POLÍTICA MT
Secretaria de Saúde apresenta dados epidemiológicos sobre câncer em MT
POLÍTICA MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) apresentou o relatório das informações epidemiológicas sobre o câncer em Mato Grosso, durante a 3ª reunião de trabalhos da Câmara Setorial Temática (CST) de Assistência aos Pacientes Oncológicos. Os dados foram levantados durante o processo de atualização do Plano Estadual de Atenção e Cuidado a Pessoas com Câncer em Mato Grosso, que deverá ser concluído ainda este ano, e tem por objetivo indicar estratégias de implementação dos cuidados aos pacientes. Atualmente, as neoplasias são a quarta principal causa de mortalidade na população do estado.
A atualização do Plano é executada por uma comissão designada pela SES com o objetivo de apurar o perfil dos pacientes e da doença por região no estado e assim direcionar recursos e políticas para atender a população. De acordo com a coordenadora de atenção às condições de saúde da SES, Ana Carolina Landgraf, o Plano vai conter as informações por região de saúde das necessidades de ações e serviços em cada região.
“O Plano vai apontar os caminhos para direcionar as decisões mais acertadas com técnica, com conhecimento científico, atrelando as necessidades dos usuários, unindo as informações coletadas junto à população ao conhecimento para indicar as políticas, ações e serviços que precisam ser realizados”, explicou Ana Carolina.
A presidente da CST, Janaína Santana, que também é presidente da Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Mato Grosso (APOC), afirma que os dados apresentados são importantes para apontar onde as contratualizações precisam ser realizadas. “Desde o ano passado, estamos trabalhamos para que as contratualizações sejam feitas, porque não adianta termos dados, se não temos a estadiamento da doença disponível, que são os exames, as consultas e, um dos maiores problemas que tínhamos, que são as biopsias”, afirmou Janaína Santana.
De acordo com a presidente da CST, depois da intervenção do governo estadual na saúde pública de Cuiabá, foi criada uma central de biopsia no Hospital São Benedito, na capital. “Sem biópsia não é possível entrar no sistema para fazer o tratamento. Quando colocamos essa pauta em discussão, conseguimos chamar a atenção para o paciente oncológico e desde o início da CST estamos avançando nessa atenção e políticas para os pacientes”.
Ozair Júnior, de Juína (município a 734 km da capital), tem neoplasia na coluna e participou da reunião, relatando a dificuldade para conseguir o atendimento adequado. “A maior dificuldade do paciente é com relação à morosidade. E tudo que um paciente oncológico precisa é justamente de dinamismo, ele não pode perder tempo”, desabafou.
A secretária da CST de Assistência aos Pacientes Oncológicos, Elizeth Araújo, destacou a importância de revisar e simplificar os protocolos existentes para facilitar e melhorar a qualidade dos trabalhos na área da saúde.
A próxima reunião ficou agendada para o dia 10 de julho e deverá apresentar os dados com relação à demanda reprimida na saúde do estado e dos municípios.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Medeiros pede bloqueio de valores pagos por Vorcaro à esposa de ministro Alexandre de Moraes
O deputado federal José Medeiros (PL) protocolou uma representação junto a órgãos de controle pedindo o bloqueio de valores, ativos e bens pagos por Daniel Vorcaro a Viviane Barcy, esposa do ministro Alexandre de Moraes. Medeiros justifica que há fortes indícios de um esquema financeiro de grandes proporções, com risco de prejuízo bilionário aos cofres públicos, e pede investigação.
O documento foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), ao Tribunal de Contas da União (TCU), ao Banco Central, à Polícia Federal, à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), solicitando a adoção de medidas cautelares, incluindo o bloqueio de ativos e bens, além da instauração de notícias-crime.
Na representação, o parlamentar afirma que há suspeitas envolvendo movimentações financeiras consideradas atípicas entre o empresário Daniel Vorcaro e Viviane Barcy, com possível uso de estruturas complexas para ocultação de recursos e dificultar a rastreabilidade das operações. Viviane Barcy recebeu R$ 80 milhões de um contrato de R$ 129 milhões com o Banco Master, alvo de investigação por fraudes no sistema financeiro.
No pedido, Medeiros solicita que o Banco Central atue de forma imediata para rastrear movimentações, identificar contas vinculadas e monitorar transferências, inclusive internacionais, além de adotar medidas para evitar a dispersão dos recursos.
O parlamentar também pede investigação ampla sobre eventual participação de agentes públicos, destacando a necessidade de apuração por parte da PGR, inclusive em casos que envolvam autoridades com foro privilegiado.
“Diante da gravidade desses fatos, do risco de um prejuízo enorme e da possibilidade de sumirem com o patrimônio, é preciso uma atuação firme e imediata dos órgãos de controle. É necessário bloquear os valores, preservar os bens e investigar tudo a fundo, inclusive para apurar a responsabilidade de possíveis autoridades envolvidas”, afirmou.
A representação também ressalta que a demora na adoção de medidas pode comprometer a recuperação de valores e prejudicar as investigações, aumentando o risco de prejuízo ao erário.
Entre os pedidos estão o bloqueio imediato dos valores envolvidos, a indisponibilidade de bens, a abertura de investigações pela Polícia Federal e a realização de auditorias pelo TCU, além do compartilhamento de informações entre os órgãos.
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis inova com dia de lanche especial na merenda escolar
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásMaurício Mattar faz harmonização facial e comemora resultado natural: ‘Natural’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
Rondonópolis4 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásThiago Martins lança último volume do Quintal do TG com clipe inédito: ‘Ao vivo’
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásAnitta lança ‘Choka Choka’ de Shakira e divulga lyric video: ‘Tô muito choka choka’
-
CULTURA4 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web


