CUIABÁ

TECNOLOGIA

Starlink quer testar internet por satélite em comunidade de São Paulo

Publicados

TECNOLOGIA


source
Fábio Faria e Elon Musk
Reprodução/Twitter

Fábio Faria e Elon Musk

A Starlink, braço de internet via satélite da SpaceX, do bilionário Elon Musk, protocolou na tarde de segunda-feira (22) um pedido para realizar uma demonstração de equipamentos em parceria com a ONG internacional Luta Pela Paz. O teste pretende conectar 40 alunos de um centro estudantil da comunidade de Savoyzinho, em São Paulo (SP), à rede de baixa latência e alta velocidade.

Starlink dará kit com antena a ONG do Brasil

A Starlink quer realizar seu primeiro teste de conectividade no Brasil em uma comunidade de baixa renda. Em documento enviado à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a companhia de Elon Musk dá alguns detalhes sobre o teste para fornecer rede aos 40 estudantes do centro comunitário de Savoyzinho, no bairro Parque Savoy, zona leste de São Paulo.

A Starlink diz que, além de focar na conexão com os satélites da companhia, o teste será usado para observar o funcionamento de equipamentos de terminal, como a antena e o roteador Wi-Fi — que inclusive foi recentemente homologado pela Anatel.

Leia Também:  WhatsApp facilita acesso a chamadas de vídeo coletivas via chats de grupo

Leia Também

A ONG Luta Pela Paz receberá uma caixa com uma antena e seu suporte, conectada por cabos a um roteador Wi-Fi e a uma fonte de energia.

Teste terá conexão em tempo real de antena da Starlink

A empresa conta como o teste funciona: usuários devem conectar a fonte de alimentação à antena da Starlink. Assim, ela imediatamente procura o sinal dos satélites que oferecem a cobertura de internet no local. Ao encontrar o sinal da constelação de equipamentos em órbita — o que deve durar cerca de 15 minutos —, a antena imediatamente se inclina e fixa em uma posição.

Para maximizar a potência do sinal, a companhia avisa que é melhor não ter nenhum objeto que interfira na conexão entre a antena e os satélites. Ou seja, é melhor esperar um clima favorável para fazer a demonstração.

Elon Musk encontrou ministro das Comunicações

O teste de rede da Starlink chega em um momento em que a empresa se aproxima do governo federal. Elon Musk, fundador da SpaceX, chegou a se reunir com o ministro das Comunicações , Fábio Faria, na semana passada. Segundo Faria, a reunião serviu para discutir o uso da internet via satélite em escolas de regiões rurais do Brasil e o uso da rede para monitorar o desmatamento. O ministro também se encontrou com o presidente da empresa de viagens espaciais, Gwynne Shotwell.

O presidente Jair Bolsonaro também teria cortejado Elon Musk. Segundo a revista Veja, Bolsonaro teria oferecido ao fundador da Tesla uma fatia do setor de semicondutores, pedindo que fosse construída uma fábrica de chips no Brasil. Musk teria recusado a oferta a princípio, dizendo que só investe em “tecnologias que ainda não existem”, mas não chegou a descartar a ideia.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TECNOLOGIA

Como sincronizar o Google Drive com pastas do seu computador

Publicados

em

Por


source
Veja como sincronizar suas pastas na nuvem
Unsplash/Bench Accounting

Veja como sincronizar suas pastas na nuvem

É possível sincronizar o Google Drive com as pastas do seu computador e mantê-las salvas na nuvem automaticamente. Para isso, é preciso instalar o programa de backup e sincronização, compatível com Windows e também com macOS, e fazer login na sua conta diretamente pelo aplicativo. Veja, a seguir, o passo a passo de como sincronizar o Google Drive com as pastas do seu PC.

Tempo necessário: 10 minutos.

Como sincronizar o Google Drive no PC

Para sincronizar as pastas do seu computador no Google Drive, é preciso instalar o cliente do serviço da Google em seu dispositivo, compatível com Windows e macOS. Antes de prosseguir, entretanto, verifique se você tem espaço suficiente de armazenamento no Google Drive para salvar suas pastas no Drive do Google.

  • 1. Faça o download do aplicativo do Google Drive

O primeiro passo para sincronizar suas pastas com o Google Drive é fazendo o download do aplicativo dedicado a isso. Acesse o site e clique em “Fazer o download do Drive para Computador”;

  • 2. Instale o app

Leia Também:  Nugget no formato de Among Us é vendido por meio milhão de reais

Assim que baixado, execute o instalador e faça a instalação do app no seu sistema operacional. O processo pode levar alguns minutos para ser finalizado;

  • 3. Faça login

Na sequência, abra o aplicativo do Google Drive. Será preciso que você faça login com sua conta Google;

  • 4. Acesse o app

    Leia Também

    Leia Também

Assim que logado, o ícone do Google Drive estará na bandeja do seu computador. Clique no app, acesse o ícone de engrenagem e vá até “Preferencias” para configurar a sincronização.

  • 5. Selecione as pastas

Selecione a guia “Meu laptop” e clique em “Adicionar pasta”. Na sequência, escolha quais pastas serão enviadas para o Google Drive e confirme em “Selecionar pasta”. O programa irá pedir uma nova confirmação. Clique em “Salvar”;

  • 6. Confirme a sincronização

Para confirmar se a sincronização foi finalizada, acesse a bandeja do seu computador e abra o aplicativo do Google Drive. Caso a sincronização esteja pausada, vá até o ícone de engrenagem e selecione “Retomar sincronização”.

E pronto, agora você já sabe como sincronizar o Google Drive com seu PC. Esse processo também é válido para quem já possui o Google Drive instalado no computador. Para isso, basta seguir o tutorial a partir do passo 4.

Leia Também:  Facebook: falha em alguns idiomas fomenta discurso de ódio

A ferramenta de sincronização do Google permite que você sincronize apenas algumas pastas de seu computador com a nuvem se quiser. Isso evita ter que baixar todos os arquivos que você já tem na nuvem para o seu computador, se a máquina não tiver espaço suficiente no disco rígido (HD) físico. Se você possui um Mac, veja, a seguir, como sincronizar no seu dispositivo.

Como sincronizar o Google Drive no Mac

O processo é bastante semelhante ao ensinado no passo a passo acima. Porém, pode ser que encontre algumas diferenças de nomenclaturas e de processos, já que se trata de outro sistema operacional.

  • 1. Abra o aplicativo

Assim como no Windows, abra o aplicativo do Google Drive, faça login com sua conta e na aba “Meu MacBook” clique em “Adicionar pasta”;

  • 2. Selecione as pastas

Na sequência, selecione a pasta no qual deseja enviar para a nuvem;

  • 3. Confirme a sincronização

Por fim, deixe a opção “Sincronizar com o Google Drive” ativada e clique em “Concluído”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA