagem pop-up na tela.
Fonte: IG TECNOLOGIA
-
CARROS E MOTOS6 dias atrás
Chevrolet solta primeiro vídeo teaser da nova geração da picape S10
-
CARROS E MOTOS6 dias atrás
Fiat lança Scudo com versão elétrica baseado e nos modelos da PSA
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Agricultores iniciam colheita de pluma de algodão em Mato Grosso
-
CARROS E MOTOS6 dias atrás
VW fala sobre eletrificação no Brasil e do renovado sedã Jetta GLi
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Indea capacita servidores para padronizar atendimento e fiscalizações em MT
-
CUIABÁ6 dias atrás
Servidores participam do 1º Workshop sobre a importância de Preservação de Áreas Públicas de Cuiabá
-
CUIABÁ6 dias atrás
Requalificação da rede de drenagem da Palmiro Paes de Barros avança e trânsito no local é modificado provisoriamente
-
TECNOLOGIA6 dias atrás
iPhone é encontrado funcionando após ficar 10 meses submerso em rio