POLITÍCA NACIONAL
Comissão aprova acesso gratuito para pessoas com deficiência em eventos
POLITÍCA NACIONAL
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que assegura o ingresso gratuito de pessoas com deficiência e seus acompanhantes em locais como casas de show, cinemas, teatros e estádios.
O não cumprimento da gratuidade submeterá os responsáveis pelo evento a sanções previstas na legislação, como multa. Atualmente, as pessoas com deficiência e seus acompanhantes têm direito apenas à meia-entrada.
Pelo projeto aprovado, a gratuidade seguirá as seguintes regras:
- os ingressos serão limitados a 10% da capacidade total do local do evento;
- os bilhetes terão uma identificação clara;
- as pessoas com deficiência deverão comprovar a condição por meio de laudo médico ou outro documento legalmente aceito.
Inclusão cultural
Por recomendação do relator, deputado Bruno Farias (Avante-MG), foi aprovado um novo texto (substitutivo) elaborado por ele, englobando o PL 2172/23, do deputado Duarte Jr. (PSB-MA), e dois apensados (PLs 3366/23 e 2718/24).
“A concessão de descontos em eventos culturais é instrumento que tem por objetivo favorecer a consolidação dos direitos culturais dos brasileiros, sendo, portanto, parte de uma política de inclusão cultural vigente no país”, disse.
Próximos passos
O projeto ainda vai ser analisado, de forma conclusiva, nas comissões de Cultura, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rachel Librelon
Fonte: Câmara dos Deputados
POLITÍCA NACIONAL
Pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes aponta dificuldades na candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência
O ex-governador de Mato Grosso e pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou nesta quinta-feira (23) que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República enfrenta um cenário de instabilidade e incertezas para as eleições de 2026. Segundo Mendes, os rumores sobre uma possível desistência e disputas internas têm afetado a imagem do projeto político da direita.
Em entrevista à imprensa, Mendes afirmou que há “muitos ruídos” nos bastidores envolvendo o nome de Flávio Bolsonaro, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para representar o grupo político na corrida presidencial. “O cenário hoje ainda está muito indefinido. Existem muitos rumores de eventual desistência, muito fogo amigo e fogo inimigo”, declarou.
Apesar de avaliar negativamente a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Mauro Mendes disse que a direita ainda enfrenta dificuldade para consolidar uma liderança nacional. Para ele, a falta de um nome forte aumenta a incerteza sobre a disputa de 2026. “Existe um vácuo de grandes lideranças. O Flávio está tentando se firmar, mas essa névoa de expectativa não é positiva”, afirmou.
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMax Russi oficializa apoio do Podemos a Pivetta após consenso entre lideranças do partido
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington Fagundes e Janaina Riva oficializam aliança para disputa ao Governo e Senado
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Mendes admite desgaste com Max Russi, mas mantém diálogo aberto
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVereadora Michelly Alencar rebate Nininho e defende atuação de mulheres na política
-
CUIABÁ6 dias atrásCuiabá terá Dia D de Multivacinação em agosto com atendimento nas 72 unidades de saúde
-
POLÍTICA MT6 dias atrásNininho diz que faltou mulher preparada para compor chapa
-
MATO GROSSO5 dias atrásPF faz buscas na casa de Mauro Mendes durante operação que apura desvio de R$ 308 milhões
-
CUIABÁ3 dias atrásPBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival


